O Centro de Recuperação Integrado para Adictos em Recuperação Vitória colocou o nome de Parobé em destaque durante premiação estadual conferida na semana passada pela Assembleia Legislativa. O estabelecimento, localizado em Fazenda Pires, foi um dos 13 vencedores do Prêmio Responsabilidade Social 2011, concorrendo na categoria das entidades sem fins lucrativos com arrecadação anual de até R$ 500 mil.
A distinção ao Criar Vitória, como é mais conhecido, foi entregue no último dia 23, na sede do parlamento estadual. Na última sexta-feira, o diretor da casa, Adilson Rodrigues, esteve na Prefeitura de Parobé, onde foi recebido pela prefeita Gilda Kirsch e pela vice Nelsi Lázaro. Na oportunidade, agradeceu pela parceria que se mantém com a Administração Municipal desde 2003. Através da iniciativa, o poder público municipal adquire serviços do Criar Vitória, cujos internos, em fase de recuperação da dependência química, atuam na limpeza e ajardinamento de praças, ruas e espaços públicos como escolas e postos de saúde. “A Prefeitura de Parobé é a maior parceira da instituição e dessa forma ajuda a garantir nossa auto-sustentabilidade”, propugnou Adilson Rodrigues.
Foi a terceira vez que o Criar Vitória participa da premiação instituída pela Assembleia Legislativa. O projeto inscrito denomina-se “Prevenção através da responsabilidade social e da música” e consiste na realização de oficinas de percussão em escolas e outros ambientes. Nos encontros, são transmitidas mensagens que incutem valores positivos nos adolescentes, como a obediência, disciplina, respeito e fortalecimento dos vínculos com a escola e as instituições religiosas. “Dessa forma, o jovem terá maior chance de não se envolver com as drogas”, explicou Adilson. Além da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa envolve o Rotary Club de Parobé e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdicap).
No dia 7 de dezembro, a instituição sediada em Parobé abrirá um novo espaço, o Instituto Vitória, que passará a funcionar nas antigas instalações da creche Apromin, em Taquara. Atualmente, conta com 80 internos, que se recuperam da dependência química, sendo 90% dos casos relacionados ao consumo de crack.
Ao receber o coordenador do Criar Vitória em seu gabinete, a prefeita Gilda manifestou o orgulho de Parobé pela distinção recebida em nível estadual. “É um reconhecimento à dedicação e seriedade com que eles fazem o seu trabalho, que engrandece o município como um todo”, salientou. Ela também mencionou a parceria entre a instituição premiada e Prefeitura: “Sozinho, ninguém faz nada”, acentuou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário