Com representação constante em inúmeros eventos estaduais, nacionais e internacionais, o Cimol iniciou hoje a sua 11ª Feira de Inovação Tecnológica (Feintec). A programação da Feira de Inovação Tecnológica segue até a quinta-feira (7), com visitação aberta ao público no ginásio da escola.
A abertura oficial contou com a presença do secretário municipal de Educação, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, que destacou a importância da escola técnica estadual para a região.
— Hoje estamos aqui vendo como os alunos e professores se esforçam para colocar o Cimol neste lugar de referência em educação no Brasil — ressaltou.
Neste ano, a Feintec conta com 30 projetos desenvolvidos por estudantes dos segundos e terceiros anos. Todos eles estão sendo avaliados por profissionais vinculados a instituições de ensino como Faccat, Universidade Feevale, Unisinos, UERGS, UFRGS e IFRS.
— Muitos deles são professores doutores, titulação que qualifica ainda mais a nossa feira, tanto em relação a esta troca de informações e experiências com os alunos, quanto no resultado da avaliação dos projetos — comentou a vice-diretora do Cimol, coordenadora de projetos e organizadora da Feintec, Maria Luiza Freitas Monteiro de Barros.
Segundo ela, entre as novidades deste ano está a parceria com a empresa Tec-Pro – especializada em treinamento e desenvolvimento profissional, que oferece cursos de capacitação técnica personalizados na área de manufatura – que está disponibilizando uma bolsa de estudo para o eixo de inovação industrial.
Por sua vez, a diretora do Cimol, Karine Kersting, enfatizou que a Feintec representa uma grande oportunidade de troca de experiências e de aperfeiçoamento dos projetos para os alunos.
— Já para nós, como professores, é muito gratificante, pois dá sentido ao nosso trabalho — avaliou.
Conforme ela, os projetos são trabalhados desde os primeiros anos e envolvem os professores da escola na orientação das pesquisas.
— Temos um grupo muito bom, que se dedica muito além da carga horária para acompanhar todo o desenvolvimento dos alunos — comentou Karine.
PREMIAÇÃO
Os melhores trabalhos receberão medalhas, troféus e certificados de participação. Além disso, a premiação inclui destaques como passaporte para a Mostratec 2020, credencial internacional 2020 e bolsas de estudo na Faccat, na Universidade Feevale e na KNN Idiomas. Além da indicação dos avaliadores, o público também poderá votar em seu projeto preferido, que será premiado com o Troféu da Galera.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, dia 6
8h às 11h30 | 13h às 17h | 19h às 21h – Visitação
Quinta-feira, dia 7
8h às 11h30 | 13h às 14h30 – Visitação
15 horas – Cerimônia de encerramento e premiação da Feintec
PROJETOS
Veja abaixo os títulos dos projetos apresentados a partir de cada curso:
Eletrônica: Previsão de deslizamentos, Dispositivo para alerta do sono ao volante, Medidor de qualidade do solo e Balança nutricional inteligente.
Eletrotécnica: Carteira escolar com regulagem de altura, Reutilização da água do condicionador de ar para repor a umidade do ar e Conector derivação para cabos rígido e flex.
Mecânica: Órteses ortopédicas fabricadas na impressora 3D, Reutilização do couro calçadista e Desenvolvimento de próteses de baixo custo impressas em 3D para animais.
Design de Móveis: Chapas sustentáveis de bambu, Criatividade na infância, Biblioteca inclusiva para deficientes, Aprimoramento do potencial turístico de São Francisco de Paula, Sala de aula 2.0 e Mobiliário sustentável para lares.
Móveis: A união das famílias durante as refeições e Cristaleira: flores que encantam.
Informática: Aplicativo para autodefesa feminina e Aplicativo de auxílio na educação de crianças autistas.
Química: Sistema de filtração de óleos e graxas em estéticas automotivas, Processo de aceleração da biorremediação, Utensílios biodegradáveis BPA Free para a alimentação de crianças, Ferradura ecológica e Reaproveitamento de rejeitos da indústria calçadista.
Meio Ambiente: Biofertilizante, Agricultura familiar e êxodo rural, Abelhas nativas em equilíbrio com a sociedade, Gestão ambiental dos recursos hídricos e elétricos da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato e Plantas alimentícias não convencionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário