quarta-feira, 18 de abril de 2018

Homenagens marcam 70 anos do escritor Dilan Camargo no sarau

O Sarau com Café do mês de abril receberá o escritor Dilan Camargo para mais um encontro da série que acontecerá ao longo de 2018 em vários locais culturais e literários, livrarias e escolas do Estado, em comemoração ao seu 70º aniversário, que ocorre em dezembro.
Ele é o convidado especial do sarau no dia 26 de abril, às 19h30, no espaço Invento pra Comer, da Invento Casa Criativa (rua Venâncio Aires, 1689), em Taquara, local onde ocorrem os saraus desde março deste ano.
Na ocasião, o escritor também lançará o seu mais novo livro, “A Cidade dos Ventos”, com ilustrações de Patrícia Langlois. A obra é uma alegoria sobre a força dos ventos e sua capacidade de transformação. Segundo Dilan Camargo, a energia dos ventos sempre foi utilizada para várias atividades humanas.
— Desde muitos anos, os moinhos de vento geram e geravam energia mecânica para moer grãos e produzir farinhas. Foram os ventos que sopraram as velas de navios em viagens por todos os continentes — ressalta o autor, lembrando que nos tempos atuais, a energia dos ventos está sendo usada também como energia eólica.
Organizado por Roseli Santos, Januário Marques de Souza, Ilana Lehn, Rafael Tourinho Raymundo e Gustavo Linden Albert, o sarau de abril também contará com a presença dos músicos Adriano Flesh e Chico Paz, que farão uma apresentação especial no evento em homenagem ao escritor.
O AUTOR
Dilan Camargo nasceu em Itaqui, no Rio Grande do Sul, em 1948. Viveu sua infância e juventude em Uruguaiana e, atualmente, reside em Igrejinha. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e é Mestre em Ciência Política pela UFRGS.
Para o público infantil e juvenil, publicou mais de 20 livros, além de títulos para o público adulto. Entre os prêmios recebidos destacam-se o Açorianos de Melhor Livro Infantil; Livro do Ano, nas categorias Infantil e Narrativa Curta, da Associação Gaúcha de Escritores; e Troféu Palavra Viva, do Sintrajufe. Tem dois livros infantis selecionados para o Catálogo da Feira do Livro de Bolonha, Itália.
Em 2013 e 2014 foi finalista para do Prêmio Jabuti, na categoria livro Infantil. Dilan Camargo também foi patrono de inúmeras Feiras do Livro no interior do Estado e o patrono da 61° Feira do Livro de Porto Alegre.

Nenhum comentário: