quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Parobé se prepara para a musicalização nas escolas



Trinta e cinco profissionais da Educação parobeense tiveram nesta semana uma formação continuada na área da música. O conteúdo foi abordado pelo professor André de Oliveira, maestro da Banda Municipal de Parobé, que trabalhou a teoria musical com os participantes e refletiu com eles sobre o significado da matéria na educação dos jovens.


As atividades totalizaram 16 horas e ocorreram no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Os participantes, na maioria, foram coordenadores pedagógicos da rede municipal, incluindo também alguns docentes que possuem afinidade com o assunto.


O ministrante defendeu a necessidade da promoção de eventos escolares, como festivais de talentos, para estimular os alunos a desenvolverem seus dons artísticos. Também pregou a importância da atividade em grupo como melhor alternativa para o aprendizado musical das novas gerações, que, segundo ele, são essencialmente visuais e rápidas. Suas colocações foram ilustradas pela exibição do filme Adorável Professor, que trata do ensino da música numa escola pública dos Estados Unidos.


Conforme a coordenadora pedagógica Silvia Duarte, a atividade desta semana faz parte de uma estratégia da Smed para atender uma exigência do Ministério da Educação, que prevê a musicalização como disciplina de sala de aula a partir de 2012. Futuramente, segundo ela, deverão ser promovidas capacitações dos docentes que irão trabalhar a matéria com os alunos.

Nenhum comentário: