quarta-feira, 28 de março de 2018

Administração Municipal e Brigada Militar acertam detalhes para a segurança dos visitantes da 33ª Expocampo



Foto: Cleusa Silva
Programada para ocorrer entre os dias 05 a 08 de abril, no parque da antiga Novemberfest, na área central do município, a 33ª Expocampo de Taquara, mais especificamente a segurança de seus visitantes, foi um dos temas da reunião realizada entre o prefeito Tito Livio Jaeger Filho e o comandante da Brigada Militar de Taquara, Capitão Juliano Cardoso Arali.

No encontro, que contou também com a participação dos secretários de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lorival Rosa; e de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo, o prefeito Tito tratou ainda de outros assuntos, como futuras parcerias para melhorar a segurança na cidade.

"Nossa Administração está sempre preocupada com a segurança da comunidade e também buscando formas para auxiliar os órgãos de segurança pública que atuam em nosso município", informou o prefeito de Taquara.

Durante os dias da 33ª Expocampo, festa em comemoração aos 132 anos do município, serão tomadas diversas medidas para reforçar o policiamento na área central de Taquara, principalmente no domingo (09), data do show da dupla Maiara e Maraísa, que tem a estimativa de atrair um grande número de expectadores, moradores de Taquara e de diversas cidades da região.

Também estiveram presentes no encontro realizado no Gabinete do Prefeito, o Tenente Paulo de Tarso dos Santos Del Cueto e o Sargento Márcio Leandro Souza dos Santos.

Lançados editais de Concurso Público de Taquara

Ocorreu na manhã desta terça-feira (27), o lançamento dos editais do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Taquara, que está sendo organizado pela Fundação La Salle.
De acordo com o certame, que contempla 36 vagas para professores de diversas áreas, também serão selecionadas outras 108 vagas – distribuídas em funções como Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Motorista/Operador, Médico Neurologista, entre outras.
Os valores das inscrições, cronograma de execução, assim como demais informações referentes aos editais 01/2018 e 02/2018 deste concurso, devem ser obtidas no site da Fundação La Salle, no www.fundacaolasalle.org.br/concursos

Associação dos Aposentados de Igrejinha inaugurada sede

Na tarde da última sexta-feira (23) foi inaugurada a Sede da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Igrejinha.
A ATAPI foi criada em 1994 com o objetivo de congregar os associados trabalhando no sentido de promover os meios para a defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas e possibilitar a melhoria de sua qualidade de vida.
Em 2004 através de concessão de uso de área pública o município repassou um terreno à ATAPI, para possibilitar a construção da sede própria. Desde então o presidente da Associação, Sr. Armindo Klein e sua diretoria trabalharam na tarefa de concretizar esse empreendimento.
Em 2017 através de uma parceria com a administração municipal, a associação encaminhou a construção da sede, que além de um espaço para reunir aposentados e pensionistas, servirá para as atividades dos grupos de terceira idade dos bairros Bom Pastor e Vila Nova, atendidos pelo CRAS.

Expectativa de aumento de 50% nas vendas de peixe

Feira do Peixe
Clique para ver todas as Imagens
Se em 2017 a Feira do Peixe comercializou oito toneladas de peixe a expectativa é que para 2018 sejam vendidas 12 toneladas, um aumento de 50%, em relação ao ano anterior. Para alcançar a meta, uma das apostas é a variedade de peixes, nessa edição serão oferecidos nove tipos de peixes diferentes, com preços que variam de R$ 14 à R$ 30 o quilo.
A 20a Feira do Peixe de Parobé começa hoje e segue até sexta-feira, dia 30, na Rua Coberta da Praça 1° de Maio, sendo que de terça à quinta o horário é das 9h às 21h e na sexta das 8h às 11. Além do peixe serão comercializados produtos da agricultura familiar do município, ao todo serão 20 bancas, sendo 15 delas oferecendo diferente tipos de peixes e as outras cinco com produtos da agricultura familiar. A 20a Feira do Peixe é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio da Emater/RS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Vigilância Sanitária e APROP - Associação dos Produtores Rurais e Piscicultores de Parobé. Para o secretário de Agricultura Roberto Santana a Feira do Peixe é uma oportunidade para a comunidade se deliciar com um peixe de ótima qualidade. "Os peixes são de ótima qualidade, garantindo uma refeição saudável e deliciosa", destacou Santana.
Já o prefeito Moacir Jagucheski "A feira é importante para a economia local, fortalecendo a agricultura familiar, além de oferecer ótimos produtos para a comunidade", salienta Jagucheski.

Domingo foi de MultiFeira em Três Coroas

Apesar do tempo chuvoso, os consumidores marcaram presença na MultiFeira de Três Coroas. A programação foi realizada na Rua Coberta da cidade e contou com a realização de serviços gratuitos, brinquedos infláveis, shows musicais e venda de produtos do comércio.
Conforme Raquel Felisberto, da Usomania Confecções, o clima pode ter afastado alguns consumidores, mas, mesmo assim, foi possível fazer bons negócios. — Pela manhã o pessoal veio e comprou e à tarde também tivemos um bom movimento — destacou.
A cabeleireira Daniela Lanhe saiu de Taquara para aproveitar as promoções. — Um lojista me convidou para vir e achei muito bom, com preços bons e peças de qualidade, valeu, mesmo — avaliou.
Por sua vez, a costureira de Três Coroas, Marlei Ritter, aproveitou a MultiFeira para fazer um passeio com a filha Kiara Ritter. — Ela queria brincar e comer um crepe — disse Marlei enquanto observava algumas peças de roupa. Depois deste domingo, no próximo dia 8 de abril será a vez da cidade de Igrejinha receber a sua edição da MultiFeira da CDL.
Foto: Mariana Halmel / Divulgação

Comissão de Ética analisa suposta quebra de decoro no Legislativo de Parobé

Os integrantes da Comissão de Ética instaurada para averiguar a suposta quebra de decoro do vereador Elario Jahn (MDB), se reuniram na tarde de ontem (26) na Câmara de Vereadores de Parobé. Na ocasião, os parlamentares deram início aos trabalhos que devem analisar a conduta do peemedebista durante o período de explicações pessoais.
Nesta primeira reunião, ficou definido que o presidente desta comissão será Gilberto Gomes (PRB), enquanto Antônio Carlos dos Santos (PDT) será relator, e Jorge Graminha (PP) participará como membro.
Antônio Carlos dos Santos, do PDT, será o relator da comissão de ética
— Só teremos uma posição quanto a este assunto ao término desta análise. Esta é uma questão muito séria que deve ser tratada com responsabilidade, pois trata-se da conduta de um dos colegas vereadores. Por ser um assunto delicado, primeiramente vamos obter conhecimento das medidas legais e quais consequências isto poderá gerar — explica Santos.
Na próxima terça-feira, dia 03, acontece a primeira reunião do grupo no Plenário Municipal. Este encontro é aberto ao público, que poderá acompanhar o trabalho dos vereadores no Legislativo. Todo o processo realizado pela comissão tem o acompanhamento do assessor jurídico da Casa, Paulo Roberto Negrelli.
Créditos: Eduarda Rocha/Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 26 de março de 2018

Comissão de acompanhamento do concurso público faz última reunião antes do lançamento do edital


 Vice-prefeito Hélio Cardoso Neto (centro) e comissão de acompanhamento definem últimos detalhes do concurso públicoFoto: Cleusa SilvaVice-prefeito Hélio Cardoso Neto (centro) e comissão de acompanhamento definem últimos detalhes do concurso público
A comissão responsável pelo acompanhamento dos trâmites relacionados ao concurso público municipal 2018 esteve, na manhã de quinta-feira (22), reunida com o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, definindo os últimos detalhes antes do lançamento do edital, previsto para ocorrer esta semana.

O certame, que está sendo organizado pela Fundação La Salle, prevê inicialmente 96 vagas efetivas e 49 para o cadastro reserva, contemplando funções em diversas áreas da Administração Municipal.

Segundo o vice-prefeito Hélio, que também faz parte da Comissão de Acompanhamento do Concurso Público, foram feitas algumas alterações no contrato inicialmente firmado com Fundação La Salle.

"As modificações feitas no contrato com a La Salle, todas analisadas pela comissão de acompanhamento do concurso público, serão divulgadas no edital que será lançado no decorrer desta semana", informou o vice-prefeito de Taquara.

Também participaram da reunião final antes do lançamento do edital do concurso público os servidores municipais, Márcia Denise Adam, Vivian Elisabete da Silveira Angeli, Edson Kassner, Marília Beck e Rejane Missel.

Dia da Solidariedade reúne a comunidade parobeense


Clique para ver todas as Imagens
Dia da Solidariedade
Na tarde de sábado (24), na Rua Coberta da Praça 1° de Maio, ocorreu a edição 2018 do Dia da Solidariedade. O evento reuniu diversas atividades com apresentações do DTG Azaléia, CTG Sangue Nativo, ONG Grupo Aprendizes, Banda Verooz, Banda Buenos Males e a atração principal foi a apresentação dos youtubers Felipe Pires e Caciano Kuffel.
Além disso, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, maquiagem medição de pressão e teste de glicose. Também foram realizados atendimentos das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Administração, Educação e Assistência Social. Ao final do evento foram contabilizados 970 quilos de alimentos arrecadados que serão destinados para entidades e famílias carentes do município. Para o secretário Adriano Azeredo o evento foi um grande sucesso. "Fizemos um grande evento e quem ganha com isso é a comunidade".
Já para Pedro Moreira, Chefe do Gabinete do Prefeito, a atividade contribuiu para a diversão e a socialização entre as pessoas "Foi uma tarde para diversão e ao mesmo tempo de solidariedade com aqueles que mais precisam. É uma data que representativa, mas que devemos ser solidários todos os dias, em casa, no trabalho, no trânsito, em nossas vidas", destacou.

Políticas públicas voltadas a primeira infância será um dos temas discutidos durante a 1ª Semana do Bebê


Vereadora Mônica Facio (esq) e Lunalva Schein (dir) apresentam plano de trabalho da 1ª Semana do BebêFoto: Cleusa SilvaVereadora Mônica Facio (esq) e Lunalva Schein (dir) apresentam plano de trabalho da 1ª Semana do Bebê
Na apresentação do plano de trabalho da 1ª Semana do Bebê de Taquara, em reunião ocorrida no plenarinho da Câmara Municipal dos Vereadores, na última terça-feira (20), foram definidos os diversos temas que serão discutidos durante o evento, incluindo a criação de políticas públicas voltadas a primeira infância.

Seguindo o tema “A cidadania de todas as crianças”, a 1ª Semana do Bebê está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenadora do Posto Piazito, Lunalva Schein, com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, e de Educação, Cultura e Esportes.

Segundo a vereadora Mônica Facio, que também é resonsável pela programação do evento juntamente com representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Hospital Bom Jesus, ao final da semana será realizado um fórum, que terá o papel primordial de cruzar todas as informações referentes as crianças do município.

“Nós atendemos os bebês, assim como outras crianças da primeira infância, na Saúde, na Assistência Social, e não apenas nas escolas de Educação Infantil. Por isso é tão necessário criarmos políticas voltadas a um dos períodos mais importantes no processo de desenvolvimento de um ser humano”, observou a vereadora de Taquara.

Durante a 1ª Semana do Bebê, que ocorrerá de 25 a 30 de maio, serão promovidas atividades como palestras descentralizadas, campanhas solidárias, debates, exposições, seminários, entre outras ações culturais, educativas e informativas, encerrando com o fórum de gestão e a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância.

Feira do Peixe em Três Coroas

Na quinta-feira (29) acontecerá a Feira do Peixe de Três Coroas. Ela ocorrerá a partir das 16h, na Rua Coberta e na Feira do Produtor Rural dos bairros Sander e Vila Nova.
Serão comercializados peixes inteiros a R$ 9,00 o quilo. Já os eviscerados (sem a buchada) custarão R$ 12,00 o quilo.
Os peixes serão inspecionados pela Vigilância Sanitária, que estará acompanhando as vendas.

Escolas ganham novas classes e cadeiras


A Prefeitura de Três Coroas entregou recentemente 175 classes e 175 cadeiras novas para a Escola Municipal Rui Barbosa, com a finalidade de substituir o mobiliário das salas do quarto ao nono ano.
A entrega foi feita pelo prefeito Orlando Teixeira, que estava acompanhado do seu vice, Eraldo Araújo, da secretária de Educação e Cultura, Viviane Rothe, e do subsecretário da pasta, Cláudio Czervieski.
O mesmo aconteceu na Escola Municipal Águas Brancas, onde foram entregues 15 classes e 15 cadeiras para suprir a necessidade. O investimento nestas duas escolas foi de R$ 59.660,00.
Já a Escola Municipal Waldemar Dreher recebeu kits de mesas e cadeiras para o jardim de infância. Os itens custaram R$ 3.480,00.
O investimento no mobiliário novo para estas escolas foi feito com recursos próprios do município.

Rolante sedia reunião do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura

A reunião mensal dos Dirigentes de Cultura dos seis municípios do Vale do Paranhana (Rolante, Riozinho, Taquara, Parobé, Igrejinha e Três Coroas) foi realizada na última quinta-feira, 22, no Espaço Cultural de Rolante
A reunião marcou o início das atividades do ano de 2018 do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura - CODIC/Famurs. 
Os gestores trocaram experiências, debateram sobre as realidades culturais de cada município e falaram sobre a importância da estruturação do Sistema Municipal de Cultura. Durante a reunião também sugeriram a criação de um projeto em conjunto para o fomento da produção cultural no Vale. 

Alimentação saudável é tema de encontro entre nutricionista e alunos dos Jardins A e B da Escola Luizinho



A nutricionista da Secretaria de Educação e Esportes, Stephania Pandolfo, esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Luizinho, na quinta-feira, 22, para conversar com os aluninhos das turmas de Jardim A e B sobre a importância de uma alimentação saudável. 
Stephania foi à escola acompanhada pela estagiária de nutrição, Flávia Becker, atendendo a um convite das professoras Izar Terezinha da Rosa, Isabel Engeroff e Jéssica Lucas, que desenvolveram um projeto nesta área com as crianças recentemente. 
Stephania é responsável por elaborar o cardápio das escolas municipais, sempre com o objetivo de que os estudantes da rede municipal de ensino de Rolante e das demais escolas conveniadas possam ter uma alimentação saudável, gostosa e balanceada.
Durante o bate-papo, Stephania explicou a importância de vários alimentos, os benefícios que trazem à saúde e o motivo de estarem no cardápio da escola, incentivando-os a pelo menos experimentarem alimentos diferentes e nunca brincar com a comida. 
    
Dicas da nutri:

Carne e feijão são que nem tijolos eles constroem = crescimento
Arroz, massa, batata e pão são responsáveis por fornecer energia para as brincadeiras, para as atividades em sala de aula.
As frutas e saladas são como o cimento e não deixam os tijolos caírem, deixam o corpo forte para evitar resfriados e doenças. Além disto, elas contém fibras, como a casca da maçã. Frutas e verduras, junto com a água, são como vassourinhas que limpam o intestino.
A pedido das professoras, a nutricionista falou sobre as "porcarias" como biscoitos recheados, salgadinhos, doces e salsicha não ajudam o corpo a crescerem, pelo contrário, deixam o corpo fraco.
As professoras falaram que as crianças brincavam muito com a comida e, para auxiliá-las, a nutricionista também abordou este assunto. "O alimento é sagrado, por isso que não se pode brincar, jogar no chão ou no colega, ele serve para nos alimentar. Antes de ir para o refeitório devemos sempre lavar as mãos e depois das refeições escovar os dentes", explicou Stephania. 

Antes de finalizar a conversa, deixou algumas regrinhas que as crianças combinaram que vão seguir.

Regrinhas:
1- Experimentar tudo o que tem no cardápio;
2- Não brincar com os alimentos;
3-Beber bastante água;
4- Comer "porcaria" apenas uma vez na semana.

Mostra de Orquídeas, Bonsai e Suiseki vai acontecer no próximo sábado

A Rua Coberta de Três Coroas vai receber no próximo sábado (31), das 9h às 17h, a Mostra de Orquídeas, Bonsai e Suiseki. A atividade é aberta ao público e a qualquer expositor que quiser participar.
No local haverá exposição e demonstrações livres. Também comercialização de diversas espécies de orquídeas, adubos, vasos, acessórios e ferramentas. 
Para quem ainda não conhece, os Suiseki são pedras formadas naturalmente pela natureza, admiradas por sua beleza e pelo poder de sugerir uma paisagem, pessoa, animal ou objeto.

O Bonsai é uma árvore ou arbusto, com dimensões reduzidas, plantado em um vaso de pequena profundidade. Basicamente, ele é uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, representando a união de arte e agrotécnicas.
Já as orquídeas são mais conhecidas. Elas pertencem a uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.
Na amostra do dia 31, o público poderá conhecer um pouco mais destas três culturas, através de bate-papos com especialistas e demonstrações práticas.
A Mostra de Orquídeas, Bonsai e Suiseki é uma realização do Núcleo de Orquidófilos de Três Coroas, e m parceria com a Associação Bonsai Paranhana, com apoio da Prefeitura Municipal.

Igrejinha vence primeira na divisão de acesso

Na tarde de domingo (25), o Esporte Clube Igrejinha recebeu o Brasil de Farroupilha pela quinta rodada da divisão de acesso do Campeonato Gaúcho 2018, e diante de sua torcida no Estádio Alberto Carlos Schwingel veio a primeira vitória.
Com o placar de 2 a 1 a equipe chegou a 4 pontos.
O Igrejinha volta a campo na próxima quarta-feira (28), contra o líder Ypiranga, em Erechim. Uma nova vitória pode colocar o time do Vale do Paranhana na zona de classificação.

Asteca conquista medalhas no Canal Olímpico do Rio de Janeiro

Acabou neste domingo, no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, o primeiro evento internacional de Canoagem Slalom no Canal do Rio após os Jogos Olímpicos de 2016. Foram três dias de competições envolvendo mais de 100 canoístas de nove países do mundo que disputaram o Rio Open e a 1ª etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2018.
Legado Olímpico
Reaberto em setembro do ano passado o Parque Radical de Deodoro é um espaço de lazer para a população aos domingos e também local de treinamento para os atletas da Canoagem Slalom durante a semana.
O próximo grande evento que acontece no Parque Radical será o Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Slalom, em setembro. A principal competição internacional de Canoagem Slalom será realizada pela terceira vez no Brasil, as edições anteriores foram em Foz do Iguaçu (2007) e Três Coroas (1997).
Entre os participantes da Copa do Brasil estiveram presentes um grande número de jovens atletas oriundos das associações e clubes de canoagem espalhados pelo Brasil. Esses jovens atletas são o futuro da canoagem brasileira e muitas dessas promessas competiram pela primeira vez no Canal do Rio, considerada uma das melhores pistas de Canoagem Slalom em todo o mundo.
O trescoroense Cássio Petry é o técnico da seleção brasileira de Canoagem Slalom e acompanhou o destaque dos medalhistas brasileiros. Ana Sátila conquistou duas pratas (C1 e K1 Femininos), Felipe Borges conquistou a prata no C1 Masculino, e Pedro Henrique Gonçalves o bronze no K1 Masculino do Rio Open.
Associação Trescoroense de Canoagem  – Asteca
Na prova por equipes os atletas Vitor Fernandes, Guilherme Mapelli e Murillo Sorgetz ficaram com a medalha de prata na categoria K1 masculino.
Na categoria C1 Junior, Gustavo Selbach Junior levou o ouro.
Jean Möller conquistou o bronze na categoria C1 sênior.
A segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom 2018 está marcada para acontecer no próximo mês, no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas.
Fotos: CBCa

domingo, 25 de março de 2018

Estudo sobre mercado francês será apresentado aos calçadistas de Três Coroas

Movimentando mais de 150 bilhões de euros por ano, o mercado da moda francês entrou no radar dos calçadistas brasileiros. Foi com o objetivo de destacar as principais características da sexta maior economia mundial que a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do programa de apoio às exportações de calçados, realizou um estudo estratégico que irá apresentar nos principais polos calçadistas brasileiros.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que os principais pontos abordados no estudo realizado pela entidade calçadista são o perfil do mercado local, a percepção dos consumidores franceses e seu conhecimento sobre o mercado e produtos brasileiros, principais eventos do setor, percepção de compradores e tomadores de decisões a respeito do calçado brasileiro. — Ao longo de cinco meses de estudo, complementados por uma missão ao País, buscamos identificar a melhor forma de trabalho comercial, as diferenças estratégicas para inserção na capital e nas regiões interioranas, tudo para balizar a atuação naquele país em 2018 — conta Paola.
Mercado
Com 67 milhões de habitantes e uma das maiores rendas per capita do mundo, a França é o terceiro maior importador de calçados do mundo. Conforme o Estudo, em 2017, foram importados 6,42 bilhões de euros em calçados. — Somente a indústria da moda movimenta algo em torno de 150 bilhões de euros por ano, sendo mais de 10 bilhões de euros provenientes do setor calçadista — comenta a analista.
As apresentações, que detalharão o estudo de forma gratuita, acontecem nas sedes dos sindicatos das indústrias de calçados de cada município. Na próxima terça-feira, 27, o evento será realizado em Três Coroas/RS.

20ª Feira do Peixe de Parobé começa dia 27

Começa na próxima terça-feira (27), a 20ª edição da Feira do Peixe de Parobé, que ocorre até o dia 30 de março na Rua Coberta da Praça 1° de Maio. A comunidade poderá conferir os produtos comercializados de terça à quinta-feira das 9h às 21h e na sexta-feira das 8h às 11h.
Nesta edição serão comercializados nove tipos diferentes de peixes: carpa capim, carpa cabeça grande, carpa húngara, carpa prateada, tilápia, filé de tilápia, jundiá, pacu e traíra com preços que variam de 14 a 30 reais o quilo. Além disso, a 20ª Feira do Peixe conta com uma praça de alimentação, com variedade de produtos coloniais, alimentos diversos e a feira do artesanato.
A Feira é uma parceria entre a Prefeitura, as Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Rural, Vigilância Sanitária, Emater e a Associação dos Produtores Rurais e Piscicultores de Parobé (Aprop).
— A feira oportuniza aos agricultores e piscicultores vender seus produtos e isso faz com que a economia local se desenvolva. Também é uma ótima oportunidade de adquirir produtos de qualidade — comenta o prefeito Moacir Jagucheski.
BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
O peixe é um alimento de fácil digestão, melhora a concentração e previne doenças do coração, além de ser rico em Ômega 3, é fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, pois é rico em proteínas, que são quase integralmente aproveitadas pelo organismo.
Além disso, o consumo de peixe previne a osteoporose, devido a ser uma fonte de vitamina D e Cálcio, que fortalecem os ossos, o peixe também auxilia no combate a anemia, pois é uma fonte de ferro e vitamina B12, que são nutrientes importantes para a saúde das células do sangue, por isso, é recomendado o consumo de peixe, pelo menos duas vezes por semana.

Projetos de Educação Ambiental são destaque no 1º Prêmio Nacional Educação Ambiental em Ação



Alunos da EMEF Arlindo Martini durante o projeto Jovens MapeadoresFoto: DivulgaçãoAlunos da EMEF Arlindo Martini durante o projeto Jovens Mapeadores
A Educação Ambiental de Taquara está novamente em evidência. Os projetos “Jovens Mapeadores na Redução de Riscos de Desastres Ambientais” e “Cartografia Social e Saneamento Ambiental em Olhos D’água” ficaram entre os 20 destaques no 1º Prêmio Nacional Educação Ambiental em Ação, dentre mais de 300 projetos inscritos do país, sendo os únicos do Vale do Paranhana, Sinos, Serra e Litoral. Os projetos serão publicados na edição da revista eletrônica Educação Ambiental em Ação, que será lançada em abril.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, este é um momento de plena felicidade. “Quando soube do prêmio sabia que tínhamos possibilidades de participar com nossos projetos e seríamos destaque. Trabalhamos intensamente a Educação Ambiental no Município, professores e alunos, coordenados pela professora Sabrina do Amaral, fazem ações e atividades muito enriquecedoras ao Meio Ambiente. Por todo este esforço é que o reconhecimento é merecido e deve ser sabido por todos”, relata o secretário.

A coordenadora da Educação Ambiental de Taquara, Sabrina do Amaral, comemora. “Com esses projetos fomos selecionados como as 20 melhores práticas de educação ambiental do Brasil. E para a nossa surpresa tivemos dois projetos destaque, enviamos dois e os dois foram premiados. O que pra nós é um imenso orgulho, pois garante a qualidade dos nossos projetos e o comprometimento dos nossos educadores e alunos”, revela Sabrina.

Ela explica que o projeto “Cartografia Social e Saneamento Ambiental em Olhos D’água”, foi elaborado por alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Martins Rangel, trabalhou o saneamento rural e já ganhou vários prêmios. A proposta metodológica baseou-se na Cartografia Social, com a construção de mapas a partir da participação da comunidade, constituindo-se num processo de educação ambiental e mobilização social em saneamento.

“O projeto já está em sua terceira fase. Foi destaque no Vale do Paranhana, a sua primeira fase ganhou como melhor projeto luso de educação ambiental, em Portugal, como destaque do evento. Venceu a Mostratec Junior de 2015, com a segunda fase do projeto, sendo o precursor para a iniciação científica nas escolas municipais de Taquara, que, em 2016, lançou a Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (FEMICTA). Na revista, traz a terceira etapa com as sugestões de modificação para melhorar o saneamento ambiental. Inclusive com a participação dos estudantes na construção do Plano Municipal de Saneamento Básico”, menciona Sabrina.

Já o projeto “Jovens Mapeadores” foi realizado em parceria com a Defesa Civil. Sabrina conta que a municipalidade contratou o Instituto Gaia Guria para auxiliar na metodologia de cartografia, de mapeamento coletivo, promovendo o protagonismo juvenil acerca dos riscos e desastres ambientais no Município. Participaram do projeto 20 escolas, com 16 alunos, integrantes das Comissões de Meio Ambiente (ComVidas). “As oficineiras do instituto foram três vezes em cada escola. Os alunos foram a campo para identificar o que aprenderam nas oficinas, pontuando cada situação de risco e desastre ambiental, finalizando com um banner de cada bairro. Depois fizemos um fórum na Semana do Meio Ambiente, com estas 20 escolas, para socializarem o seu mapa”, comenta.

Segundo a coordenadora ambiental, hoje os alunos, sabem identificar os problemas existentes nas localidades em que vivem. “Sabem a ação a ser tomada quanto ao desastre percebido, a quem recorrer, o que fazer. Temos um banner com os riscos e desastres ambientais de cada bairro, e temos um banner do Município, que integra a prioridade de cada bairro. É um mapeamento jovem, mas tem muito a contribuir, mesmo não sendo científico, aplicou metodologia científica inicial. Temos certeza que o projeto é muito interessante, aliás, não é por acaso que ganhou um prêmio nacional”, afirma Sabrina.

Parecer dos editores da Revista Educação Ambiental em Ação sobre o projeto Jovens Mapeadores: O projeto cumpriu os requisitos expostos e teve como objetivo formar jovens capazes de reconhecer fatores que implicam em risco ambiental e que sejam tomadores de ações preventivas em relação aos ambientes com risco de desastres ambientais. Os jovens foram iniciados no projeto através de oficinas, o que provocou o seu envolvimento maior com os propósitos do projeto. O projeto poderá ser replicado por instituições de diferentes instâncias, promovendo maiores possibilidades de sucesso no enfrentamento de situações de desastres ambientais.

Parecer dos editores da Revista Educação Ambiental em Ação sobre o projeto Cartografia Social e Saneamento Ambiental em Olhos D’água: O projeto cumpriu os requisitos expostos e tem como objetivo formar uma sociedade participativa, com a construção de mapas, sendo esta uma ferramenta de EA e mobilização social para que haja maior comprometimento com o saneamento para alterar a realidade do município. Foram promovidas oficinas onde a técnica de Cartografia foi referência para a estratégia de soluções para o saneamento. O projeto poderá ser replicado e, outros municípios, com apoio de Secretarias e também de Universidades.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Peixe assado na taquara é novidade da Feira de Igrejinha

A Feira do Peixe deste ano chega em Igrejinha com uma deliciosa novidade: a tainha na taquara.
Durante toda a semana que vem, de segunda (26) a sexta-feira (30), das 11h às 13h, os peixes serão assados e servidos ao público na Praça Dona Luísa.
A iniciativa foi criada valorizar o trabalho dos piscicultores locais. Além disso, na quinta-feira e Sexta-feira Santa, o vento manterá a tradicional venda de peixes vivos (foto abaixo), também na praça central da cidade.
Segundo o secretário de Agricultura, Turismo e Lazer, Dirceu Linden, o objetivo é comercializar mais de duas toneladas de peixes.
— A iniciativa tem sido muito bem recebida pela nossa comunidade ao longo dos anos, e por isso fazemos questão de preservá-la e buscar novidades para expandi-la. Por isso, optamos por realizar o peixe na taquara, atividade em formato reconhecido em festas e feiras de várias regiões e no qual as pessoas poderão degustar um delicioso assado em meio à Praça Dona Luísa — destacou.
A Feira do Peixe é realizada pela Secretaria, Emater/RS-ASCAR e piscicultores, com apoio dos Bombeiros Voluntários de Igrejinha.

Os benefícios da meditação no dia a dia foi tema de bate-papo em Taquara



O evento gratuito aconteceu no espaço Atma Yoga, na rua Pinheiro Machado, e contou com a presença de Adriana Sandini Mioto, do Tocantins, que representa a instituição Brahma Kumaris, uma comunidade internacional com sedes em 130 países, que ensina um método ancestral de meditação, o Raja Yoga.
Adriana é professora nessa instituição há mais de 25 anos e falou sobre os benefícios da meditação, também conduziu exercícios.
— Em meio as atividades que se acumulam com as tarefas do cotidiano, é importante resevar um momento para ser telesectador dos próprios pensamentos— afirmou.
Meditação é um momento reservado para a reflexão e o silêncio, fora da agitação e ruído da vida cotidiana. Em nosso mundo moderno, o ritmo de vida está cada vez mais acelerado. É nesse ponto que começamos a experimentar estresse. Essa sensação leva, gradualmente, a enfermidades, pois nossa saúde mental, emocional e física perde o equilíbrio.
A meditação Raja Yoga é uma forma de meditação acessível às pessoas de todos os contextos. É uma meditação sem rituais ou mantras e pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer momento. É praticada com os olhos abertos, o que torna esse método flexível, simples e fácil de praticar.

quarta-feira, 21 de março de 2018

Seminário debaterá Direitos Humanos na Faccat

A coordenação dos cursos de Administração e de Gestão Comercial das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) promovem o 1.º Seminário de Direitos Humanos, dias 3, 4 e 5 abril, no auditório do centro administrativo do campus (Avenida Oscar Martins Rangel, 4500).
A programação do evento inclui palestras com o professor Dr. Ângelo Brandelli Costa, sobre “Direitos Humanos, diversidade e políticas públicas”; com a professora mestre Caroline Paaz, sobre “Direitos Humanos e Sustentabilidade”; com a professora mestre Cristiane Moro, sobre “Ciências da Saúde e Direitos Humanos”; e com a deputada federal Maria do Rosário, ex-ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, sobre “Direitos Humanos e as políticas para as mulheres (desafios e conquistas) ”.
O seminário ocorrerá no horário das 19h30 às 22 horas, com inscrições gratuitas pelo site www.faccat.br.

Paranhana busca integração na segurança pública

Um novo passo rumo à integração da segurança da região foi dado nesta terça-feira (20). O prefeito de Igrejinha e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), Joel Wilhelm, esteve em audiência (foto) com o coordenador do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM), coronel Alexandre Aragon, e com o chefe da divisão de videomonitoramento do Comitê SIM, 1º tenente Vilmar Fernando Mendes Brasil.
Em pauta, a instalação do SIM, que visa à integração entre os sistemas de videomonitoramento de todos os municípios do Paranhana. A implantanção de uma central de cercamento eletrônico na região é uma bandeira de longa data.
Durante o encontro, Wilhelm expôs as medidas adotadas pelos municípios para interligar as câmeras e quais serão os próximos passos. Além disso, cobrou da Secretaria de Segurança Pública o compromisso de disponibilizar efetivo para realizar o videomonitoramento regional.
O SISTEMA “SIM”
O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul.
PRESENÇAS
Também participaram do encontro o responsável pelo setor de TI da prefeitura de Igrejinha, Cassiano Kublick, o vice-prefeito de Três Coroas, Eraldo Araújo, o vice-prefeito de Rolante, Regis Zimmer, e o secretário de Segurança de Taquara, Lorival da Rosa.

Prefeito e vice-prefeito de Taquara acompanham secretários estaduais em visita ao Museu do Cimol


Comitiva taquarense recepcionou os secretários estaduais Ronald Krummenauer e Victor Hugo (6º e 7º esq)Foto: Cleusa SilvaComitiva taquarense recepcionou os secretários estaduais Ronald Krummenauer e Victor Hugo (6º e 7º esq)
Taquarenses e grandes parceiros da Administração Municipal, os secretários estaduais da Cultura, Victor Hugo, e da Educação, Ronald Krummenauer, estiveram no município, na última sexta-feira (16), ocasião em que foram acompanhados pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho e pelo vice-prefeito Hélio Cardoso Neto durante uma visita pelas instalações do Museu da História e da Tecnologia Harald Alberto Bauer – o Museu do Cimol.

Durante a visita, organizada pelo diretor da instituição, Marcus Martins Bauer, e pelos integrantes da Associação Amigos do Museu, o prefeito Tito agradeceu todo o apoio que tem recebido dos representantes do Governo do Estado em relação aos projetos do município.

“Para nós, taquarenses, é uma honra termos dois conterrâneos compondo o secretariado estadual e apoiando os nossos projetos. Aproveito para agradecer a vocês por todas as vezes em que prontamente me atenderam quando precisei do auxílio de ambos”, reconheceu o prefeito de Taquara.

Enquanto conheciam o acervo do museu, a presidente da Associação Amigos do Museu, Ana Lúcia Holmer Bauer Schweitzer, explicou que todos os objetos do local foram arrecadados pelo ex-professor e primeiro diretor do Cimol, Harald Bauer, idealizador do projeto, já falecido, e montado com recursos oriundos de um projeto cultural encaminhado a Eletrobras.

“Nosso museu está precisando receber algumas melhorias em suas instalações e ser ampliado. Além do grande acervo que já temos aqui, ainda possuímos 30% de objetos guardados, que não puderam ser expostos devido a falta de espaço para montarmos outros pontos de exibição”, explicou Ana Lúcia.

Entre um objeto e outro, os secretários estaduais destacaram a importância do museu taquarense, que leva os visitantes a conhecerem a evolução tecnológica através de diversas décadas, e também falaram sobre algumas linhas de financiamento do Governo do Estado que poderão servir para o custeio da manutenção do museu, desde que os projetos sejam apresentados no devido prazo.

Na mesma visitação, que foi acompanhada pelo diretor da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato - Cimol, Silvio Quintino de Mello; pela viúva do idealizador do museu, Helena Bauer, e pelo presidente do diretório municipal e pré-candidato a deputado estadual pelo REDE, Adilson Rodrigues, o Secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; e o diretor de Cultura, Paulo Wagner de Oliveira, presentearam os secretários com exemplares do livro “Taquara – Reflexos de um Mundo Novo”, publicação que retrata as belezas naturais e arquitetônicas do município.

Além da visita ao Museu do Cimol, os secretários Victor Hugo e Krummenauer também participaram da inauguração oficial do Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), que teve como atração principal a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Muriel Paraboni é o convidado do primeiro Sarau com Café do ano

O premiado curta experimental “Entardecer” do diretor taquarense Muriel Paraboni estreia nesta quinta-feira (22) na região após rodar o mundo. A obra aborda os sentimentos humanos em linguagem poética e estética artística.
O mais recente trabalho do cineasta e artista visual, que é natural de Taquara, será exibido às 19h30, no Sarau com Café, que inicia a programação de 2018 em novo local e antecipando a data em razão do feriado de Páscoa. A exibição abre os encontros do sarau, que ocorrerão, agora, na Invento Pra Comer, espaço vinculado à Invento Casa Criativa, parceira e apoiadora do evento há 15 anos.
— “Entardecer” é, acima de tudo, um olhar poético sobre o ser, uma tentativa de mergulhar nos sentimentos humanos profundos e na extrema transitoriedade de nossas experiências, explorando os potenciais que as linguagens do cinema e das artes podem oferecer, trabalhando conceitualmente numa mesma direção — define Paraboni, também responsável pela direção de arte.
NOVA PARCERIA
Em 2018, o Sarau estará em nova casa.
— A Invento nos oportuniza uma nova etapa nesta caminhada cultural, abrindo um espaço diversificado e criativo que nos permitirá trazer muitas novidades ao longo deste ano, incentivando os talentos na arte, na música e na literatura — afirma a jornalista Roseli Santos, uma das organizadoras do Sarau com Café, juntamente com Januário Marques de Souza, Ilana Lehn, Rafael Tourinho Raymundo e pelo músico Gustavo Linden Albert.