A agricultura Selma Terezinha Hartz herdou da tradição familiar os conhecimentos para fabricação de uma grande variedade de produtos da cozinha colonial. Aos 64 anos, a moradora do interior de Parobé não viu, porém, nenhum problema em tirar algumas horas, durante esta semana, para aprimorar ainda mais as suas habilidades e até mesmo rever alguns noções que tinha.
Selma foi uma das 13 participantes do curso de panificação caseira ocorrido na sede da associação de moradores do Residencial Azaleia. A iniciativa foi do Sindicato Rural do Vale do Paranhana (SRVP) em parceria com a Emater e apoio da Prefeitura de Parobé.
Os conteúdos foram ministrados pela professora Anides Guragni Krindges, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Durante as 24 horas de atividades, ela ensinou às alunas os segredos e técnicas para a produção de mais de 50 pratos diferentes, todos derivados da arte da panificação. Além de pães, elas aprenderam maneiras diferentes de fazer doces e salgados, cucas recheadas, minipizzas, pastéis, esfirras, massas frescas, maioneses, biscoitos e bolachas, entre diversos outros itens.
“Aprendi que, a partir de uma massa coringa, a gente pode fabricar uma série de coisas”, contou Selma, citando como exemplo a utilização de melado em substituição ao açúcar na receita de biscoito. Gladis Margarete Mergener, 49 anos, moradora da localidade de Salto, ficou tão animada com a experiência que até projetou um passo mais ousado. “Quem sabe, me junto com umas duas ou três amigas do curso e montamos uma barraquinha na praça, durante o período de Natal, para vender os nossos produtos”, cogitou.
Foi justamente essa a mensagem de apoio transmitida pelo presidente do SRVP, Sérgio Luce, que participou do encerramento do curso, na tarde de quarta-feira, com direito a degustação das guloseimas fabricadas pelas mulheres. Ele explicou que os cursos são registrados no Ministério do Trabalho e têm caráter profissionalizante. “A ideia é que vocês aproveitem esses novos conhecimentos para agregar renda à família”, salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário