Após ser destaque entre os municípios que mais investem em educação no Vale do Paranhana, Parobé deve inaugurar em maio uma nova instituição de ensino infantil no centro da cidade, que será referência para toda a região, não somente pelos seus 600 m², mas também pela metodologia. Este educandário terá como exemplo as metodologias italianas de ensino, com envolvimento mais próximo de alunos, professores e familiares, seguindo um processo pedagógico que tem como centro o desenvolvimento intelectual, emocional, social e moral das crianças. "Essa é uma maneira de oportunizamos o protagonismo infantil e suas múltiplas linguagens, saindo da classe e mostrando as potencialidades de cada criança, através de ateliers de pintura, produção científica, exploração de elementos da natureza", comenta a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação Carla Silveira.
Para isso, os ambientes serão diferenciados, buscando estimular a construção de diversas perspectivas e pontos de vista, despertando nas crianças uma pluralidade de experiências sensoriais. A estética e arquitetura das escolas são pensadas como elementos de qualidade do conhecimento, a partir de uma estrutura que permite a conexão das crianças entre si, com a equipe pedagógica e com a área externa.
A nova metodologia trabalha ainda a inserção das crianças cotidianamente em situações de pesquisa e debate favorecendo o questionamento sobre si próprias e sobre os outros, tornando-as mais participativas e, futuramente, cidadãos mais críticos e cientes da importância de seu papel em uma sociedade mais justa e igualitária. Em todo o processo de ensino e aprendizagem, as crianças têm suas habilidades reconhecidas e seu desenvolvimento conduzido a partir de suas próprias relações com os demais e com o mundo.
E para trazer esse novo molde de aprendizagem, as técnicas Carla Silveira e Andreia Reis farão uma imersão no norte da Itália, para conhecer e visualizar na prática as experiências com essa metodologia na cidade de Reggio Emilia. O município vai investir na capacitação das profissionais, todas as demais despesas serão custeadas pelas próprias educadoras.
Após a capacitação, elas estarão aptas a repassar aos demais profissionais da educação (aproximadamente 350), seus conhecimentos para que essa metodologia seja implementada nas demais instituições da rede de ensino infantil, reorganizando as propostas das escolas de educação infantil de Parobé. A estimativa é de que até dezembro serão 80 horas de capacitação aos profissionais.
"Estamos trabalhando para que nossa educação seja destaque, queremos oportunizar uma infância plena e feliz, pois hoje a maior parte do tempo elas passam na escola. E estamos colhendo bons frutos com este trabalho. Agora surge esta ideia e projeto inovador para a região. Mais uma vez seremos pioneiros e referência educacional no Vale do Paranhana", comenta o prefeito Moacir Jagucheski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário