sexta-feira, 29 de julho de 2011

Educação e Rotary: os bons frutos de uma parceria em Parobé



Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o Rotary Club de Parobé está se traduzindo em diversas ações que favorecem a melhoria da qualidade do ensino no município. As iniciativas contemplam tanto o aperfeiçoamento da estrutura física de escolas e de bibliotecas quanto inovações pedagógicas que aprimoram o aprendizado dos estudantes.

Um desses projetos é o Destaques em Educação, que ocorre desde o início da parceria, em 2007, premiando docentes, alunos e educandários. Conforme explica o presidente do Rotary, Samuel Mosmann, o concurso é aberto a toda rede municipal, seguindo critérios estabelecidos por uma comissão interna do clube de serviços.

Os aspectos observados incluem os níveis de aprovação e evasão nas escolas, as notas e freqüência dos estudantes e a formação continuada dos docentes, bem como o seu envolvimento em projetos relevantes, entre outros itens.

Neste ano, a premiação, a ser entregue novamente em evento no final novembro, constará de valores em dinheiro e equipamentos de informática, contemplando um destaque em cada segmento – para as escolas são concedidos dois prêmios, um para a educação infantil e o outro para o ensino fundamental.

Outra ação conjunta entre as partes visa à revitalização e modernização das bibliotecas das 23 escolas que compõem a rede parobeense. Pelo acordo, o clube de serviços entrará com o acervo de obras, enquanto a Smed ficará responsável pela substituição do mobiliário e renovação do layout dos espaços literários. “É importante que os livros tenham visibilidade para que os estudantes se interessem pela leitura”, justifica o presidente do Rotary.

Em outra frente, a entidade apoiará um projeto de educação financeira. A iniciativa contará com a participação da indústria calçadista Bibi e prevê a impressão de duas mil cartilhas com conteúdos relacionados ao assunto para ser trabalhada em caráter de transversalidade no currículo das sétimas séries da rede municipal. A apresentação da proposta será feita pelo próprio diretor-presidente da empresa, Marlin Kohlrausch, durante encontro com diretores, coordenadores pedagógicos e presidentes de CPMs, marcado para o próximo dia 11.

Conforme a secretária da Educação, Máris de Assis, a elaboração da cartilha se insere num projeto de inovação da gestão financeira em andamento desde 2009 e que abarca a Lei de Gestão Compartilhada. Através do mecanismo, são feitos repasses trimestrais às escolas para que elas próprias adquiram materiais de higiene, expediente e outros necessários à sua manutenção.

“O apoio do Rotary confere credibilidade às ações, pois é uma organização composta por profissionais respeitados que representam diferentes segmentos de atuação”, pontua, anunciando outra iniciativa conjunta que brevemente será apresentada à comunidade: a Indústria do Conhecimento, que consistirá de uma estrutura com biblioteca e equipamentos de informática, disponível para uso da população em geral, na área central da cidade.

Nenhum comentário: