Estiveram reunidos, dia 1º de dezembro, no Lar Dona Olga, em Parobé os representantes dos hospitais dos vales dos Sinos e Paranhana. O evento foi organizado pela Associaç ª ão dos Hospitais do Vale do Rio dos Sinos, Hospivale, em mais um encontro mensal.
O tema principal foi à preocupação em qualificar o atendimento hospitalar e a centralização do atendimento pelo SUS, a construção de uma rede hospitalar na região e a busca de mais especializações nos atendimento nos hospitais. O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Canoas, Campo Bom, Ivoti, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga, Rolante e Taquara, Igrejinha, entre outros e teve como convidadas especiais as titulares da 1ª e 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ana Boll e a Dra. Rosângela Dorneles, e a presidente da Hospivale, Elita Hermann. Elas foram recepcionadas pelos diretores do Hospital São Francisco de Assis, Maria Seloí Maciel e Dr. Thiago José Dal Bosco. Também prestigiaram o encontro a prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch, os secretários de Obras, Jaime da Rosa, de Gestão e Controle, Siloé Raupp Raulino, de Saúde Andréa Eismann e o presidente da Câmara de Vereadores, Altair Machado, entre outras autoridades. Durante o evento o foram discutidas políticas de regionalização na saúde e a organização dos hospitais em redes de atendimento, especialmente para os casos de média e alta complexidade. As dificuldades quanto ao número de profissionais médicos para o atendimento nos plantões.
A coordenadora regional de saúde da 1º CRS, Ana Regina Boll, destacou que o governo do Estado está buscando meios, através de ações para operar algumas mudanças na estruturação dos hospitais. “O governo precisa elencar prioridades, colocar dinheiro na saúde e regular o atendimento, mas isto não é nada fácil de fazer”, afirma.
A prefeita Gilda enfatizou a necessidades dos hospitais especializarem-se em áreas específicas para melhorar o atendimento na região. “Precisamos de mais diálogo uns com os outros e assim buscarmos mais apoio do Governo”. A prefeita também destacou que a Hospivale está no caminho certo, apresentando os problemas e buscando as soluções. ”É necessário melhorar a estrutura hospital, ter mais profissionais qualificados e através dessas atitudes, oferecerem um atendimento de qualidade para as nossas comunidades”, disse Gilda. Ela também ressaltou a necessidade de uma parceria mais efetiva entre os municípios e o Governo do Estado.
Para a presidente da Hospivale, Elita Cofferri Hermann, foi mais um encontro importante quando foram discutidos assuntos de relevância e principalmente para enfocar itens de como o Estado pensa em organizar as redes e como será a participação dos hospitais e dos gestores municipais”. Ela acredita que é preciso trabalhar em cooperação. “Atualmente todos os hospitais querem fazer de tudo, mas isto acaba inviabilizando o custeio”, explicou. Também ocorreram apresentações de alunos da Escola Teresinha Ivone Homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário