terça-feira, 16 de agosto de 2011

Educação financeira nas salas de aula de Parobé



A partir deste semestre, alunos da rede municipal de Parobé começarão a aprender noções de educação financeira. A iniciativa faz parte de parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Rotary Club, objetivando transformar Parobé em referência na área de ensino até 2017.

A empresa de calçados Bibi, que tem sede no município, patrocinou a impressão de duas mil cartilhas com conteúdos para serem trabalhados com os estudantes. Conforme a titular da Smed, Máris Assis, o projeto piloto será com alunos de 7ª série a partir de uma metodologia definida em conjunto com os professores.


A apresentação do material foi feita pelo diretor presidente da Bibi, Marli Kohlrausch, durante reunião com gestores escolares e presidentes de círculos de pais e mestres (CPMs), no último dia 11. O empresário destacou a importância de inserir a educação financeira no dia a dia das famílias brasileiras, citando dados segundo os quais 61% delas se encontram altamente endividadas. “E a pessoa com dívidas não consegue estudar e nem trabalhar direito, pode entrar em depressão e dificilmente se sente feliz”, pontuou, citando que sua empresa vem trabalhando com a mesma cartilha junto aos funcionários, colhendo excelentes resultados.


Além de salientar a importância do planejamento e da disciplina financeira, o material a ser utilizado em sala de aula apresenta tabelas para cálculos de orçamentos e até mesmo sugestões de listas de compras em supermercados com foco na racionalização de gastos.


A secretária de Educação anunciou que a intenção é estender o projeto para todos os alunos da rede municipal a partir de 2012. Máris Assis também preconizou o trabalho que vem sendo feito pela Administração Municipal no sentido de preparar os gestores escolares para que os recursos financeiros disponíveis sejam aplicados dentro de princípios de economicidade, otimização e transparência.


“É muito importante preparar os nossos estudantes para que saibam o que fazer com o dinheiro desde o momento em que receberem o primeiro salário”, acrescentou.

Nenhum comentário: