Foram promovidos nesta terça-feira (6), no Plenário da Câmara de Vereadores, o Fórum de Entidades e a Audiência Pública do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). Durante o encontro, foram indicadas as representantes da parte governamental e da sociedade civil que integrarão o conselho. A posse dos membros será no dia 20 de março, às 19h30, no gabinete do vice-prefeito.
Militante nas causas dos direitos da mulher, a vereadora, Mônica Faccio, explanou sobre os conselhos de direito e sua função social.
— Os conselhos de direito primam pela questão da sustentabilidade, em relação à questão da mulher é o que é insustentável na relação de gênero como maus tratos, machismo, desigualdade. A nossa necessidade atual é a questão da equidade. Temos que elaborar ações que pautem que todos tem acesso aos bens serviços públicos em igualdade de condição. A sociedade civil organizada tem que ter cada vez mais espaço pois é a sociedade organizada, como as ONGs, associações e movimentos que dão conta do dia a dia, que estão dentro dos bairros e que fazem a grande estruturação na vida das pessoas — afirmou a vereadora.
OS INTEGRANTES DO CONSELHO
Pela parte governamental, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, foram indicadas as professoras Andreia de Oliveira Souza (titular) e Mara Antônia Salomé (suplente); a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, será representada pelas funcionárias Clarice Quadros (titular) e Íria Bickel (suplente); pela Secretaria Municipal da Saúde, foram indicadas a enfermeira Maria Cândida Nunes Peres (titular) e a funcionária Solange Vargas (suplente) e pelo Departamento Jurídico, a procuradora Sabrina Geib e a assessora Bruna Gaspar.
Representando a sociedade, no segmento sindicatos, foram indicadas, pelo Sindicato dos Comerciários, Silvana Maria da Silva (titular) e pelo Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana, Ana Betim Furquim (suplente); pelo segmento movimento de mulheres, pelo Coletivo Desperta, Daíse Carvalho Rogia (titular) e pelo Fórum Regional das Mulheres, Cristina Lopes Chaves (suplente); pelo segmento ONGS, ONG Vida Breve, Viviane Danúbia Schirmer (titular) e Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos (suplente) e pelo segmento associações, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, Márcia Miriam Kaminski Schultz (titular).
REPRESENTATIVIDADE FEMININA
O encontro contou com a presença do vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto, na ocasião representando o prefeito, Tito Livio Jaeger Filho.
— Não tenho habilitação para falar sobre as lutas das mulheres, sobre esta matéria tão importante, mas podemos usar regras de experiência e o que vivenciamos todos estes anos de trabalho no serviço público. As pessoas que trabalham e participam de conselhos se dedicam a uma causa social de forma voluntária, autônoma, fazem algo a mais pela sociedade em prol da coletividade, isso é a essência da democracia. Esperamos que o conselho nos indique políticas públicas, pois faremos o possível para implementá-las — destacou o vice-prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, ressaltou:
— Para nós é uma satisfação ver as pessoas reunidas em um trabalho tão importante que o Município está articulando em relação aos direitos da mulher. Que o conselho, após formado possa trazer bons frutos à cidade e garantia de direitos a todas as mulheres.
O evento contou com a presença das vereadoras Marlene Haag e Carmem Solange Kirsch; do diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira e do secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário