O presidente do Lions Clube de Parobé, João Jardim, sua esposa Elaine e a secretária da organização de serviços, Rosane Enderle, participaram, no último dia 23, da instalação da Frente Parlamentar de Estímulo à Doação de Órgãos, em ato ocorrido na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. A iniciativa é uma proposta do deputado Adilson Troca e tem como objetivo aumentar o número de transplantes no Rio Grande do Sul.
O parlamentar proponente destacou na oportunidade que a doação de órgãos está estruturada nos pilares do financiamento, legislação, organização e educação da sociedade, onde a campanha deverá focar esforços. “Sabemos que nenhuma lei tem mais força do que o diálogo com a família em casa, por isso apostamos na conscientização e é por ela que iremos trabalhar. Quem espera em uma longa fila por transplante, tem que ter direito à vida, por isso precisa poder receber um órgão”, preconizou.
Segundo dados divulgados, em 2006, o Rio Grande do Sul era líder nacional em doações, com 13,6 doadores por milhão de habitantes, enquanto a média nacional era de apenas seis doadores pelo mesmo contingente.
Em 2010, o Estado caiu para a sexta colocação nas doações efetivamente realizadas, com 12,2 doadores por milhão de habitantes.
O presidente do Lions Parobé anunciou apoio à iniciativa do parlamento estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário