Enxadristas das escolas de Parobé lotaram a Rua Coberta da Praça 1º de Maio para participar do evento “Os Tabuleiros Invadem a Rua Coberta”. O encontro ocorreu na tarde de 27 de outubro, quando 220 alunos das escolas municipais e estaduais de Parobé participaram da competição de xadrez em sua 2ª edição. Os jogos foram organizados pela Secretaria Municipal de Educação e reuniu competidores das categorias sub 8 até sub 14.
Segundo informações da Smed, o xadrez foi implantado em Parobé, no ano de 2008, desde lá, ele vem se desenvolvendo cada vez mais entre os alunos e professores. O estágio inicial aconteceu quando 40 professores receberam curso de capacitação e a partir daí foi se expandindo nas escolas.
De acordo com o coordenador do Xadrez nas escolas, professor Marcos Ismael Rangel, Parobé é o município da região que possui o maior número de alunos praticando essa modalidade esportiva. Ainda segundo ele, o enxadrista aprimora os aspectos da concentração e raciocínio lógico, planejamento, tomada de decisão, responsabilidade, criatividade e liderança e melhora o índice de desenvolvimento básico. “O objetivo do encontro foi de divulgar o xadrez para a comunidade e realizar esse encontro de confraternização entre alunos das mais diversas escolas do município”, disse Marcos Ismael.
Segundo a secretária Máris Assis, o xadrez oportuniza ao aluno estratégia, convicção, controle, confiança, e aumento do poder de percepção e com isso melhora o seu rendimento escolar, enfatiza Máris. O objetivo do encontro foi a troca de informações, crescimento em conhecimento e aprender um pouco mais de estratégias do jogo. “A ideia principal é despertar nos participantes o interesse pelo jogo, incentivar a sua prática de forma continuada, fazendo com que todos busquem o aprofundamento e a vivência dos seus princípios éticos e morais no cotidiano”, afirma Máris Assis, secretária de Educação.
O evento foi prestigiado com a presença da secretária Máris Assis, a diretora de Educação, Fabiane Salvador de Lucena, a coordenadora pedagógica, Fabrícia Benemberger Machado de Oliveira, o campeão regional de xadrez, Cesar Gross, professores e diretores de escolas, entre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário