A Administração Municipal de Parobé inaugurou no último dia 15 mais uma obra de melhoria na rede municipal de ensino. Desta vez, a beneficiada foi a escola João Ângelo Pandolfo, do bairro 15 de Junho, que teve suas antigas instalações totalmente recuperadas, incluindo a biblioteca, que agora ganhou um laboratório de informática.
O investimento de R$ 486 mil, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), também contemplou a construção de um novo prédio escolar, com três salas de aula, cozinha, espaço para refeitório, depósito para merenda e sanitários. Houve ainda o cercamento do espaço escolar, colocação de guarita, instalação de uma pracinha de brinquedos e pavimentação interna com bloquetes. Com a reforma e ampliação, a escola, que atualmente comporta 120 alunos, passa a ter sua capacidade física duplicada e, já a partir do início de 2012, contará com o Ensino Fundamental completo.
“A minha maior alegria é construir escolas e entregá-las à comunidade”, confessou a prefeita Gilda Kirsch, na solenidade de inauguração. Prova é, segundo ela mesma, que várias realizações de seu governo não tiveram uma entrega oficial. “Mas, se tem algo que eu faço questão de inaugurar, é uma escola”, enfatizou. Para ela, cada bairro deve ter no mínimo um educandário, assim como uma igreja, independentemente de qual seja a religião. “É ali que as pessoas se encontram”, justificou.
A vice-prefeita Nelsi Lázaro ressaltou o significado social da obra. “Aqui havia só uma escolinha, agora passamos a ter um prédio com capacidade para, no mínimo, mais de 200 alunos”, observou. Os ganhos de espaço também foram ressaltados pela secretária de Educação, Máris Assis, que evocou a trajetória de 28 anos do educandário beneficiado. “Esta comunidade constitui a grande família João Ângelo Pandolfo”, referiu, numa alusão ao patrono da escola, cujos filhos estavam presentes à solenidade, entre as quais a secretária municipal da Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo.
A irmã dela, Rosa Maria Paz, falou em nome dos familiares, havendo também pronunciamentos do presidente da Câmara de Vereadores, Altair Machado (Ika), da ex-diretora Maria Elisa de Oliveira e da atual, Luciane Monteiro Viana. A presidente do círculo de pais e mestres, Cleni da Cruz Pacheco, prestou uma homenagem à direção da escola.
Durante a cerimônia, houve várias apresentações teatrais e de danças, protagonizadas por alunos da escola. Participaram vários secretários e diretores municipais, além de vereadores, pais de alunos e representantes da comunidade em geral.