Em atividade desde abril de 2009, o Procon de Parobé vem prestando uma média de 120 atendimentos por mês. Desses, 70% se referem a telefonia móvel ou fixa, incluindo também as insatisfações relacionadas a serviços de internet. Outros 18% dizem respeito a compras efetuadas no comércio local, principalmente defeitos em equipamentos, e 10% são atinentes a problemas com bancos ou financeiras.
Os dados foram informados pelo coordenador municipal do órgão, Tito Lívio Jaeger Filho (Titinho), acrescentando que 2% das reclamações possuem causas diversas, como os tradicionais negócios entre vizinhos, que não se enquadram nas atribuições do Procon por não configurarem uma relação de consumo.
Desde o início do ano até agora, já foram prestados cerca de 900 atendimentos pela estrutura, cujo aparelhamento se destaca em nível de Rio Grande do Sul, seja pelos equipamentos e instalações, seja pela qualificação do pessoal.
A instalação do Procon em Parobé se deu a partir de uma verba conseguida pela prefeita Gilda Kirsch junto ao Ministério Público Federal. Além da boa estrutura física, servidores de carreira do município foram especialmente treinados no Procon estadual e participaram de cursos para o atendimento ao público e encaminhamento dos casos.
Tito Jaeger Filho (Titinho) destaca o alto índice de resolutividade, que, segundo a ele, chega a 90% das questões. “Quando se trata de problema relacionado a um estabelecimento comercial, a grande maioria é resolvida por telefone”, preconiza.
Mesmo enfatizando a credibilidade do Procon, o diretor chama a atenção para alguns cuidados que o consumidor deve ter na hora de fechar uma compra a fim de evitar transtornos e incomodações. Segundo expõe, é sempre recomendável exigir uma demonstração do produto ainda dentro da loja, pois não é obrigação do estabelecimento fazer a troca, caso o equipamento apresente defeito na residência do cliente.
Da mesma forma, alerta, convém estar atento a promessas mirabolantes que costumam ser feitas para impressionar o consumidor. “Depois não adianta reclamar: o que vale mesmo é o que está escrito no contrato ou no manual do produto”, explica.
O Procon de Parobé atende de segunda a sexta das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Também pode ser contatado pelos fones 3953-1084 e 3953-1085.
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