quinta-feira, 17 de maio de 2018

Projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo capacita educadores

Em sequência às etapas para a implantação da Biblioteca Comunitária Ecofuturo, educadores participaram, nesta quarta-feira (16), no Parque do Trabalhador, da primeira formação destinada a funcionários que atuarão no novo espaço. Instalada junto ao Colégio Municipal Theóphilo Sauer, a previsão é que seja inaugurada até setembro deste ano, com acesso exclusivo à comunidade.
A iniciativa é uma parceria entre o Grupo CPFL e o Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose, idealizador e responsável pela realização do projeto em parceria com a Administração Municipal.
Segundo a ministrante do curso “Ambiente natural como educador”, a educadora ambiental, Patrícia Espíndola Bittencourt, a oficina trabalha a relação humana, sensibilizando as pessoas e conectando-as à natureza.
— O objetivo é trazer a emoção da leitura para uma área natural, usar a natureza como ferramenta educadora, instigar a leitura junto ao meio ambiente para que haja maior conexão, tornando-a mais prazerosa, principalmente para criança — observa Patrícia.
A monitora ambiental do Ecofuturo, Andréia Almeida, reitera.
— O educar não está somente dentro da sala de aula, mas no ambiente externo. A ideia é mostrar pra bibliotecária como pode usar o ambiente externo, lendo um livro embaixo de uma árvore, por exemplo, a fim de inspirar mais a leitura — menciona Andréia.
CURSOS
A representante da Ecofuturo, Vanessa Espíndola, explica que após a oficina de Educação Socioambiental, ocorrerão, em junho, os cursos de Promoção de Leitura e de Auxiliar de Biblioteca, com um conteúdo mais técnico, direcionado aos mesmos professores que participaram desta primeira formação.
— Estes professores foram selecionados pela Secretaria de Educação, os especialistas que ministrarão os próximos cursos são da Fundação Nacional do Livro, um órgão consultivo da Unesco pra literatura e biblioteca aqui no Brasil. A partir das formações, eles vão nos indicar as pessoas que mais se destacaram, que têm mais aptidão à proposta — informa Vanessa.
PRESENÇAS
Acompanharam a oficina, o vice-prefeito, Hélio Cardoso Neto; o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda; os consultores de negócios da RGE, Polyanna Souza da Cunha e Cristiano Pires e as representantes da SMECE, Vivian Angeli e Daiane Volkart.
PROJETO BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ECOFUTURO
O projeto é financiado pelo BNDES a partir do uso de recursos do subcrédito social. O objetivo é apoiar e fortalecer políticas públicas de leitura e de biblioteca, além de democratizar o acesso aos livros e promover a formação de leitores. Criado em 1999 pelo Instituto Ecofuturo, o projeto de Biblioteca Comunitária conta com a participação da sociedade ao longo de todo seu desenvolvimento.
Desde o início, é feita uma mobilização das comunidades do entorno para acompanhamento, sugestões sobre o processo e composição de parte do acervo. A unidade receberá 1.000 livros novos de literatura, dois computadores, impressora, software para gestão da biblioteca, equipamento de TV e Blu-Ray, além do mobiliário necessário para compor o espaço.
Dos livros adquiridos, 30% são escolhidos pela comunidade e a seleção dos outros 70% é realizada por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto.

Nenhum comentário: