terça-feira, 4 de outubro de 2011

Técnico do Consócio Pró-Sinos palestrou para o Commea de Parobé


A reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Parobé, (Commea) teve a participação de Assessor Técnico do Consórcio Pró-Sinos, Maurício Prass. O evento aconteceu dia 28 de setembro, ás 17 horas no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira, a palestra trouxe esclarecimentos importantes para os conselheiros que haviam pedido esse encontro que falasse sobre o decurso do projeto do Pró-Sinos sobre, água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem, nos municípios que compõe o Consórcio.

Durante sua explanação, Mauricio falou sobre o trabalho que o Consócio Pró-Sinos vem desenvolvendo, o Plano de Gestão Regional de Resíduos Sólidos, Plano de Gerenciamento da Bacia dos Sinos, Plano Municipal de Saneamento e Plano Regional de Saneamento. Os dois primeiros em fase de conclusão e os outros em elaboração.

Segundo ele foi publicado Edital de Licitação para a contratação de uma empresa e a previsão é de que no mês de novembro, terão início as obras efetivamente, mas com a meta a ser alcançada em dezembro de 2012. Essa empresa irá gerenciar as demandas dos municípios, que terão o controle desse trabalho. A Caixa Econômica Federal será o agente financeiro, que vai repassar verbas obtidas através de projetos junto ao Governo Federal, para a realização das obras.

Dois comitês serão criados: Um de Coordenação, formado pela prefeita e vice, vereadores e entidades representativas. Esse dará as diretrizes do trabalho a ser realizado pela empresa. Outro é o Executivo, que vai fazer o acompanhamento das obras. Ele será formado por técnicos das secretarias, e conselho municipal de meio ambiente e entidades representativas. Objetivo central dos projetos é a de melhor qualidade e vida para a população.

Esse Plano Municipal deve ser aprovado pelo Legislativo Municipal para virar lei e ter validade junto ao Governo federal.

Participaram do encontro a vice-prefeita, Nelsi Lázaro, o Secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira, o diretor da Pasta, Enio Morais, o diretor de Desenvolvimento Econômico Enio Terra, e componentes do Commea.

Nenhum comentário: