terça-feira, 29 de maio de 2018

Sindilojas Vale do Paranhana divulga posição sobre greve dos caminhoneiros

O Sindilojas Vale do Paranhana divulgou nesta terça-feira (29), uma nota oficial sobre o posicionamento da entidade lojista em relação à greve dos caminhoneiros.
Confira na íntegra a nota assinada pela presidente Nara Rost Kublick:
O Sindilojas Vale do Paranhana ressalta que uma de nossas bandeiras de defesa da entidade é a redução da alta carga tributária que impede, muitas vezes de manter nosso comércio de portas abertas, por isso atua e promove iniciativas em prol dessa causa. As ações do governo estão trazendo consequências para o dia a dia do comércio varejista e da comunidade, o que prejudica a economia do país e toda a cadeia produtiva.
Defendemos a livre iniciativa, ou seja, o direito do comerciante em aderir ou não ao movimento, porém os serviços essenciais devem ser garantidos.
Sobre as manifestações que estão programadas, o Sindilojas ressalta que o direito à manifestação é legítimo e aconselha aos comerciantes uma postura preventiva e pacífica. Estamos juntos com a população, ressaltando que não apoiamos o alto custo da gasolina ou outros combustíveis, bem como que isenções ou reduções de valores não deve ser repassados a outros setores. Não podemos pagar mais uma conta. O Sindilojas Vale do Paranha está confeccionando o cartaz abaixo em apoio às reinvindicações da população, caso queiram aderir basta buscar o seu junto a Sede do Sindilojas em Taquara, a partir do dia 30/05, a contar das 15h.
O Sindilojas Vale do Paranhana salienta ainda que, caso o transporte coletivo seja atingido, é importante organizar um sistema de caronas entre os funcionários para que possam fazer o deslocamento ao trabalho ou organizar um sistema de transporte próprio.

Monumento do Rotary Clube é inaugurado em Parobé

Na tarde desta terça-feira (29), ocorreu a inauguração do monumento em comemoração dos 40 anos do Rotary Club de Parobé (foto). O monumento fica localizado na ERS-239, próximo ao pórtico da entrada da cidade, junto ao canteiro que dá acesso ao Residencial Azaléia. O evento contou com a presença dos membros do Rotary, autoridades municipais e integrantes da comunidade.
A inauguração oficial simbolizou todo o trabalho que vem sendo desenvolvido e apoiado pelo Rotary Club na cidade, para o presidente da entidade Neimar Ghisleri, o clube de serviços é um marco no município.
— A história de Parobé se entrelaça com a história do nosso clube — declara.
Para o prefeito Moacir Jagucheski, o trabalho do Rotary Club é fundamental para o desenvolvimento local.
— Em nome da administração, só tenho a agradecer, pelo trabalho feito pela entidade aqui na cidade — comenta Jagucheski.
O MONUMENTO
Estruturado numa base retangular na cor azul, na qual estão expostos o nome do clube, bem como a alusão aos seus 40 anos. A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos mesmos propósitos. Ao centro encontra-se a roda dentada na cor dourado/amarelo, representando a nobreza e legitimidade. Dando sustentação a roda dentada, entra-se a família Rotária do Rotary Club de Parobé, representada nas cores: Amarelo Rotary Club Parobé; Vermelho cara da amizade; Rosa Cramberry Rotaract e Azul Céu Interact.

Hipertensão é tema de capacitação dos agentes de saúde

Comumente chamada de pressão alta, a hipertensão arterial sistêmica é uma doença que requer muita atenção dos profissionais da saúde, pois não dá muitos alertas até que haja uma crise.
Considerando o crescente número de pacientes que vem sofrendo com essa doença, a Secretaria de Saúde de Taquara abordou esse tema durante a capacitação dos seus Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do mês de maio, ocorrida no último dia 23, no Centro Educacional Índio Brasileiro César.
Durante a palestra, ministrada pela médica Viviane Ventura, pela enfermeira Fernanda Flores e por outros servidores da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Eldorado, foram debatidos os sintomas mais comuns dessa doença, os efeitos que causam na vida dos pacientes e também as diversas formas de tratamento naturais, como a prática de atividade física, alimentação saudável, entre outras.
O encontro, organizado pela enfermeira coordenadora das ACS de Taquara, Leila Ferrão, faz parte de uma série de capacitações realizadas uma vez por mês, que tem como objetivo melhor preparar esses profissionais que tem o papel fundamental de oferecer orientação, acompanhamento e educação em saúde junto a comunidade em que atuam.
A próxima capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde de Taquara será realizada no dia 20 de junho, às 9h, e terá como tema central a saúde da mulher.

Entidades se mobilizam para nova edição do Fórum Sindical Sul Têxtil

As entidades sindicais da região Sul do País já estão se mobilizando para a 13ª edição do Fórum Sindical Sul Têxtil, que será promovido na cidade de Umuarama, no Estado do Paraná.
Na última semana, os dirigentes e representantes das federações se reuniram na cidade de Cianorte para dar início as tratativas do evento. Também foi feita uma avaliação da realização da edição promovida na cidade de Farroupilha, onde foram repassados aos presentes os números referentes a participação dos sindicatos.
À frente da Federação das Indústrias de Calçado e Vestuário do Rio Grande do Sul (Feticvergs), o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, João Pires, destacou a necessidade de avaliar a participação dos dirigentes no último fórum, para buscar ainda mais uma unidade entre as entidades devido ao atual panorama brasileiro.
— Como estamos vivendo este momento importante e definitivo para as entidades sindicais, é de grande importância que estejamos já pensando mais à frente do trabalho a ser promovido. O Fórum promove um ambiente de debate e principalmente, de informação para fortalecer o trabalho dos sindicatos junto aos trabalhadores das bases — destacou Pires.

Taquara tem filas históricas para abastecimento

Como já ocorre desde o fim da tarde de ontem (28) desde o anúncio da chegada da primeira carga, Taquara dormiu e acordou  com filas quilométricas de carros em busca de abastecimento nos postos em que o combustível começa a chegar.
Desde a madrugada desta terça-feira (29), a Júlio de Castilhos e outras tantas ruas nos arredores estão tomadas. Hoje pela manhã, há carros até a subida no Morro do Leôncio.
Informação importante: no Ipirangão, há um limite de 100 reais por veículo.
Tocador de vídeo
00:00
00:08
Na noite de ontem, mesmo antes da chegada da carreta com combustível, a fila para o abastecimento no posto Ipirangão já era enorme, ultrapassando os limites da Júlio de Castilhos. (Foto: Marcos Kayser/Especial)

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Aulas das escolas municipais estão suspensas nesta semana

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes informa que as escolas municipais de Taquara, das zonas urbana e rural, retornam as aulas somente na segunda-feira, dia 4 de junho.
Tendo em vista o cenário das paralisações, em que a maioria dos alunos, professores e funcionários estão com dificuldade de locomoção, as aulas estão suspensas, nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de maio.
Considerando o feriado da próxima quinta-feira (31), e a ponte do dia 1º de junho, já previstos e homologados no calendário escolar deste ano letivo, as atividades retornam na próxima semana.

Taquara decreta ponto facultativo na sexta-feira

Devido às celebrações do feriado de Corpus Christi, que ocorre na quinta-feira (31), a Prefeitura de Taquara decretou ponto facultativo, na sexta-feira, 1º de junho.
A determinação abrange os órgãos da Administração Pública, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio, que retornam ao horário normal, na segunda-feira, dia 4 de junho.
O Posto de Saúde 24 horas (Darcy Ribeiro) e a Unidade Básica de Saúde Piazito manterão atendimento habitual.

Caminhoneiros fazem manifestação na Praça Marechal Deodoro

Pelo terceiro dia consecutivo, a praça Marechal Deodoro, em Taquara, recebeu nesta segunda-feira (28) um novo ato de apoio à greve dos caminhoneiros. Por volta das 15h, cerca de dez caminhões cruzaram a Avenida Júlio de Castilhos aos buzinaços, levando mensagens de repúdio ao custo do diesel, à alta carga de impostos dos combustíveis e ao presidente Michel Temer.
Às 16h, um grupo de manifestantes acompanhou a pé o comboio até a RS 239, onde ocorre um ponto de mobilização.

Edição de maio do Sarau com Café é cancelada

A organização do Sarau com Café divulgou nesta segunda-feira (28) um comunicado de cancelamento do próximo evento, que ocorreria na quarta (30):
Devido ao desabastecimento e ao cenário instável da região, resolvemos cancelar o Sarau com Café da próxima quarta-feira (30). Trata-se de uma decisão inédita em quase 15 anos de evento. Informamos, ainda, que os integrantes da Associação Lítero-Cultural Igrejinhense (Alici) e do grupo Escritoras do Vale do Paranhana estarão conosco na edição de junho, que acontecerá normalmente na última quinta-feira do mês, neste caso, dia 28 de junho, na Invento Casa Criativa, em Taquara.

Caminhões sem carga têm isenção de tarifa de pedágio em Três Coroas

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) passa a cumprir, nesta segunda-feira (28), a medida provisória nº 833, publicada no domingo (27) pela presidência da República, que determina que “os veículos de transporte de cargas que circularem vazios nas vias terrestres federais, estaduais, distritais e municipais ficarão isentos da cobrança de pedágio sobre os eixos que mantiverem suspensos”.
Portanto, a medida já está valendo para o pedágio na RS-115, em Três Coroas. Para usufruir da isenção de tarifa sobre o eixo suspenso, os caminhões deverão utilizar as cabines manuais, até que o sistema de cobrança automático passe por ajustes técnicos.

Provas do Estaja são transferidas para a próxima semana

Em função da paralisação dos caminhoneiros, que provocou a falta de combustíveis em todo o país, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes resolveu transferir as provas da Escola Taquarense de Jovens e Adultos (Estaja) para a próxima semana.
As provas desta segunda-feira (28) serão realizadas na próxima segunda-feira (4), e os resultados serão divulgados na terça-feira (5). A distribuição de fichas para o Ensino Médio ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho.

TOXOPLASMOSE – Entendendo a doença e seus riscos


O Rio Grande do Sul está passando pelo maior surto de toxoplasmose já enfrentado em toda a sua história. No dia 25/05 (última sexta feira) foram divulgados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Santa Maria dados sobre o surto de toxoplasmose que já contabiliza 460 casos confirmados de 1.116 casos notificados.
A toxoplasmose é uma zoonose (doença transmitida dos animais ao homem), causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, com uma ampla distribuição geográfica, sendo encontrado no mundo todo. É considerado um dos parasitas mais freqüentes do ser humano. O gato é o hospedeiro definitivo, enquanto o homem, outros mamíferos e as aves são os hospedeiros intermediários. 
O T. gondii possui um complexo ciclo biológico e apresenta três estádios principais do seu ciclo evolutivo: oocisto, taquizoíto e bradizoíto (formam cistos). 
Os gatos são de importância primária na transmissão da toxoplasmose, pois são os únicos animais urbanos que eliminam os oocistos pelas fezes. Outros felídeos silvestres também são capazes de eliminar formas infectantes do protozoário através das fezes, mantendo o ciclo epidemiológico em áreas não urbanizadas. 
Os hospedeiros definitivos, na maior parte das vezes, se infectam ao ingerirem os cistos que estão nos tecidos dos animais infectados, principalmente dos ratos e pássaros. Os cistos libertam os parasitas dentro do intestino do gato, infectando-o. Alguns dias após a ingestão ocorre o ciclo sexuado do parasita e a formação dos oocistos (ainda não infectantes – chamados, não esporulados). Os oocistos são eliminados através das fezes no ambiente, e em condições ideais de temperatura, pressão, oxigenação e umidade, os oocistos levam de 1 a 5 dias para esporular e se tornarem infectantes para as pessoas e animais, podendo ficar viáveis por mais de um ano, em condições climáticas favoráveis. A maioria dos gatos eliminam os oocistos durante uma a duas semanas, após tornam-se imunes e não representam risco.
Os animais de produção (bovinos, ovinos, suínos, aves, etc) normalmente adquirem a toxoplasmose pela ingestão de água, pastagens e rações contaminadas com os oocistos esporulados. Nestes animais ocorre a formação de cistos na musculatura. Dificilmente são observados sintomas, mas podemos relacionar com abortos em ovelhas e mortes logo após o nascimento de cordeiros.
O ser humano pode se contaminar de diversas formas, entre elas:
    Pela ingestão de bradizoítos (cistos) presentes nas carnes cruas ou mal cozidas contaminadas de bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves. Também ocorre através do consumo de embutidos crus. É considerada a forma mais comum de contaminação;
    Ingestão acidental de oocistos eliminados em fezes de gato, que podem contaminar a água, a terra e as verduras e legumes;
    Via transplacentária: 50% dos fetos se contaminam quando as mulheres adquirem a infecção toxoplasmática pouco antes de engravidarem ou durante a gestação. Esta forma é considerada a mais grave podendo ocorrer malformações fetais (hidrocefalia, neuropatias, oftalmopatias) e aborto. Além disso, caso o recém-nascido seja normal, poderá posteriormente apresentar alterações como coriorretinites, retardamento mental ou distúrbios psicomotores.
    Pela ingestão de taquizoítos encontrados no leite cru ou em queijos preparados com leite não pasteurizado;
    Outras formas menos comuns de transmissão, como transfusões sangüíneas e transplante de órgãos, também têm sido apontadas.
A manifestação clínica mais comum da infecção nos humanos é a linfadenopatia assintomática (ínguas), geralmente na região cervical, embora outros grupos de gânglios possam estar aumentados. O aborto pode ocorrer, como foi relatado anteriormente, bem como problemas oculares. Além disso, sintomas comuns como febre, mal estar, sudorese noturna, mialgia, também podem fazer parte do quadro clínico da toxoplasmose aguda. 
O risco de infecção toxoplásmica é maior entre a população rural, devido aos seus hábitos alimentares e ao contato freqüente com as fontes de infecção, por exemplo, animais domésticos.


COMO EVITAR A DOENÇA:
Nos humanos:
•    Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
•    Lave bem as verduras, frutas e legumes antes de consumi-las;
•    Não coma carne crua ou mal passada;
•    Não beba leite que não seja pasteurizado;
•    Mantenha bons hábitos de higiene;
•    Não deixe seus filhos brincarem em areais ou pracinhas que não sejam telados, onde há fezes de animais;
•    Lave bem as mãos após limpar a bandeja sanitária de seu gato ou mexer em terra, e procure sempre  usar luvas ao praticar jardinagem.

Nos gatos (ações para prevenir a infecção dos gatos e das pessoas):
•    Leve seu gato regularmente ao médico veterinário;
•    Mantenha-o sempre bem alimentado com ração comercial: isto reduz a chance de ele caçar e se infectar com a toxoplasmose;
•    Nunca dê carne crua para seu gato;
•    Leve-o ao veterinário se ele apresentar diarreia;
•    Evite que seu gato faça passeios fora de casa;
•    Mantenha sempre uma bandeja com areia sanitária para seu gato fazer as necessidades e remova os dejetos diariamente, sempre com o auxílio de luvas e uma pá;
•    Higienize a bandeja sanitária no mínimo uma vez por semana.

LEMBRE-SE:
•    Você não pega toxoplasmose ao acariciar um gato.
•    Não abandone seu gato por medo de contrair a doença. Você só pega toxoplasmose se ingerir terra ou alimentos contaminados com fezes de gatos, mas bons hábitos de higiene e limpeza no preparo dos alimentos evitam isso.
•    Cães, pombos e mordidas de gatos ou outros animais NÃO transmitem a toxoplasmose.
•    Não existe vacina contra a toxoplasmose.
•    Você não precisa se desfazer de seu gato se estiver grávida. Basta manter bons hábitos de higiene.

Texto: Médicos Veterinários Rafael Duarte e Gabriela Javornik
SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL DE ROLANTE – Cuidando da segurança dos alimentos e da saúde da população.











































Pacientes com tratamento em Porto Alegre serão levados nesta terça e quarta-feira

A Secretaria de Saúde de Taquara, através do Departamento de Transportes, informa que estará em funcionamento, nesta terça (29) e quarta-feira (30), o transporte de pacientes aos hospitais de Porto Alegre. Quem tiver agendamentos para estes dias não terá o transporte afetado, podendo realizar suas consultas normalmente. Qualquer mudança para os dias subsequentes serão avisados.

CDL de Igrejinha e Três Coroas apoia caminhoneiros em manifesto

Neste domingo (27), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Igrejinha e Três Coroas, junto com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS), convocou todas as empresas, dirigentes, colaboradores e população local para participar pacificamente dos manifestos de apoio à paralisação dos caminhoneiros.
Desde as 14 horas e até o fim da tarde diversas pessoas estiveram reunidas no Posto do Cristian (foto), situado no limite das duas cidades, no Vale do Paranhana.

Parobé decreta situação de calamidade pública

Em decorrência da greve dos caminhoneiros que afeta o abastecimento de combustível em todo o País desde a última semana, o prefeito Moacir Jagucheski (PPS), se reuniu na tarde deste domingo (27) com a procuradoria do município, além de servidores do jurídico, secretários e vereadores do município.
Na ocasião foi redigido o decreto de número 028/2018, que determina a suspensão das aulas da rede municipal de ensino, bem como o transporte escolar, serviços de recolhimento de lixo e demais obras que utilizam o maquinário da Prefeitura Municipal.
O decreto tem como objetivo manter a reserva de combustível para os serviços essenciais da Secretaria de Saúde, que deverá manter o atendimento prioritário até que o problema da demanda de combustível seja solucionado.
— Nós estamos tomando esta medida emergencial por consequência desta greve, de forma que estaremos economizando combustível para a manutenção do atendimento da saúde. Esperamos que esta situação se resolva o quanto antes — explicou o prefeito.
As determinações estarão em vigor até que a situação fique normalizada.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Grupo de manifestantes queima pneus na Avenida Sebastião Amoretti

Um pequeno grupo de manifestantes ateou fogo em uma pilha de pneus na ciclovia da Avenida Sebastião Amoretti, em Taquara, na tarde desta sexta-feira (25), em frente a um posto de combustíveis. Polícia Rodoviária e Brigada Militar atenderam à ocorrência e abordaram os envolvidos, que seriam simpáticos à paralisação dos caminhoneiros.
De acordo com o proprietário do posto, que preferiu não se identificar, o grupo iniciou o fogo por volta das 14h15. Ao pressentir a periculosidade do ato, tentou apagar as chamas e conversou com os manifestantes.
— Sou favorável às manifestações, mas havia risco do fogo se alastrar devido ao vapor dos combustíveis que sai do reservatório — relata.
De acordo com o soldado Fraporti, da Polícia Rodoviária Estadual, o grupo foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Taquara para prestar esclarecimentos. Mais detalhes no decorrer da tarde.
O Hospital São Francisco de Assis (HSFA), de Parobé, fez um comunicado nesta sexta-feira (25) em que pede aos usuários que procurem a casa de saúde somente em caso de extrema necessidade — urgência e emergência:
“Em função da paralisação dos caminhoneiros e da falta de combustíveis, as entregas ao hospital estão prejudicadas, além da dificuldade de acesso de alguns profissionais à casa de saúde. Contamos com a compreensão e colaboração de todos.”

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Taquara suspende as aulas das escolas municipais nesta sexta-feira

A Secretaria de Educação de Taquara comunica que estão suspensas nesta sexta-feira (25) as aulas de toda a rede municipal de ensino. Trinta e nove escolas, portanto, liberaram seu alunos. De acordo com o titular da pasta, Antonio Edmar Teixeira de Holanda, a justificativa, além da paralisação, é a precaução com os estudantes em um dia de manifestações em que os “ânimos poderão estar mais acirrados”.

Coleta seletiva em Parobé sofre alterações

Devido a falta de combustíveis na região, a Secretaria de Meio Ambiente e a empresa Onze, responsável pela Coleta Seletiva no município, entraram em acordo para que a coleta não fosse suspensa.
Desta forma, ficou acordado que o recolhimento ocorrerá nesta sexta-feira (25) e na segunda-feira (28). Se houverem novas informações, elas serão divulgadas pelos meios de comunicação da Prefeitura.

Arrecadação do estacionamento rotativo de Taquara será revertida em ações de segurança pública no município


Através de um convênio firmado com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) do município, e anunciado em coletiva de imprensa ocorrida na segunda-feira (21), a Administração Municipal de Taquara pretende reverter os valores arrecadados com o estacionamento rotativo, a chamada “Zona Azul”, em ações de segurança pública no município.

De acordo com o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, os valores do estacionamento comunitário de Taquara, que antes eram arrecadados por uma empresa particular, agora continuarão circulando na cidade, sendo revertidos na implantação de uma série de medidas que melhorará a vida da população taquarense.

“Atendendo a uma reivindicação dos comerciantes, que estavam sendo prejudicados com o déficit de vagas nas nossas ruas, ocasionado pelo aumento da frota de veículos que circulam por Taquara, decidimos retomar a operação do sistema de estacionamento rotativo controlado. O diferencial é que a partir de agora, além de um trânsito mais organizado, a cobrança da zona azul reverterá em benefícios para a comunidade. E uma das primeiras ações que queremos investir é o cercamento eletrônico”, comemora o prefeito de Taquara.

Para o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, que juntamente com o Secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Lorival da Rosa, acompanhou todas as tratativas do convênio com o Consepro, a nova forma de implantação do estacionamento rotativo vem de encontro a uma proposta da Administração Municipal de Taquara para enfrentar a atual crise financeira que atinge o país.

“Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos diariamente, nossa Administração vem elaborando formas e estabelecendo parcerias, envolvendo ou não recursos financeiros, que visam o desenvolvimento de nossos projetos, todos de interesse público”, explicou o vice-prefeito de Taquara.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente do Consepro, Luis Antônio Weber, explicou que a primeira etapa do estacionamento rotativo de Taquara contemplará 440 vagas e a cobrança se dará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

“O período contínuo máximo de permanência na zona azul não poderá exceder a duas horas. Passado esse tempo, o condutor do veículo deverá removê-lo para outro local, respeitando o tempo máximo de permanência no novo ponto de estacionamento”, alertou Weber.

O valor inicial das tarifas do estacionamento, que serão reajustadas anualmente e regulamentadas por Decreto Municipal, será de R$ 1,00 por meia hora de estacionamento, R$ 2,00 por hora e R$ 12,00 de taxa para quem exceder o tempo permitido, devendo pagar esse valor em até 48 horas após ser advertido pelo agente de trânsito do Consepro.

Os agentes contratados pelo Consepro ficarão responsáveis pela orientação dos locais e tempo permitidos na zona azul, assim como passar o aviso de irregularidade aos condutores dos veículos. E somente o agente de fiscalização, vinculado a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, é que poderá emitir o auto de infração de trânsito, que poderá gerar multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Assim que o estacionamento rotativo for novamente implantado em Taquara, o que deverá ocorrer em até 30 dias, o Consepro pretende ainda realizar parcerias com as Secretarias de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana; de Saúde e de Educação, Cultura e Esportes, para que sejam oferecidas palestras educativas nas escolas e entre a comunidade em geral, contribuindo com o desenvolvimento de um trânsito mais organizado e com a segurança dos motoristas e pedestres que circulam em Taquara”, informou o secretário do Consepro, Dênis Badermann de Lemos.

Além dos veículos oficiais dos serviços públicos Federal, Estadual e Municipal, também ficam isentos do pagamento da tarifa de estacionamento os veículos do Corpo Diplomático e Consular; da Marinha, Exército e Aeronáutica; das policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e ambulâncias; de empresas públicas prestadoras de serviços essenciais; vinculados a imprensa; de Oficiais de Justiça e de deficientes físicos, desde que em serviço ou devidamente identificados.

O convênio com o Consepro prevê ainda a contratação de mão de obra, equipamentos e ferramentas, assim como o cumprimento das obrigações com leis trabalhistas e previdenciárias dos agentes de trânsito, sem ônus a Administração Municipal de Taquara, além da implantação de uma nova forma de cobrança, por meio de um software online, que permitirá aos usuários comprarem seu ticket de estacionamento antecipado, por meio da internet ou aplicativo de celular, vinculando a placa do veículo ao crédito.

Através de uma parceria com o Sindilojas do Vale do Paranhana, os usuários do estacionamento comunitário de Taquara também poderão comprar seus tickets de estacionamento nas lojas credenciadas, ou ainda nos parquímetros, que serão conectados via internet.

Parte do valor arrecadado com o estacionamento rotativo de Taquara servirá para custear as despesas com a contratação de pessoal e a manutenção dos serviços, ficando a maior parte dos recursos depositada em um fundo especial, administrado por um conselho bipartite, composto por membros da Administração Municipal e do Consepro, para ser investido em ações voltadas a Segurança Pública do município.



Parobé decreta suspensão de aulas e tráfego de veículos oficiais

Em decreto feito pela Prefeitura de Parobé na tarde desta quinta-feira (24), levando em consideração a paralisação dos caminhoneiros e que os estoques de combustíveis reduzidos, o prefeito Moacir Jagucheski, no uso de suas atribuições, assinou nesta tarde o decreto Nº 027/2018, que “Dispõe sobre a paralisação de veículos automotores públicos no município de Parobé em face da falta de combustíveis e dá outras providencias”.
O decreto ressalta que veículos das secretarias municipais só poderão circular com o aval do secretário responsável pela pasta e do Prefeito.
Ficam autorizados a trafegar apenas veículos como ambulâncias e para transportes essenciais, como o de pacientes de hemodiálise e oncologia, que serão transportados coletivamente.
O artigo 4º do decreto suspende as aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil no dia 25 de maio de 2018.

Ampara está representada na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara) e prefeito de Igrejinha Joel Wilhelm (foto) está em Brasília desde o início da semana, onde participa da XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne na Capital Federal mais de 7 mil municipalistas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.
Na atividade, gestores e políticos têm a oportunidade de apresentar e discutir os problemas do país, assim como, acompanhar plenárias, exposições, arenas temáticas e outros. Para Wilhelm, a Marcha serve para cobrar do Governo Federal a discussão de um novo pacto federativo.
— Serve também para mostrar a força dos municípios, que é onde tudo acontece, onde os cidadãos vivem e recolhem impostos, e para onde volta somente 20% de tudo que é arrecadado — define.
O evento encerra nesta quinta-feira (24).