sexta-feira, 29 de julho de 2011

Assistência Social de Parobé refletiu sobre suas políticas



Parobé realizou nesta quarta-feira a sua 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. Durante todo o dia, os participantes estiveram reunidos no auditório do Sindicato das Indústrias Calçadistas (Sindicap), discutindo as políticas e ações na área, tendo em vista a temática central do evento: a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a valorização de seus trabalhadores.

Na abertura, pela manhã, a prefeita Gilda Kirsch destacou a importância do trabalho das assistentes sociais que atuam em Parobé, chamando-as para junto da mesa oficial. “Não é mais o clientelismo, no sentido de resolver o problema para o cidadão que está procurando o auxílio naquele momento. Fazer assistência social é ensinar as pessoas a pescar e não só ganhar o peixe”, enfatizou. Na ótica da mandatária municipal, é preciso cada cidadão ter a consciência de que pode ajudar a resolver os problemas da sua comunidade, em vez de ficar esperando pelas soluções prontas do poder público.
Também prestigiaram o ato a vice-prefeita Nelsi Lázaro e o vereador Jorge Silva, representando o Poder Legislativo, além da vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Maria Elisa de Oliveira. A titular da Pasta responsável pela área, Angela Rambo, leu a proposta de regimento, que foi aprovada pelos presentes, dando início às atividades.

Após uma apresentação artística das crianças do Projeto Asema, que funciona no Centro de Referência em Assistência Social de Fazenda Pires, houve uma palestra do sociólogo Charles Roberto Pranke, de São Leopoldo. Em sua fala, ele apresentou um histórico sobre o avanço do serviço social no Brasil, desde o século XIX, quando a atuação na área ficava circunscrita às igrejas, até o advento da Constituição Federal de 1988. “Não podemos mais olhar o indivíduo como um problema, pois ele não é uma ilha – é preciso trabalhar o meio onde o mesmo se encontra inserido”, enfatizou.

Durante o restante do dia, os participantes se ocuparam da discussão e apresentação de propostas para os eixos temáticos propostos. Ao final, foram eleitos os delegados que representarão Parobé na conferência estadual do setor.

Nenhum comentário: