Alunos de escolas municipais e autoridades prestigiaram a chegada do fogo simbólico a Parobé, na tarde desta segunda-feira.
A chama, trazida pela Polícia Rodoviária Estadual, foi recepcionada pela prefeita Gilda Kirsch, que a conduziu até a pira instalada na Rua Coberta da praça 1º de Maio, onde um integrante da Brigada Militar fez o acendimento.
Além da chefe do Executivo, prestigiaram a ocasião a vice-prefeita Nelsi Lázaro; o presidente da Câmara de Vereadores, Altair Machado (Ika), e outros membros do Executivo e Legislativo municipais, juntamente com professores e diretores de escolas.
A Banda Municipal abrilhantou o ato, interpretando o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Riograndense. Também houve apresentações musicais e de danças por parte das escolas Noemy Fay dos Santos, Maria Francisca da Silva e Artuíno Arsand, bem como uma rápida leitura sobre a história do Brasil por alunas da Leopoldo Willers.
Ao se pronunciar, o vice-presidente da Liga da Defesa Nacional, Álvaro Raul da Cruz Ferreira, explicou que o fogo simbólico foi aceso neste ano em Glorinha, na sede da LBV (Legião da Boa Vontade), que será o tema estadual da Semana da Pátria de 2011. Já a temática nacional abordará a figura do Pe. Landell de Moura, considerado o pai brasileiro do rádio.
A secretária municipal da Educação, Máris de Assis, lembrou que o momento estava coincidindo com o início da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Também se pronunciaram o presidente da Câmara de Vereadores e a prefeita Gilda Kirsch, ambos enaltecendo a importância de estimular o cultivo do civismo entre as novas gerações.
Até 1º de setembro, o fogo simbólico permanecerá guardado no quartel da Brigada Militar. Na data, haverá a abertura oficial da Semana da Pátria em Parobé, com um evento às 8 horas, novamente na Rua Coberta. Durante os demais dias, ocorrerão diversas atividades nas escolas, culminando com a parada cívica, dia 7, a partir das 13h30min, na rua João Mosmann. As entidades municipais interessados em participar do desfile devem fazer contato com a Secretaria Municipal da Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário