sexta-feira, 29 de julho de 2011

Prevenção através de vacina contra a leptospirose

Com as enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas dos últimos dias, aumentam os riscos de contaminação por leptospirose. Preocupada com a saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Parobé faz o alerta: a água da enchente é a principal fonte de contaminação. A doença é transmitida, principalmente, pela urina dos ratos.

A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. Em humanos causa uma vasta gama de sintomas, incluindo febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito.

A doença pode levar a morte. Por isso, a prevenção é fundamental. Em casos de suspeita da doença, a pessoa deve procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.

Para isso a Secretaria de Saúde indica a utilização de vacinas e quimioprofilaxia para leptospirose e outras patologias infecto-contagiosas em situações de calamidade.

Em Parobé se alguém estiver com algum sintoma da doença, deve receber o tratamento necessário em casos suspeitos e fazer a vacina no

Posto Prá-Mamãe, das 8 às 17 horas. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica.

“Aproveitamos para informar que a vacinação contra o sarampo, caxumba e rubéola foi prorrogada até o dia 13 de agosto desse ano.

As informações são da Enfermeira Marili Bitencourt, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Telefones Para Informações:

051-39531098

051-39531090

Nenhum comentário: