quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Chuva não elimina seca, mas garante feira da melancia em Parobé



As chuvas fracas que caíram nesta semana em Parobé não foram suficientes para estancar os prejuízos causados pela estiagem que se abate sobre o município, a exemplo do que ocorre em boa parte do Estado. Mesmo assim, serviram para garantir o Feirão da Melancia, tradicional evento do município e que tinha sua realização, em janeiro, ameaçada pelo risco de quebra total da safra. “Vamos fazer o evento com a produção local”, assegura o secretário municipal da Agricultura.

Segundo Roberto Santana Jr., as precipitações não repuseram os níveis d’água em bebedouros e açudes nas propriedades rurais, o mesmo acontecendo em relação a rios e córregos.Com isso, a Prefeitura continua recebendo vários pedidos diários de produtores para abertura de aguadas, a fim de socorrer, principalmente, os animais. “Com a ajuda da Secretaria de Obras, estamos trabalhando para atender as solicitações na medida do possível”, salientou Santana.

De acordo com o titular da Agricultura, as perdas são irreversíveis nas culturas de milho e feijão , que não têm mais como se recuperar. No começo da semana, o secretário foi pessoalmente a algumas propriedades, conferindo os prejuízos, juntamente com técnicos da Pasta. Eles estiveram em Fazenda Martins e Fazenda Pires, encontrando plantações de milho estorricadas pela falta de umidade combinada com o sol forte. Açudes utilizados na criação de peixes também estão secando, obrigando os criadores a fazerem despesca antecipada para evitar a perda total da produção.


O poder público municipal já está se organizando, juntamente com a Emater, para realizar levantamentos nas propriedades rurais, com vistas à apuração dos prejuízos decorrentes da estiagem, que, em algumas localidades parobeenses, se estende desde meados de outubro. Segundo Roberto Santana Jr., alguns produtores necessariamente terão que ser socorridos, pois contraíram financiamentos para fazer as lavouras e agora amargam perdas totais em razão da falta de chuva.
O VI Feirão da Melancia de Parobé ocorrerá de 13 a 22 de janeiro na Rua Coberta da Praça 1º de Maio.

Nenhum comentário: