segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Está aberta a Campanha Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios foi aberta oficialmente no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22). O evento aconteceu no Espaço Cultural Correios Porto Alegre, no Centro Histórico da capital gaúcha. O Grupo MÚ, ganhador do prêmio Açorianos de Música de melhor disco infantil, deu início à cerimônia realizando um cortejo pela Praça da Alfândega e fazendo o público presente entrar no clima do Natal.
— O final do ano é um dos períodos mais intensos para os Correios e o mesmo compromisso que temos com as encomendas de milhões de brasileiros, temos também com cada cartinha e cada presente que chega até nós pela Campanha Papai Noel dos Correios — enfatizou o superintendente estadual da empresa, Ruben Marcos Machado Arthur.
Para realizar a Campanha, além dos próprios empregados, a empresa conta com vários parceiros todos os anos. Desta vez, representantes dos grupos e entidades que estão entre os principais colaboradores da ação foram homenageados durante o lançamento do selo comemorativo do Papai Noel dos Correios.
O primeiro a obliterar a peça filatélica foi o empregado aposentado dos Correios Francisco Emir Teixeira Ferreira, que sempre colaborou em diversas etapas da Campanha e continua participando como voluntário mesmo depois de ter saído da empresa. Já a segunda homenageada, a professora Ana Karina Rios, do Instituto de Educação Infantil Pé de Moleque, é uma das educadoras que se destacam pela dedicação com que auxiliam as crianças na elaboração das cartinhas para o Papai Noel.
A importância da comunidade de padrinhos da Campanha também foi ressaltada através da presença da funcionária do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luciane Ribeiro Martins — só no ano passado, ela e os colegas do Hospital adotaram cerca de 1,3 mil cartinhas. O capitão Klaizer Cleverson de Lima também participou da cerimônia representando o Exército, que é parceiro dos Correios há mais de 10 anos, disponibilizando equipes para auxiliar no cadastramento das cartinhas, no atendimento aos padrinhos e no tratamento operacional dos presentes.
Encerrando a celebração, o Coro EnCanTo, composto por empregados dos Correios, valeu-se de música para lembrar a principal mensagem da Campanha: “você Noel, um gesto lindo e é você quem tira esses sonhos do papel”.
O evento desta manhã marcou o início do período de adoção das cartinhas em Porto Alegre e em 86 cidades do interior do estado. Mais de 43 mil cartinhas endereçadas ao Papai Noel já estão disponíveis em 91 unidades dos Correios no Rio Grande do Sul. Quem quiser contribuir com a Campanha tem até o dia 6 de dezembro para participar (exclusivamente no Espaço Cultural Correios Porto Alegre, a Campanha segue até o sábado, dia 7).
Em 2019, a maior ação de responsabilidade social dos Correios está completando 30 anos. Ao longo dessas três décadas, foram mais de 6 milhões de cartinhas atendidas em todo o Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, foram apadrinhadas cerca de 46 mil cartas no ano passado.
A Campanha surgiu a partir da iniciativa de alguns empregados que, sensibilizados com as cartinhas postadas para o Bom Velhinho nas vésperas de Natal, resolveram adotar os pedidos por conta própria e começaram a enviar presentes às crianças. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios. Atualmente, essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender aos pedidos de presentes de milhares de crianças todos os anos.
“Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém?”

FUNCIONAMENTO
Na etapa inicial da Campanha, a empresa recebe cartinhas de instituições cadastradas e escolas da rede pública que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social — os Correios mantêm parceria com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP. As cartinhas são lidas e registradas pela empresa, para então serem disponibilizadas ao público nos pontos de adoção de cada cidade.
Nesses locais, os interessados em contribuir com a Campanha leem as cartinhas, selecionam os pedidos que desejam adotar e depois entregam os presentes. Vale destacar que o presente deve ser embrulhado em papel pardo e é fundamental que o pacote contenha o número da carta legível. É através deste número que os Correios identificam o destinatário de cada objeto e conseguem fazer a entrega corretamente. No caso de ser mais de um presente para uma mesma carta, deve-se fazer um único pacote. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.
PONTOS DE ADOÇÃO
Nas 86 cidades do interior que realizam a Campanha neste ano, as cartinhas podem ser lidas nas agências centrais dos Correios. No Vale do Paranhana as agências ficam em Parobé, Três Coroas e Taquara.

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