sábado, 21 de abril de 2018

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural será lançado na próxima semana


Foto: Magda Rabie
O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDR será lançado, na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, às 9h, durante momento oficial no gabinete do vice-prefeito. O PMDR foi elaborado com o intuito de promover a região rural taquarense, bem como melhorar as condições das famílias que dependem deste meio para a sua sobrevivência.

A Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, convidam a comunidade a participarem deste momento que será um grande avanço à zona rural de Taquara. “Estamos muito felizes com esta conquista, e, queremos que todos compartilhem deste momento inédito para o Município”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Dircinei Antonelo.

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDR

O PMDR é obrigatório a partir da portaria 415/2017, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em Taquara, terá um prazo de duração de 20 anos, com revisão a cada cinco anos, para ser realizado na íntegra, visando desenvolver o meio rural do Município e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, fixando a família no campo.

Os tópicos elencados no plano visam o incentivo a cadeias produtivas; melhoria da infraestrutura e das condições sociais e econômicas; desenvolvimento de potenciais; captação de recursos municipais, estaduais, federais e internacionais; bem-estar social da família rural e adequação à nova realidade e futuro da agropecuária.

Destaca-se a universalização da rede trifásica, melhorias na iluminação pública, transporte público, assistência técnica, segurança pública, qualificação das estradas, ampliação dos serviços da patrulha agrícola, capacitações aos produtores, criação da Casa do Agricultor e de uma Central de Abastecimento Regional, incentivo à genética e adaptação do rebanho às condições ambientais do município, preservação de fontes e saneamento, formação e capacitação de organização de comunidades rurais, ampliação de escolas técnicas, divulgação da produção local no meio urbano, dentre outros.

A realização do PMDR é da Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária e da Emater/RS – Ascar com os seguintes parceiros: Associação Regional de Produtores de Leite e Derivados (ARPLED), Associação Regional Taquarense de Apicultores (ARTAP), Associação Taquarense dos Produtores da Agricultura Familiar (ATAF), Associação Taquarense dos Piscicultores (ATP), Associação Taquarense da Agricultura Familiar e Produção Colonial (ATAFAC), COREDE, FACCAT, IBGE, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI), SICREDI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato dos Produtores Rurais (SPR).

Nenhum comentário: