terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sinos e Paranhana ganham nova Rota Turística





Com a proposta de alavancar o potencial turístico dos Vales do Sinos e Paranhana, foi constituída na noite de terça-feira, 2, em reunião no auditório da Smed de Sapiranga, a Rota do Sapato.

A nova associação
também tem o objetivo de divulgar o calendário de eventos dos municípios e as atrações turísticas da região. Na oportunidade foi aprovado o estatuto da Rota do Sapato e eleita a primeira diretoria, que terá como presidente no primeiro ano, o prefeito de Sapiranga Nelson S
polaor.

A
secretária estadual de Turismo Abigail Pereira esteve presente no evento. Oito cidades confirmaram participação na rota, sendo que outras dez foram convidadas a integrá-la.

"A indústria do turismo é a que mais cresce,
gerando emprego e renda. Temos que entrar nessa esteira do desenvolvimento", comenta Spolaor. Para fazer parte da rota é necessário que os municípios obtenham autorização das Câmaras de Vereadores, uma vez que, a associação é uma personalidade jurídica.

A gestão da rota será do Instituto Prover, que fará a elaboração de projetos e captação de recursos. "A ideia é captar recursos ju
nto ao governo estadual, federal, iniciativa privada e agências internacionais ligadas ao turismo", afirma a presidente do Instituto Prover, Maria Clara Gruske. Segundo o gestor do instituto, Vilson da Silva, o Prover é uma entidade sem fins lucrativos e foi criado especificamente para desenvolver o turismo.

A associação também terá um Conselho Deliberativo constituído pelos municípios participantes, com direito a voto. Partici
param do ato de fundação da Rota do Sapato, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual da Habitação Deoclécio Grippa, presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Valdir da Luz, presidente da Acisa Luiz Paulo Grings, primeira-dama de Sapiranga Ederlei Andreatta, diretor de Comunidade do Grupo Sinos Miguel Schmitz e o presidente do Sindicato de Gastronomia e Hotelaria (Sindigastrhô), César Silva.

Diretoria da Rota do Sapato
Presidente: Nelson Spolaor (Sapiranga) Vice-presidente: Jacson Müller (Igrejinha) Tesoureiro: Antônio Elson de Souza (N
ova Hartz) Secretária: Gilda Kirsch (Parobé).

O que disseram:

"Considero ousada a criação de uma nova rota. Vocês vão conseguir juntar duas microrregiões da Região Metropolitana: Vale do Sinos e Paranhana" - secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira. "A indústria do turismo é a que mais cresce, gerando emprego e renda. Temos que entrar nessa esteira de desenvolvimento" - prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor.
"É uma forma de diversificar
a economia, principalmente na gestão do turismo e fortalecer a nossa região" - prefeito de Igrejinha, Jacson Müller.

"Estamos com um gigante adormecido. Que venha a rota para ser um
propulsor do desenvolvimento econômico e social" - prefeito de Nova Hartz, Antônio Elson de Souza.

"Temos que mostrar a diversificaçãoi dos municípios através do potenc
ial do calçado" - vice-prefeito de Araricá, Sérgio Machado.

"Vai fortalecer em muito os nossos empresários. Vamos fazer com que a
rota seja forte, pois temos muito potencial no calçado e na gastronomia" - vice-prefeita de Parobé, Nelsi Lázaro "Está sendo plantada uma grande semente.





Diria até que a semente está
pronta para render frutos. Nossa região tem vocação no calçado e belezas naturais exuberantes".

- presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga,
Valdir da Luz. "A ideia é captar recursos junto ao governo estadual, federal, iniciativa privada e agências internacionais ligadas ao turismo", afirma a presidente do Instituto Prover, Maria Clara Gruske.

Municípios da Rota do Sapato
Vale do Sinos - Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Lindolfo Collor, Sapucaia do Sul, Ivoti, Morro Reuter, Nova Hartz, Sapiranga, Estância Velha. Vale do Paranhana - Igrejinha, Taquara, Três Corôas, Parobé, Riozinho, Rolante.

Nenhum comentário: