quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Os tabuleiros invadiram a Rua Coberta da praça 1° de Maio em Parobé





Enxadristas das escolas de Parobé lotaram a Rua Coberta da Praça 1º de Maio para participar do evento “Os Tabuleiros Invadem a Rua Coberta”. O encontro ocorreu na tarde de 27 de outubro, quando 220 alunos das escolas municipais e estaduais de Parobé participaram da competição de xadrez em sua 2ª edição. Os jogos foram organizados pela Secretaria Municipal de Educação e reuniu competidores das categorias sub 8 até sub 14.

Segundo informações da Smed, o xadrez foi implantado em Parobé, no ano de 2008, desde lá, ele vem se desenvolvendo cada vez mais entre os alunos e professores. O estágio inicial aconteceu quando 40 professores receberam curso de capacitação e a partir daí foi se expandindo nas escolas.

De acordo com o coordenador do Xadrez nas escolas, professor Marcos Ismael Rangel, Parobé é o município da região que possui o maior número de alunos praticando essa modalidade esportiva. Ainda segundo ele, o enxadrista aprimora os aspectos da concentração e raciocínio lógico, planejamento, tomada de decisão, responsabilidade, criatividade e liderança e melhora o índice de desenvolvimento básico. “O objetivo do encontro foi de divulgar o xadrez para a comunidade e realizar esse encontro de confraternização entre alunos das mais diversas escolas do município”, disse Marcos Ismael.

Segundo a secretária Máris Assis, o xadrez oportuniza ao aluno estratégia, convicção, controle, confiança, e aumento do poder de percepção e com isso melhora o seu rendimento escolar, enfatiza Máris. O objetivo do encontro foi a troca de informações, crescimento em conhecimento e aprender um pouco mais de estratégias do jogo.A ideia principal é despertar nos participantes o interesse pelo jogo, incentivar a sua prática de forma continuada, fazendo com que todos busquem o aprofundamento e a vivência dos seus princípios éticos e morais no cotidiano”, afirma Máris Assis, secretária de Educação.

O evento foi prestigiado com a presença da secretária Máris Assis, a diretora de Educação, Fabiane Salvador de Lucena, a coordenadora pedagógica, Fabrícia Benemberger Machado de Oliveira, o campeão regional de xadrez, Cesar Gross, professores e diretores de escolas, entre outras autoridades.

Alunos da Escolinha de Futebol festejam o Dia das Crianças



O Dia das Crianças deste ano ficará na memória de cerca de 214 crianças que frequentam a escolinha de futebol Guarani/Prefeitura. O motivo de tanta alegria estampada nos rostos dos meninos de vários bairros de Parobé foi a festa organizada pelos professores da escolinha para celebrar a data de 12 de outubro. O evento aconteceu no Estádio de E.C. Guarani e contou com a participação de autoridades e pais de alunos. Os garotos se divertiram muito e se deliciaram com um gostoso almoço, refrigerante e sorvete e no final aconteceu o sorteio de bolas de futebol.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Parobé se prepara para a musicalização nas escolas



Trinta e cinco profissionais da Educação parobeense tiveram nesta semana uma formação continuada na área da música. O conteúdo foi abordado pelo professor André de Oliveira, maestro da Banda Municipal de Parobé, que trabalhou a teoria musical com os participantes e refletiu com eles sobre o significado da matéria na educação dos jovens.


As atividades totalizaram 16 horas e ocorreram no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Os participantes, na maioria, foram coordenadores pedagógicos da rede municipal, incluindo também alguns docentes que possuem afinidade com o assunto.


O ministrante defendeu a necessidade da promoção de eventos escolares, como festivais de talentos, para estimular os alunos a desenvolverem seus dons artísticos. Também pregou a importância da atividade em grupo como melhor alternativa para o aprendizado musical das novas gerações, que, segundo ele, são essencialmente visuais e rápidas. Suas colocações foram ilustradas pela exibição do filme Adorável Professor, que trata do ensino da música numa escola pública dos Estados Unidos.


Conforme a coordenadora pedagógica Silvia Duarte, a atividade desta semana faz parte de uma estratégia da Smed para atender uma exigência do Ministério da Educação, que prevê a musicalização como disciplina de sala de aula a partir de 2012. Futuramente, segundo ela, deverão ser promovidas capacitações dos docentes que irão trabalhar a matéria com os alunos.

Administração de Parobé entrega obras em bairros






A Prefeitura de Parobé, através da Secretaria de Habitação e Defesa Civil realizou a 1ª Ação Global nos Bairros.

O evento aconteceu dia 22 de outubro, na Rua Armando Feistauer, no bairro Muck, entrada para o bairro Alvorada. Durante a programação aconteceram ações que mobilizaram todas as Secretarias em conjunto com sua equipe de assessores na ação que incluíram a entrega de 93 casas do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH); Conscientização do Trânsito, com a participação do Interact Clube. Atendimentos na Área de Saúde, com exames de medição de pressão, glicose, confecção de cartão do SUS e procedimentos, entregas de panfletos e folders esclarecedores sobre cuidados e prevenção com a saúde, participação da Corsan, com demonstrações sobre o uso adequado da água e, recreação infantil com brinquedos Infláveis, entre outros benefícios oferecidos à população. Participaram do evento a prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch, o diretor de Habitação, Euclides Ribeiro Pinto, o coordenador da Defesa Civil do município, Abel Barcellos, a coordenara de Habitação, Josiane Cristina da Rosa, do presidente da Câmara Municipal, Altair Machado, e representando os beneficiados com a casa própria, Vilma Maria Kisch e Nereu de Oliveira Melo, e a participação da Banda Municipal, entre outras autoridades.

Euclides Ribeiro Pinto parabenizou a prefeita Gilda pela busca de realizar os sonhos da comunidade, através de obras que beneficiaram muitas famílias naquela região. “São mais de 90 casas que foram entregues para a comunidade dos bairros Jardim das Azaléias, Muck, Alvorada e Emancipação 1 e 2 e Mosmann, buscando sempre trazer uma melhor qualidade de vida para a comunidade”, disse Pinto.

A prefeita Gilda Kirsch destacou as obras que foram realizadas, que beneficiaram muitas famílias daqueles bairros, entre elas, o asfalto na estrada que liga Parobé à Igrejinha, as ampliações e construções das Escolas João Muck e Moisés de Souza Pires Mosmann. Os asfaltos realizados nos bairros Muck e Emancipação, calçamentos e melhoramentos nas ruas daquelas localidades. “Estamos entregando hoje a chave de 93 casas, que estão concretizando o sonho de muitas famílias, isso é qualidade de vida, que sempre foi uma preocupação da nossa administração” enfatizou a prefeita Gilda. Ela também lembrou que já foram entregues mais de 800 casas pelos planos habitacionais desenvolvido no município. ”Até o fim de nossa administração, chegaremos a 1.300 casas construídas em Parobé”, prometeu a prefeita.

Nereu Melo e Vilma Kisch fizeram declarações emocionadas pela aquisição de suas casas e agradeceram a administração de Parobé. “Estou morando na minha casa. Estou feliz por isso”, disse Melo. “Faz oito dias que estou dentro da minha casa nova. Meu sonho se concretizou, por isso estou muito alegre de poder morar dentre do que é meu”, disse Vilma.

A Escola Idalino escolhe representantes da beleza







Um grande público esteve presente na noite de 21 de outubro na Escola Idalino Pedro da Silva, para prestigiar o evento de beleza realizado naquele educandário. Foi à festa de escolha do Gato e Gata, Gatinho e Gatinha. O evento foi realizado no Ginásio Marieta Gellinger e contou a participação de toda a comunidade escolar, a direção, professores, funcionários e convidados. Participaram também o presidente da Câmara de Vereadores, Altair Machado, presidente da Associação de Moradores do Bairro Guarujá, Valcir Moreira, a presidente do CPM, Andreia Dalbianco e a Profª Maria Tereza Dartori Machado representando a SMED, a Gata de 2010, Andressa Bernardi e representado os pais de alunos, Keila do Nascimento Ferreira, que formaram o Corpo de Jurados.


O Ginásio esteve lotado com a participação dos pais dos alunos e torcidas organizadas, que fizeram a festa com muito entusiasmo. Primeiramente desfilaram 35 candidatos a Gatinho e Gatinha 2011, com alunos do Pré ao 5º ano, em seguida 21 candidatos a Gata e Gato - 2011, com alunos do 6º ano à 8ª série. O desfile foi coletivo e depois individual e teve como resultado. Foi um momento difícil para os jurados, pois eram muitos os que tiveram uma bela performance no desflie.

Depois de serem avaliados todos o quesitos, os vencedores foram os seguintes: Gatinho Idalino 2011: João Victor Machado da Silveira (3º ano - turma: 122)
Gatinha Idalino 2011: Isadora Brocker (2º ano - turma 103)
Gatinho Simpático 2011: Leonardo Descovi da Silveira (2º ano - turma: 102)
Gatinha Simpatia 2011: Vitória Letícia da Silva ( 5º ano - turma 141)
Gato Idalino 2011: Vitor de Castro (8ª série - turma 181)
Gata Idalino 2011: Caroline de Oliveira Machado ( 6ª série - turma 163)
Gato Simpático 2011: Guilherme Garcia da Rosa ( 6ª série - turma 163)
Gata Simpatia 2011: Caroline Linden ( 8ª série - turma 182)

Prefeitura de Parobé anuncia asfaltamento em dez ruas



A Prefeitura de Parobé está anunciando a realização de obras de asfaltamento em mais uma dezena de artérias urbanas. Os trabalhos serão executados por uma empresa contratada através de licitação, com fiscalização da Secretaria Municipal de Obras, e contemplarão tanto o recapeamento de algumas ruas quanto a colocação de asfalto novo em outras que ainda não dispõem desse tipo de pavimentação. Os recursos foram obtidos pela prefeita Gilda Kirsch junto ao governo federal.


O secretário de Obras, Jaime da Rosa, destaca que o critério de escolha das vias foi a maior necessidade, seja por causa do leito deteriorado, seja por conta do intenso fluxo de trânsito. As contempladas, com os respectivos bairros, serão as seguintes: Alcides da Rosa (Paraíso), 28 de Março (Palmeiras), Washington Luiz (Paraíso), José Ferreira de Matos (Paraíso), Santa Maria (Paraíso), Governador Jorge Lacerda (Paraíso), Nossa Senhora de Lurdes (Muck), Osmindo Gelinger (Guarujá), Emilio Sturm (Guarujá) e Canadá (Centro).


De acordo com a prefeita Gilda Kirsch, a previsão é de que os trabalhos andem rapidamente. Ela sublinhou que a melhoria trará considerável melhoria às comunidades beneficiadas, uma vez que as vias a serem asfaltadas servem de corredores de ônibus e, em alguns casos, também dão acesso a empresas.


Paralelamente ao asfalto, a Administração Municipal segue as obras de calçamento. É o caso da rua Tupi, no bairro Planaza, onde os serviços estão começando. Aproveitando o tempo favorável, a Secretaria de Obras também dedicou os últimos dias para fazer tapa-buracos em várias ruas e adiantar os trabalhos de patrolamento e ensaibramento em diversos bairros, como Emancipação, Pôr-do-Sol, Bela Vista e Vista Alegre, além de localidades interioranas, a exemplo de Poço Fundo e Areia Branca.

Cursos de Artesanato para a comunidade



Muitas pessoas da comunidade parobeense estão recebendo a oportunidade de aprender a arte do artesanato de forma gratuita em Parobé. Vários cursos são oferecidos na Casa do Artesão, com acompanhamento de profissionais de alta qualidade que disponibilizam as técnicas quefa vorecem o aprendizado. Segundo Nereide Dornelles de Abreu, coordenadora da Casa, são mais de 150 pessoas que participam semanalmente dos cursos.

Estão em andamento os cursos de Pachcolagem, Crochê, às segundas, Textura de Quadros e Bonecos de Pano, nas terças, nas quartas-feiras, Cursos de Feltros, Bonecas e Arranjos,Fuxico e Guirlandas de Natal e Textura em Quadros. Nas quintas-feiras acontecem os cursos de Biscuit, Bonecos de Pano, Guirlandas e nas sextas é a vez de aprender Crochê, Caixas de MDF e decorações em latas. As aulas acontecem em dois turnos. “A procura é muito grande, mas ainda tem algumas vagas”, avisa Nereide. Os interessados devem ir até a Casa do Artesão, na Rua Vera Cruz, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Bonecos de Pano e papais noéis. As aulas iniciam dia 31 de outubro e irão até 4 de novembro.

“Estamos muitos felizes pela grande procura que temos e por podermos disponibilizar a comunidade esta oportunidade de aprenderem mais uma profissão e com isso aumentarem sua renda familiar” destaca Nereide.

A casa do Artesão é administrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, é mais um projeto da Administração Municipal que visa trazer uma melhor qualidade de vida à população parobeense, abrindo a oportunidade de aprender e crescer profissionalmente.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ruas de Parobé ganham melhor iluminação pública



A Secretaria de Obras de Parobé está realizando um trabalho para melhorar a iluminação pública da cidade. Nesta semana, os serviços foram concentrados na rua João Corrêa, no acesso ao bairro Nova Parobé. Conforme o secretário Jaime da Rosa e o coordenador da Pasta, José Alexandre Haack Filho, está sendo feita a substituição de luminárias de 70 watts por outras de 250, visando a potencializar o efeito da iluminação noturna.


Anteriormente, o mesmo trabalho já havia sido realizado na Avenida das Nações, que faz a ligação entre vários bairros, e a próxima etapa será na rua Mário Mosmann, na saída para Igrejinha, e no trecho recentemente asfaltado entre a sede distrital de Santa Cristina e a ERS-020.


A troca da iluminação faz parte de um projeto de investimentos na ordem de R$ 40 mil. Os recursos provêm da CIP (Contribuição sobre Iluminação Pública), que é cobrada junto com o IPTU. “Além de melhorar o aspecto noturno das ruas, é uma medida que traz mais tranquilidade e segurança aos moradores”, destacam Jaime da Rosa e José Alexandre Haack Filho.

Parobé presente na entrega do Prêmio Professor Inovador





A prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, foi um dos chefes de Executivo da região presentes ao evento de divulgação dos vencedores do Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana – 2ª edição, ocorrido na noite de 18 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings, em Igrejinha. A iniciativa é da Agenda Paranhana 2020, movimento coordenado pela Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária do Vale do Paranhana (CICS VP). Também prestigiaram o momento os prefeitos de Igrejinha, Jackson Schmidt, e de Três Coroas, Rogério Grade.


As mais de 400 pessoas presentes à ocasião tiveram a oportunidade de conhecer os finalistas e vencedores do prêmio, no qual docentes desenvolveram experiências inovadoras nos anos de 2010 e 2011. De Parobé, além da prefeita Gilda, participaram a vice Nelsi Lázaro e a secretária municipal de Educação, Máris de Assis, juntamente com funcionários da Smed, professores municipais e concorrentes inscritos à premiação.


O município teve três trabalhos entre os finalistas, todos condecorados com certificados de honra ao mérito. Na categoria Educação Infantil, o destaque foi o projeto “Bombeiro Fraldinha”, que tem como autora Leila Silvana Alia Gil e co-autor, Gilmar Egidio Corrêa Dias. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Parobé compareceu com o projeto “Ioga nas séries iniciais: uma abordagem lúdica nas aulas de Educação Física”, de Leonardo Denis Ostjen. “O jornal em sala de aula”, de autoria de Raquel Moraes de Mello, foi o trabalho finalista na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais.

A prefeita Gilda Kirsch e a secretária Máris Assis foram convidadas ao palco para participar do ato de entrega da premiação.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Bairro Muck terá Ação Global neste sábado



A Administração Municipal de Parobé, através da Secretaria Municipal de Habitação, Defesa Civil e demais setores, realizará neste sábado a 1ª Ação Global no Bairro. O evento será das 8 às 12 horas, na Rua Armando Feistauer, no bairro Muck, junto à entrada para o bairro Alvorada.


As atividades incluirão inaugurações de unidades habitacionais do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), conscientização de trânsito, prevenção de acidentes domésticos com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, atendimentos de saúde com exames e procedimentos e recreação Infantil com brinquedos infláveis. Todas as secretarias da Administração Municipal participarão com espaços para divulgação das suas atividades e esclarecimentos à população.


Os dois representantes de Parobé passam de fase no Bom de Bola

As duas escolas de Parobé, a Getúlio Dornelles Vargas, no Feminino e a Ana Maria Fay dos Santos, no Masculino, estão classificadas para a próxima fase do Campeonato Bom de Bola.Os jogos aconteceram na cidade de Eldorado do Sul, dia 16 de outubro quando a equipe da Escola Getúlio Dornelles Vargas, no feminino, classificou-se em 1ª lugar no triangular inicial da 2ª fase do Guri Bom de Bola.

As vitórias vieram sobre as equipes de Guaíba e de Portão por 4x0 e 3x0 respectivamente. Marcaram os gols Michele 4 vezes, Ana Lisa, Ingrid e Natacha 1 vez.

O time de Parobé venceu também o primeiro jogo do Quadrangular, que dá vaga à semifinal, em cima de Nova Hartz por 2x0 com gols de Ana lisa e Andresa.

Os próximos adversários no quadrangular serão Novo Hamburgo e Dois Irmãos no dia 23 na mesma cidade. “A equipe, que no ano

passado ficou campeã estadual (JERGS 2010), tem boas chances de conquistar o título, pelo trabalho que foi feito durante o ano, pela estrutura de treinamentos montada pela direção da Escola e Secretaria de Educação e, principalmente, pela qualidade das meninas do educandário”, avalia o professor Jéferson Michel, treinador da equipe.

A equipe Masculina da Escola Ana Maria Fay dos Santos, também passou para a próxima fase após passar pelos adversário de Lindolfo Collor e Salvador do Sul.

Segundo o diretor da escola, José Rogério Prates foram jogos difíceis, mas que foram superados pela garra dos meninos da escola. A coordenadora pedagógica Andréa Ronning Bueno disse que a expectativa é de um resultado positivo na próxima fase, “mesmo com pouco treinamento a equipe jogou muito bem e isso nos dá esperança de vencermos a próxima etapa”, acredita Andréa.

A equipe do Ana Maria jogou com: Jardel, Gabriel, Jean, Ailton, Francisco, Kainan, Ariel e Anderson; Evandro, Weslley e Romário. Os suplentes foram João Fernando, Rodrigo, Ruan, Gustavo Vinicius e Jordi. Acompanharam a equipe a professora de Educação física, Maria Rita da Costa, o Diretor da Escola José Rogério Prates e a coordenadora pedagógico e treinadora Andréa Ronning Bueno. Na chegada em Parobé a equipe festejou muito com a diretoria e colegas.

Parobé realizou I Fórum Estudantil Municipal Parobé

A Secretaria de Educação do Município realizou nesta quarta-feira, 19, através do Departamento Pedagógico, no auditório da Secretaria o I Fórum Estudantil Municipal.

O evento contou com a presença da secretária de Educação, Máris Assis, do presidente do Rotary Club, Samuel Ruiz Mosmann, da coordenadora pedagógica Fabrícia Bonemberger Machado de Oliveira e Andreia Ritter, entre outras autoridades.

O público alvo foi alunos destaques das escolas municipais de ensino fundamental, diretores, coordenadores pedagógicos, profissionais da educação, SMEd, Rotary Club e alunos das escolas participantes.

O Fórum foi uma ação do Prêmio Desataque na Educação Municipal, promovido pelo Rotery Club em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Educação. A Avaliação para vencer essa premiação, que acontece no final de novembro, além de melhor freqüência e notas, também será avaliado o trabalho apresentado pelos alunos no Fórum.

Segundo Fabrícia, o evento foi um grande sucesso, com a apresentação de obras magníficas realizadas pelos alunos. ”Foi um Fórum de grande qualidade, quando os nossos alunos demonstraram muita criatividade e imaginação na produção de seus projetos”, disse. Ela também enfatizou o trabalho desenvolvido nos educandários do município. “Cada representante das escolas despenharam um grande papel para a realização desse evento. Os professores deram uma grande contribuição com a orientação e supervisão nos trabalhos”.

Ela também destaca que todos deram o melhor de si, e por isso o Fórum mostrou trabalhos que exigiram esforço e dedicação de todos os envolvidos no evento. “Todos estão de parabéns”.

Os alunos destaques receberam uma Mensão Honrosa pela participação no Fórum.

Temas apresentados:

Big bang! A origem da vida de Maria Eduarda Ferreira, da turma 161 EMEF Romilda Sibel Renck; Orçamento familiar de Larissa Avila da Silva, da turma 161 de EMEF Noemy Fay dos Santos; Projeto: Construção de um polígono regular utilizando o software geogebra de Shalynka Eduarda Leão Azevedo de Andrade da turma 161 de EMEF Padre Afonso Kist; A importância da leitura de Alessandra Natalia dos Passos, da turma 182 da EMEF Maltus Krumennauer; Projeto Ábacos de Tainara Gisele Weirich da turma 152 de EMEF João Muck; A importância da Leitura de Stefani Galle Ferreira da turma 151 da EMEF Diniz Martins Rangel; Alcoolismo de Vitória Ribeiro de Andrade da turma 153 da EMEF Artuino Arsand; A Educação Melhora a vida das pessoas de Christopher Jonata Ferreira Moraes da turma 182 da EMEF Idalino Pedro da Silva; Projeto redescobrindo valores e aprendendo a viver bem de Vanessa Novak, da turma 152 da EMEF Maria Francisca da Silva; Alimentação da Tailine Raiana Fillmann, da turma 154 da EMEF Ana Maria Fay dos Santos; Festival de dança de Renata Pereira Araujo, da turma 171 da EMEF Teresinha Ivone Homem; Conhecendo o corpo humano de Jaqueline Pacheco Pereira, da turma 171 da EMEF João Angelo Pandolfo; Meio Ambiente de Caroline Moreira, da turma 162 da EMEF Jorge Fleck; Atividades de preservação do Meio Ambiente – Grupo COMVIDA de Luis Barcelos de Araujo Junior, da turma 161 da EMEF Leopoldo Frederico Willers; Projeto COMVIDA de Kevin Vinicios Tambara, da turma 151 da EMEF Moises Souza Pires Mosmann; Projeto Ler é bom! Experimente! De Suelen Tamaine Vargas da Silva da turma 171 da EMEF Marieta Melita da Silva; Povos que contribuíram para formação do nosso estado de Fabiane Martins da Silva, da turma 131 da EMEF Diniz Martins Rangel; Parobé:nossa cidade, nossa história de Thalia Pereira Roggia, da turma 131 da EMEF João Angelo Pandolfo; Dança da chula Aluno Kelvin Moisés da Silva, turma 132 da EMEF Ana Maria Fay dos Santos; Projeto Contos de fada de Queren Carla Souza dos Santos, da turma 132 da EMEF Marieta Melita da Silva; Conhecendo nossa cidade de Brenda Gross, da turma 131 da EMEF Romilda Sibel Renck; Descobrindo as riquezas de nosso folclore de Milena Guadanini, da turma 132 da EMEF Teresinha Ivone Homem; Inseticida Ecológico com Citronela e outras alternativas sustentáveis da Julia Vargas Kayser, da turma 141 da EMEF Getúlio Dornelles Vargas; 2)Educação Ambiental de Lais Fernanda Almeida da Silva, da turma 131 da EMEF Maltus Krumennauer; Bullying de Alice de Vargas Fleck, da turma 142 da EMEF Artuino Arsand; Preconceito de Naiana Barbara Lemem, da turma 141 da EMEF Jorge Fleck; Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente de Jordana Martins Worst, da turma 141 da EMEF MOISÉS Souza Pires Mosmann; Jogos Boole de Gustavo Antonio Santi , da turma 132 da EMEF Noemy Fay dos Santos; projeto Xadrez de Brenda Pertuzatti, da turma 141 da EMEF Idalino Pedro da Silva; Projeto Portfólio de Karine Cardoso, da turma 132 da EMEF João Muck; Projeto Show de Natal de Kaelide Correa da Conceição, da turma 131 da EMEF Maria Francisca da Silva; Projeto Matemática de Denian Vicari, da turma 141 da EMEF Padre Afonso Kist; Projeto Xadrez de Cristiane Vecker Homem, da turma 131 da EMEF Leopoldo Frederico Willers

Mulheres rurais aprimoram arte da panificação caseira



A agricultura Selma Terezinha Hartz herdou da tradição familiar os conhecimentos para fabricação de uma grande variedade de produtos da cozinha colonial. Aos 64 anos, a moradora do interior de Parobé não viu, porém, nenhum problema em tirar algumas horas, durante esta semana, para aprimorar ainda mais as suas habilidades e até mesmo rever alguns noções que tinha.


Selma foi uma das 13 participantes do curso de panificação caseira ocorrido na sede da associação de moradores do Residencial Azaleia. A iniciativa foi do Sindicato Rural do Vale do Paranhana (SRVP) em parceria com a Emater e apoio da Prefeitura de Parobé.


Os conteúdos foram ministrados pela professora Anides Guragni Krindges, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Durante as 24 horas de atividades, ela ensinou às alunas os segredos e técnicas para a produção de mais de 50 pratos diferentes, todos derivados da arte da panificação. Além de pães, elas aprenderam maneiras diferentes de fazer doces e salgados, cucas recheadas, minipizzas, pastéis, esfirras, massas frescas, maioneses, biscoitos e bolachas, entre diversos outros itens.


“Aprendi que, a partir de uma massa coringa, a gente pode fabricar uma série de coisas”, contou Selma, citando como exemplo a utilização de melado em substituição ao açúcar na receita de biscoito. Gladis Margarete Mergener, 49 anos, moradora da localidade de Salto, ficou tão animada com a experiência que até projetou um passo mais ousado. “Quem sabe, me junto com umas duas ou três amigas do curso e montamos uma barraquinha na praça, durante o período de Natal, para vender os nossos produtos”, cogitou.


Foi justamente essa a mensagem de apoio transmitida pelo presidente do SRVP, Sérgio Luce, que participou do encerramento do curso, na tarde de quarta-feira, com direito a degustação das guloseimas fabricadas pelas mulheres. Ele explicou que os cursos são registrados no Ministério do Trabalho e têm caráter profissionalizante. “A ideia é que vocês aproveitem esses novos conhecimentos para agregar renda à família”, salientou.


Escola de Parobé dá exemplo na inclusão de aluno deficiente




Na escola municipal Artuíno Arsand, do bairro Guarani, em Parobé, um exemplo concreto serve para ilustrar como a inclusão escolar pode funcionar na prática, trazendo resultados satisfatórios para todas as partes envolvidas. Desde 2010, o educandário conta com um aluno cego, que conseguiu se entrosar perfeitamente às condições oferecidas, evoluindo no aprendizado e estabelecendo relacionamentos construtivos com colegas, professores e direção.


O menino Everson Kaian Anhaia Fagundes, de 10 anos, atualmente está matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental. A sua inserção no Artuíno Arsand foi precedida de um amplo trabalho adaptativo, conforme explica a diretora Maristela Martins Pereira. A preparação envolveu toda a escola e passou por uma série de atividades, como, por exemplo, exercícios físicos e desenhos com os olhos vendados em que professores e alunos eram levados a se pôr no lugar de uma pessoa que não consegue enxergar.


Kaian, como é mais conhecido, vinha de uma escola estadual de São Leopoldo, onde freqüentou uma classe especial, e em Parobé já recebia atendimento no CMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Professora Flávia Maria Brito). A professora Michele Brito, que trabalhou com o menino no ano passado, conta que todo o trabalho na escola foi feito com a intenção de que ele fosse tratado normalmente e que participasse de todas as atividades possíveis. Assim, os coleguinhas acostumaram-se a guiar o novo colega pelos corredores a fim de que chegasse à sala de aula ou a outras dependências, como o banheiro, por exemplo.


Hoje, é possível ver Kaian participando de atividades físicas que muitos poderiam achar impraticáveis para ele, como, por exemplo, jogo de futebol ou basquete. O menino ainda precisa que alguém pegue em sua mão para correr pela cancha, mas a escola já tem um projeto para aquisição de uma bola com guizo, para que ele possa identificar a aproximação do brinquedo pelo ruído.

Como é próprio de quem vive na sua circunstância, o garoto também tem muita sensibilidade e habilidade com as mãos, tanto é que costuma identificar seus interlocutores pelo tato, apalpando a cabeça e o rosto, principalmente. É o que faz com o maior amiguinho da classe, o pequeno Roger (Roldão de Oliveira), seguido de um abraço apertado que mostra toda a cumplicidade entre ambos.


Fotos:

Créditos: Divulgação/Alvaro Bourscheidt

(151) Kaian com colegas de classe, professores da Artuíno Arsand e representantes do DAEE

(143) Aluno recebe auxílio de sua professora e da pedagoga do CMAEE para aprender a ler em braille

Materiais em braille e

atenção na hora cívica


Kaian também gosta de tocar um instrumento musical, a bateria, manejando as baquetas com uma desenvoltura que chega a surpreender. Tanto é que foi muito aplaudido durante uma apresentação realizada na abertura de um fórum regional sobre deficiências, ocorrido em Parobé no último mês de agosto.

A professora Jane Ribas, que trabalha com Kaian neste ano, conta que o aluno com deficiência visual consegue participar da maioria das atividades propostas em sala de aula. Ao distribuir material para a turma em processo de alfabetização, ela se dá ao trabalho de transcrever em braille as palavras do exercício de leitura destinado a Kaian.

Os maiores progressos, todavia, são testemunhados pela pedagoga Monica Reis Carvalho, que atua no CMAEE e acompanha o menino há cerca de cinco anos. “A evolução dele é enorme, especialmente no aspecto da sociabilidade. Antes era tímido, agora age com total espontaneidade”, constata. “Sou eu que controlo esta escola”, diz Kaian, do seu jeito, como que interpretando o carinho e a atenção recebidos. Foi o que chamou a atenção da própria Monica, numa recente hora cívica realizada na escola. “Sem que ninguém pedisse, um menino maior se agachou do lado do Kaian e começou a descrever para ele tudo que se passava”, exemplifica.


Para a coordenadora do Departamento Educacional Especializado (DAEE) da Secretaria Municipal da Educação de Parobé, Joana d’Arc Wittmann, a ideia da inclusão se aplica a todas as escolas que compõem a rede, mas o êxito vai depender da forma como cada qual acolhe o aluno, tomando-o como seu, e da implicação dos professores no processo.


No caso especifico da Artuíno Arsand, segundo Joana, a experiência com o menino Kaian pode ser considerada referencial. Tanto é, observa, que não houve necessidade de intervir na estrutura física da escola para receber o aluno deficiente, a não ser adquirir alguns materiais especiais para trabalhar com ele. “A parte mais difícil, sem dúvida, é a metodológica”, finaliza.

(033) Kaian mostrando sua desenvoltura na bateria em evento regional sobre deficiências

Coordenador da Defesa Civil participou de encontro sobre mudanças climáticas


Defesa Civil de parobé através de seu coordenador Abel Barcellos da Silva participou de evento promovido por CEPED/RS (Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da UFRGS). Encontro Sobre mudanças climáticas desastres naturais e prevenção de Riscos, Que aconteceu nos dias 17 e 19/10 na cidade de Porto Alegre no auditório da Famurs na zona sul da capital.

Este evento fez parte da programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, sobre Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos. Participaram destas atividades professores e pesquisadores da UFRGS, de instituições de pesquisa de São Paulo e representantes da Defesa Civil do Estado. Além da comunidade acadêmica, neste evento participaram também a sociedade gaúcha através das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, representantes do poder público e demais entidades envolvidas em ações de Defesa Civil no nosso Estado.

O pesquisador do CEPED, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, falou da importância da participação do meio acadêmico nos trabalhos elencam as atividades de Defesa Civil.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Parobé é atração da semana na Assembleia Legislativa



A cidade de Parobé ocupa nesta semana a Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Até a próxima sexta-feira, todos os visitantes do parlamento estadual, deputados e funcionários da casa podem conhecer os principais atrativos do município do Vale do Paranhana.



A abertura da exposição que mostra aspectos da história, economia e turismo em Parobé ocorreu no final da tarde desta segunda-feira. Participaram a prefeita Gilda Kirsch e a vice Nelsi Lázaro, acompanhadas da maior parte de seu secretariado, além de diretores e de outros servidores da Prefeitura. O presidente Altair Machado (Ika) e os vereadores Jorge Silva e Roque Alves representaram o Legislativo municipal.


Ao se pronunciar, a prefeita Gilda destacou a importância de ocupar um espaço com tamanha visibilidade. “Algumas pessoas podem achar que Parobé é só um caminho para a serra. Nós estamos aqui com muito orgulho para mostrar um pouco do muito que nossa cidade possui em termos de riquezas e de potenciais”, salientou.

O deputado Adilson Troca falou em nome da presidência da Assembleia e elogiou a qualidade da exposição montada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer. “Durante estes próximos dias, Parobé também será divulgada pelas outras mídias da casa, como a TV”, informou o parlamentar, que estava acompanhado do colega Carlos Gomes e do ex-presidente João Luiz Vargas.



Finalizando o ato, o projeto Asema do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Fazenda Pires realizou uma apresentação musical. Após, foi proporcionada aos pa

rticipantes uma degustação de alimentos coloniais oriundos de Parobé.

A exposição está montada no hall de entrada da Assembleia e reúne uma série de materiais de divulgação, como fotos, banners, folder e um informativo do município. Também podem ser conferidos produtos de empresas parobeenses e criações da Casa do Artesão e da Comunidade Terapêutica Vida Plena. A visitação está aberta diariamente das 8h30min às 18h30min.

Palestra Motivacional para Funcionários da Prefeitura



Os funcionários da prefeitura de Parobé Participaram de Palestra Motivacional dia 13 de outubro. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com um grande número de pessoas. O palestrante foi o consultor político e empresarial, Heber Diaz, representante da Famurgs.

A palestra foi organizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer a pedido da prefeita Gilda Maria Kirsch, como forma de incentivar os funcionários a continuarem prestando um serviço de qualidade à população parobeense.

Além de falar muito bem sobre motivação, valorização, autoconhecimento e superação, Heber Diaz ilustrou a palestra com várias experiências vividas em sua carreira de trabalho. Estiveram presentes a prefeita Gilda Maria Kirsch, a vice-prefeita Nelsi Lázaro, secretários, diretores e funcionários de várias secretarias municipais.

Em seu discurso de abertura do evento, a prefeita Gilda destacou a importância dos trabalhadores públicos estarem motivados para desenvolverem um bom trabalho para a comunidade. “É justamente pela excelência do funcionalismo que nós estamos numa fase muito boa. Uma das cidades que mais cresce e se desenvolve na Região.

Também queremos uma cidade com uma prefeitura que tenha em cada secretaria um serviço digno a toda a população. O que eu mais quero é que sejamos elogiados pelo nosso serviço prestado”, disse a prefeita.

Pequenos Leitores foram homenageados na Biblioteca Érico Veríssimo





Dentro de um clima alegre e festivo a Biblioteca Municipal Érico Veríssimo realizou uma homenagem aos pequenos leitores de Parobé. O evento ocorreu na tarde do dia13 de outubro e contou com a presença da secretária de Educação, Máris Assis, da coordenadora do Departamento Cultural Educacional, Rosângela Borges, da poetisa Leila Gil, professores e pais dos leitores.

A atração do evento foi o poeta infantil, representante do 4º ano da Escola Moisés da Souza Pires Mosmann, João Vitor de Melo de 10 anos, que apresentou uma poesia de sua autoria, que foi muito aplaudido pela plateia. Ele já escreveu 8 poemas e disse que gosta muito de poesias e sonha em ser um grande escritor. Declarou-se um admirador dos trabalhos de Leila Gil, escritora parobeense. Segundo Leila, o João Vitor tem um grande potencial, por gostar muito de ler e ter uma imaginação fértil para escrever.

A programação, na Biblioteca em homenagem às crianças, iniciou no começo de mês de outubro, teve o objetivo de incentivar as crianças à leitura. Dentro das atividades, ocorreu exposição de fotos dos leitores, momento cultural com a Hora do Conto, com histórias de Monteiro Lobato e culminou com a homenagem aos pequenos leitores que receberam um certificado e uma lembrança da casa.

Máris Assis incentivou as crianças “o mundo fica encantado com belas histórias para que vocês gostem da leitura e desenvolvam a imaginação, isso é muito importante para o crescimento intelectual das nossas crianças”, disse.

Rosangela destacou que o evento foi realizado para estimular à leitura no meio infantil “para que eles desenvolvam esse hábito tão salutar”.

A biblioteca Érico Veríssimo atende das 7h30min às 18 horas.