O Plenário da Câmara de Vereadores de Parobé sediou na tarde de quinta-feira (31) um evento especial de alerta e prevenção do Câncer de Mama. A atividade (foto) integrou a programação da campanha Outubro Rosa, movimento que uniu mulheres da comunidade pela causa.
Palestras, debates e serviços fizeram parte do evento, que teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para a redução dos índices de mortalidade.
— Hoje o Câncer de Mama não é mais um atestado de morte. Ele tem cura e muitas mulheres aqui já venceram esta doença. Nosso objetivo é criar uma rede de mulheres que estejam conectadas para apoiar umas às outras — destaca a presidente do Legislativo, Maria Eliane Nunes (MDB).
Para a vereadora Maristela Toffoli (PT), eventos como este exemplificam a importância da representatividade feminina no Poder Legislativo.
— Vejam como é fundamental ter mulheres no ambiente parlamentar. Campanhas como esta ganham ainda mais força com a nossa representatividade — salientou na solenidade de abertura.
Durante a tarde, as participantes puderam assistir palestras com abordagens importantes sobre o tema. A advogada da procuradoria do município, Júlia Scherer, trouxe aspectos da legislação brasileira direcionadas as pacientes com câncer.
Já a ginecologista da rede de saúde municipal, Karla Daudt, apresentou as formas de prevenção e apontou como as emoções podem influenciar no câncer.
Já a ginecologista da rede de saúde municipal, Karla Daudt, apresentou as formas de prevenção e apontou como as emoções podem influenciar no câncer.
— É claro que existem fatores de risco que aumentam as chances da doença, mas é preciso também entender que muitos fatores emocionais podem desencadear, o até mesmo potencializar o câncer — afirmou.
Ao encerrar as atividades, uma roda de conversa e acolhimento comoveu o público com as histórias de superação de mulheres que venceram a doença. Quem esteve no evento também recebeu maquiagem e desfrutou de um café colonial oferecido pelas mulheres da agricultura familiar do município. A iniciativa foi realizada pela Casa Legislativa com o apoio da Emater, além do Centro Profissionalizante de Assistência Social (CPAS) e Secretaria de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário