terça-feira, 4 de outubro de 2011

Parobé tem plano para alunos que estão com estudos defasados




A Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Parobé está iniciando um movimento para agilizar a vida escolar de alunos que estão com seus estudos defasados. Levantamento realizado pela Pasta deu conta de que em torno de 290 estudantes se encontram nessa situação, do total de aproximadamente 9.000 que compõem a rede municipal de ensino. “São jovens de 15, 16 e 17 anos, que, em conseqüência de seguidas repetências, ainda se encontram na 5ª ou 6ª série do Ensino Fundamental, quando já deveriam estar no Ensino Médio”, explica a secretária Máris Assis.


Ela pontua que tal realidade não é confortável para os próprios estudantes, tendo em vista as discrepâncias de idade na comparação com os colegas. Por isso, a atual Administração Municipal resolveu tomar uma medida, visando à aceleração da aprendizagem dos alunos da rede municipal que estão com defasagem de aproveitamento.


O assunto foi tratado numa reunião ocorrida no último dia 28 no auditório da Smed, com a participação da promotora de Justiça de Parobé, Luziharin Carolina Tramontina, e de representantes do Conselho Tutelar. A secretária Máris propôs aos estudantes, muitos deles acompanhados de seus pais, a inscrição no provão de final de ano do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos de Parobé (Nejap), cujo diretor, professor Plínio Zíngano, também se fez presente.


Com a possibilidade ofertada, se obtiverem aprovação em todas as seis matérias ocorrentes, os jovens poderão concluir de uma só vez o Ensino Fundamental e ingressar no Ensino Médio a partir de 2012. “Logicamente, que caberá a cada um se preparar e estudar para passar nas provas”, destacou Máris, acrescentando que, mesmo assim, quem não conseguir aprovação em algumas matérias, terá novas oportunidades ao longo do próximo ano. Ela também solicitou aos estudantes que, mesmo com a inscrição no Nejap, continuem a frequentar a série em que estão matriculados atualmente.

Nenhum comentário: