quarta-feira, 18 de abril de 2018

Escola Nereu Wilhelms participa do I Seminário de Iniciação Científica do Paranhana

Equipes diretivas, pedagógicas e professores de escolas dos municípios de Taquara, Igrejinha, Parobé e Três Coroas, que participaram de feiras científicas, reuniram-se no sábado (14) para a realização do I Seminário Regional de Iniciação Científica do Vale do Paranhana, sediado em Igrejinha.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nereu Wilhelms foi uma das instituições convidadas a participar da Mostra de Pesquisa Científica. As alunas Anna Gabrielly Machado de Oliveira Andrade, Amanda Iohan de Lima e Nicolly dos Santos Soares, coordenadas pela professora Luciana Martins Alves, apresentaram o trabalho “A Nossa Viagem no Espaço”, premiado na Mostratec 2017, com a credencial para participarem da Feira Teccien Schöenstatt, em Fernando de La Mora, no Paraguai, que acontece de 26 a 29 de junho de 2018.
DISCUSSÕES E EXPERIÊNCIAS
O seminário contou com palestra com o professor André Viegas (Fundação Liberato) sobre a Metodologia de Projetos Científicos, e, uma mesa redonda de discussões e relato de experiências das secretarias de educação e escolas que desenvolvem este tipo de metodologia. No momento, Taquara esteve representada pela coordenadora de Educação Ambiental, Sabrina do Amaral, e, pela diretora da EMEF Nereu Wilhelms, Adriana de Melo Silva, representando as diretoras e escolas taquarenses.
Adriana relatou que o processo de Iniciação Científica em sua escola, começou em 2016, com a I Feira de Iniciação Científica do Município de Taquara (Femicta).
— Conquistamos o primeiro lugar com o projeto Frozen, na Femicta, e, ganhamos a credencial para participar da Mostratec 2016, não tínhamos experiência, então não fomos premiados, mas a oportunidade foi muito válida — destaca.
A diretora conta que, em 2017, a estruturar de metodologia de trabalho começou a ser melhorada.
— Toda a escola se mobilizou e criamos a nossa feira interna, a I Mostra de Iniciação Científica da Nereu, onde cada turma apresentou um trabalho/projeto científico e dois foram escolhidos para participarem da II Femicta — relata.
Segundo Adriana, o trabalho “A água pode acabar?”, do 2º ano, coordenados pela professora Nelci Lorini Bellini, ficou em 3º lugar, na categoria Anos Inicias, e, o trabalho “A Nossa Viagem no Espaço”, do 3º ano, coordenado pela professora Luciana Michele Martins Alves, ficou em 1º lugar, ganhando a credencial para a Mostratec 2017, e também ganhou o prêmio na Categoria Destaque Científico, pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).
O trabalho foi apresentado na Mostratec conquistando três premiações: foto destaque da feira, credencial para participar da Feira Teccien Schöenstatt e o 2º lugar na categoria de Projetos Científicos do 4º ao 6º ano.
— É muito gratificante poder incentivar os estudantes a serem pequenos pesquisadores, a desenvolverem o hábito da pesquisa e da escrita, e, que, mesmo sendo uma escola pública, podemos oferecer um ensino de qualidade. Na Mostratrec 2017 concorremos com cerca de 600 trabalhos e o nosso foi selecionado — comemora Adriana.
PRÓXIMO SEMINÁRIO JÁ TEM LOCAL
Ao final do I Seminário de Iniciação Científica do Vale do Paranhana foi acordado que o próximo evento, em 2019, será promovido em Taquara. Na oportunidade, representantes de Igrejinha, entregaram uma moção ao Poder Legislativo de Igrejinha, fomentando a criação de lei/decreto de custeamento de despesas aos alunos que representarem suas escolas em feiras fora do país, o que deverá ser articulado com os demais municípios.

Nenhum comentário: