sexta-feira, 29 de julho de 2011

Curso ensinou a fabricação caseira de produtos de limpeza



Integrantes do Programa de Atenção Integral à Famíla (Paif), em Parobé, aprenderam nesta semana a técnica da fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza. Eles participaram de um curso no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Santa Cristina, ministrado a partir de uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, com o Sindicato Rural do Vale do Paranhana (SRVP).

Conforme a instrutora Ingrid Ferreira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os alunos aprenderam os segredos da fabricação de uma série de produtos que tanto servem para as lides domésticas quanto podem ser comercializados, visando à economia e ao aumento da renda familiar. Entre os itens fabricados no curso constaram sabões e sabonetes de diferentes tipos, detergentes, amaciantes, limpa-vidros, desinfetantes, sais relaxantes e sachês. Como matérias-primas foram utilizados diversos produtos recicláveis, entre os quais cinzas de fogão, óleo de cozinha usado e restos de sabão, além de sebo bovino, folhas de eucalipto e pétalas de rosas.
“Gastando 200 reais, a pessoa pode fabricar a quantidade necessária para suprir as necessidades de uma família por um ano e meio”, garantiu a instrutora. Foi de olho nessa economia doméstica que Simone Farias, 44 anos, moradora de Morro da Pedra, resolveu participar.

Ela contou que aprendeu a fabricar uma série de produtos que, a partir de agora, não precisará mais comprar no comércio. O mesmo objetivo motivou Dalcira Klippel, 60, moradora do bairro Pôr-do-Sol. “Se conseguir os materiais, com certeza vou fazer alguma coisa em casa, principalmente aquilo que for mais fácil”, garantiu.

Prestigiaram o encerramento do curso a representante do Sindicato Rural, Adriana Hack; o diretor municipal de Assistência Social, Luís Carlos da Silva, e a coordenadora da Casa do Artesão, Nereide Abreu.

Nenhum comentário: