A 10ª Mostra de Artesanato, realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, na Rua Coberta, levou ao público parobeense uma grande variedade de produtos de ótima qualidade e teve participação de mais de 30 expositores.
O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social, através da Casa do Artesão de Parobé e contou com a participação das pessoas de diversos seguimentos da sociedade, que participaram de cursos oferecidos por aquela entidade no ano de 2011. Segundo a Secretária da Pasta, Angela Pandolfo Rambo, os trabalhos são frutos dos esforços de pessoas que desenvolveram suas habilidades no artesanato, fizeram sua Carteira de Artesão e por isso se habilitaram a participar da Mostra. “Esse foi um evento muito importante para a vida dessas pessoas, muitas delas oriundas do programa Bolsa Família, que através desse conhecimento adquirido, hoje estão produzindo e aumentando sua renda familiar. O nosso objetivo, é que elas conquistem sua cidadania e tenha aumentada a sua auto-estima”, disse. Angela.
Segundo os organizadores um grande público visitou a exposição e as vendas foram muito boas. ”Todos os expositores saíram contentes com as vendas. Foi a melhor de todos os tempos”, enfatizou Nereide Dornelles de Abreu, coordenadora da Casa do Artesão.
A artesã Mariza Dalatheia, de 32 anos, contou que fez o curso de artesanato na casa do Artesão, onde foi muito bem atendida e recebeu o material para iniciar seu aprendizado. Ela confessa que o artesanato além de ser uma terapia muito importante, também pode aumentar em muito a renda da família. ”Larguei a fábrica e me dediquei nesse trabalho que faço com muita alegria e dedicação”., disse Mariza. Ela também disse que sua renda fica em torno de R$ 1 Mil por mês e tem muito pedidos. Outra pessoa que tem uma história de conquistas é Marli Malacarne, de 34 anos, que veio do Bolsa Família e que também adquiriu conhecimentos de artesanato através de cursos realizados na Casa do Artesão. “Com esse trabalho sarei da depressão, não precisei mais de remédios e hoje além de ganhar meu dinheirinho, me encontro muita mais feliz a alegre com essa oportunidade que tive de aprender uma profissão”, confessa Marli. Ela trabalha muito com aproveitamento de material reciclável e produz uma variedade de utensílios domésticos e de decoração.
Também aconteceu uma virada na vida de Adriana Azeredo Camargo, de 40 anos, que teve seu inicio de aprendizagem na casa do Artesão, onde participou vários cursos e hoje ela é instrutora de cursos. ”Fui me aperfeiçoando, aprendendo as técnicas e hoje, para a minha alegria tive o meu primeiro emprego como Instrutora da Casa do Artesão”, destaca Adriana. Ela é instrutora em pinturas em tecidos e em vidros. “Aconselho as pessoas que estão acomodadas, que venham aprender um curso com a gente, porque além de ser uma terapia importante para a nossa vida, pode fazer a diferença da renda familiar”, aconselha. Participaram da Mostra, artesãos que aprenderam na Casa do Artesão e também nos núcleos de aprendizagem de artesanato que acontecem semanalmente nos bairros: 3L, Das Rosas, Planaza, Guarujá, Laranjeiras e Muck. Todos os trabalhos são projetos da Administração Municipal, desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, através da Casa do Artesão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário