O pedido de afastamento do vereador do PROS, Dari da Silva, ocasionou na noite de ontem (13) uma eleição para o cargo de 2º vice –presidente da mesa diretora do Legislativo de Parobé. Desde a última semana, Silva está à frente da Secretaria de Obras da Prefeitura, por conta do afastamento do secretário anterior por crime ambiental.
Seguindo o rito instituído pelo art. 34 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, o presidente Enio Terra (PTB) deu início a votação nominal e aberta, onde os parlamentares puderam escolher entre Alex Bora (PR) e Gilberto Gomes (PRB) para assumir como 2º vice-presidente. Por dez votos a cinco, Gomes foi eleito para a substituição.
— Coloquei meu nome à disposição e agradeço a todos os colegas que me depositaram a confiança para fazer parte da mesa diretora. Acredito que tenha faltado comunicação, pois meu concorrente fez parte da mesma coligação. Nós poderíamos ter chegado a um consenso, mas mantive meu nome pois já havia conversado com os demais vereadores — comentou.
Sem projetos para a apreciação da Casa Legislativa, os parlamentares avaliaram apenas os pedidos de providência e pedidos de informação que constavam na pauta da sessão. Entre eles, esteve o pedido 073/2018, de autoria da vereadora Maristela Toffoli (PT).
O texto sugere que o Executivo realize eleições diretas para as funções de diretor e vice-diretor nas escolas ensino fundamental da rede municipal, abrangendo também as escolas de educação infantil. Conforme Maristela, esta medida também deve incluir o pedido de dedicação exclusiva do diretor no turno em que ele exerce tal função.
— Democratizar a escolha dos diretores é, sem dúvida, um fator essencial para aperfeiçoar as relações no ambiente escolar. Precisamos expandir o voto para além da escolha dos dirigentes políticos, para que esta prática adentre todos os espaços em que haja relações de grupos sociais diferenciados, mas imbuídos de um bem comum — explicou a proponente.
NA INTERNET
A próxima sessão do Legislativo acontece na noite de terça-feira, dia 20, às 19 horas no Plenário Municipal. Os encontros são transmitidos de forma simultânea na página do Facebook da Câmara de Vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário