terça-feira, 26 de novembro de 2019

Calçados Bibi ganha dois prêmios no Brasil Design Award 2019

Na última quinta-feira (21), a Calçados Bibi, de Parobé, recebeu dois prêmios no maior evento de Design do Brasil: o Brasil Design Award 2019. Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a iniciativa contou com 870 projetos inscritos e mais de 300 marcas participantes.
Entre as 10 categorias, a Bibi foi única empresa calçadista a ser contemplada, recebendo as premiações: Prata, na categoria Design de Produto/Lifestyle, e Bronze, na categoria de Produto de Impacto Positivo, com o produto 2way. Na ocasião, a marca foi representada pela gerente de estilo, Rebeca Figur Schoenardie, e pelo estilista, Anderson Wilkom (foto).
PRODUTO INOVADOR
Em janeiro deste ano, a Calçados Bibi fez o lançamento oficial do 2way, um tênis que pode ser usado pelas crianças dentro e fora de casa.
O tênis ganhou o coração dos pequenos e virou um sucesso de vendas, com 95 mil pares vendidos em 2019. A linha segue como uma forte aposta da marca que a cada coleção investe em novas cores e estampas do produto. Atendendo ao propósito da marca – para criança ser criança – a Bibi criou o 2way, que é um tênis 2 em 1.
Para ficar em casa, a criança pode usar somente a lycra que tem antiderrapante na parte de baixo. Quando for sair, basta encaixar o solado e prender com a tira de velcro. Além disso, é possível comprar outras opções de estampas e cores diferentes de lycra, para customizar o 2way e deixar o produto mais divertido e personalizado. O calçado é voltado para crianças de 2 a 7 anos, na numeração que vai do 23 ao 34, e são vendidos na loja virtual, na rede de lojas Bibi e nas melhores multimarcas.
O produto tem três partes, sola, lycra e tira de velcro para prender o pé. Entre seus principais benefícios está a leveza, o conforto e facilidade de calçar e limpar. A própria criança pode colocar a sola e prender o velcro.
O produto é livre de substâncias tóxicas e conta com a tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. E quem deseja variar, as lycras também são vendidas separadamente.
— Com todas estas características que facilitam o dia a dia dos pequenos, fizemos a inscrição do projeto em duas categorias distintas que virou um case de sucesso. Forem entregues duas medalhas a nós, uma de prata e uma de bronze, que mostram a importância do nosso calçado no desenvolvimento infantil. Estamos extremamente honrados com este reconhecimento, principalmente por ser um evento tão importante e por sermos a única marca que atua no setor calçadista a ser contemplada ao prêmio — revela Rebeca.
O PRÊMIO
Desde 2009, a Abedesign realiza anualmente o Brasil Design Award, com o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. A partir de 2018, com o intuito de se consolidar como a mais importante premiação do design do Brasil, a iniciativa assumiu um novo formato. Com isso, a premiação passou a contar com inscrições e um corpo de jurados composto por 80 especialistas de diversas partes do Brasil, além de 10 categorias e 78 subcategorias, dando mais voz e oportunidade ao design brasileiro.
CALÇADO FISIOLÓGICO
A marca de calçados infantis é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do trabalho que desenvolve com os calçados fisiológicos e no emprego de tecnologia da palmilha Fisioflex Bibi – que proporciona a sensação de andar descalço no seu público-alvo: as crianças.
A empresa é ainda a única calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico e Social

Atletas de Taquara se destacam no Sesc Triathlon 2019

Atletas de Taquara se destacaram na 15ª edição do Sesc Triathlon – Etapa Tramandaí, que aconteceu neste domingo (24) no Litoral Norte. O trio Graciele/Bernardo/Fernando conquistou o primeiro lugar no revezamento masculino do triathlon.
Os primeiros a cruzarem a linha de chegada do Sesc Triathlon 2019 foram dois gaúchos, um catarinense e uma paranaense, no duathlon e no triathlon, respectivamente. O duathlon consagrou Adriano Castro de Menezes e Samantha Souza, ambos de Porto Alegre.
Já o triathlon teve como campeões o catarinense Luiz Francisco de Paiva Ferreira e a paranaense Desiree dos Santos. Além deles, mais de 200 atletas dedicaram o final de semana para a celebração do esporte, em categorias tanto com representantes do Comércio e Serviços, Amador, Revezamento, quanto da Elite da modalidade no País.
Valendo para o Ranking do Campeonato Estadual de Triathlon, a prova de triathlon teve percurso de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. No duathlon, o percurso teve uma corrida com 5km, 20km de ciclismo e outra corrida de 1,666km.
O Sesc Triathlon foi uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc com o apoio da Prefeitura de Tramandaí. Mais informações no Sesc Tramandaí, pelo telefone (51) 3684-3736, aqui ou pela página do Facebook.

Canela terá passarela de vidro suspensa 35 metros acima do Vale da Ferradura

Canela é uma cidade repleta de características naturais e surpreende com os seus vales e montanhas. Foi em um destes locais que um grupo de empresários locou por 50 anos para construir um atrativo turístico inédito no Brasil. Trata-se do Skyglass Ferradura, empreendimento dos sócios Moacir Bogo, Luiz Bogo, Fabrício Bogo, Carlinhos Bogo e Sílvio Prim, junto ao Vale da Ferradura.
Os empresários estiveram no local na tarde desta segunda-feira (25) acompanhados do prefeito Constantino Orsolin, o vice-prefeito Gilberto Cezar e os secretários de Turismo, Ângelo Sanches e de Meio Ambiente, Jackson Müller, além de demais secretários e servidores que atuaram na análise do projeto junto à prefeitura.
Na ocasião, Moacir Bogo falou sobre a atração que terá uma passarela de vidro suspensa, feita em aço e vidro. Por ela, os pedestres andarão 35 metros por cima do vale em meio a um visual de tirar o fôlego.
O investimento também contará com um sistema suspenso com oito cadeiras, onde os visitantes terão uma sensação única passeando sobre o vale. O Skyglass Ferradura, que será administrado por Fabrício de Medeiros, deve ser inaugurado em setembro de 2020.
O prefeito Constantino Orsolin destacou que Canela, com sua característica rica em meio ambiente, tem atraído investimentos que geram emprego e renda. O chefe do Executivo canelense também falou sobre os investimentos da pavimentação asfáltica e rede de iluminação pública na estrada Caracol/Ferradura.
Prefeito Constantino Orsolin e Moacir Bogo falam sobre o empreendimento
(Foto: Rita Souza)
inkedIn

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Saúde do homem é tema roda de conversa em Três Coroas

Por meio de uma conversa informal e descontraída, foi realizado na noite da quarta-feira (20), em Três Coroas, um encontro para discutir a saúde do homem. Para falar do assunto foi convidado o médico Greg de Sá Silva, que tem especialização na Estratégia Saúde da Família.
A atividade, alusiva ao Novembro Azul, foi realizada em uma barbearia. O local foi escolhido por esse tipo de espaço ser considerado sagrado para os homens. É lá que eles falam de futebol, de política, dos últimos acontecimentos e até de assuntos mais íntimos.
O clima intimista da ação foi proposital, para deixar as pessoas mais a vontade, pois alguns temas ainda são tabus entre os homens e outros não são tratados com a devida importância que merecem.
A conversa que era para ser breve, acabou se estendendo devido ao número de perguntas que foram feitas ao médico, revelando a quantidade de dúvidas que ainda pairam sobre o tema.
Por se tratar de um profissional acostumado a ir de encontro aos pacientes, o médico falou da importância deste tipo de abordagem.
— É muito interessante trabalhar em grupos temas como esse, porque ajuda a entender o que as pessoas pensam. Se considera o conhecimento e as dúvidas que elas trazem — disse dr. Greg.
O autônomo Roberto Wolff, de 51 anos, ficou atento ao que o profissional de saúde flou e fez várias perguntas.
— Foi muito bom para eu esclarecer dúvidas e também para fazer novas amizades. Costumo procurar o médico só quando tenho algum problema. Achei muito positiva esta iniciativa de esclarecimento — falou.
No mesmo instante em que ocorreu a roda de conversa na barbearia, o Posto de Saúde do Bairro Linha 28 promoveu atendimentos exclusivos para homens e disponibilizou testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis.
As atividades foram uma realização da Prefeitura de Três Coroas e integraram as ações do Novembro Azul.
No dia 30 de novembro o dr. Greg realizará mais um bate-papo sobre a saúde do homem. Desta vez o encontro será no Posto de Saúde do Centro, das 8h às 12h.

Debate sobre Consciência Negra abordou racismo e violência contra a mulher

O dia da Consciência Negra foi marcado com um seminário nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), na noite de 20 de novembro.
Com a finalidade de debater sobre a temática, acadêmicos e comunidade reuniram-se no auditório do prédio Administrativo para conferir as palestras dos convidados especiais: Claudia Rosa (estilista), Jesser Zuchelli (modelo) e Patrícia Carneiro (influenciadora de empreendedorismo feminino).
A realização foi dos cursos de Administração, Gestão Comercial, História e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Faccat e a organização dos professores Claudecir Barbosa e Patrícia Kebach.
RACISMO
Durante a solenidade de abertura do Seminário Consciência Negra – Equidade, Empreendedorismo e Protagonismo Negro na Moda, o professor doutor e historiador Daniel Luciano Gevehr, da Faccat, ressaltou que em pleno século XXI ainda existe forte racismo por parte de muitos brasileiros.
— Este debate é importante porque vivemos num País que tem um mito da democracia racial, mas que, infelizmente, vive numa ditadura racista. No Brasil vive-se em luta constante. Porém, felizmente há grupos cada vez maiores preocupados nas questões de visibilidade de empoderamento de homens e de mulheres, de desconfigurações de raças, de identidade — avalia o historiador.
Já o prefeito taquarense Tito Livio Jaeger Filho comenta que o Seminário de Consciência Negra abriu os debates de uma série de atividades que o município preparou.
— Este é o pontapé inicial de 16 dias de ativismo com a temática violência contra as mulheres e também a pauta sobre consciência negra. Somos um grupo de seres humanos, mas infelizmente há pessoas que se acham mais importantes do que as outras. Temos que passar o Brasil a limpo no que se refere a essas questões, somos todos iguais — argumenta.
SOFRIMENTO DA MULHER NEGRA
Mônica Facio, mestranda da Faccat e vereadora do município de Taquara, explica que mulher negra é a que mais sofre com a intolerância, com o preconceito, com violação dos direitos do Brasil.
— A mulher negra sofre duplo preconceito. Sofre pela questão étnico-racial e sofre pela questão de gênero também — revela.

Está aberta a Campanha Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios foi aberta oficialmente no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22). O evento aconteceu no Espaço Cultural Correios Porto Alegre, no Centro Histórico da capital gaúcha. O Grupo MÚ, ganhador do prêmio Açorianos de Música de melhor disco infantil, deu início à cerimônia realizando um cortejo pela Praça da Alfândega e fazendo o público presente entrar no clima do Natal.
— O final do ano é um dos períodos mais intensos para os Correios e o mesmo compromisso que temos com as encomendas de milhões de brasileiros, temos também com cada cartinha e cada presente que chega até nós pela Campanha Papai Noel dos Correios — enfatizou o superintendente estadual da empresa, Ruben Marcos Machado Arthur.
Para realizar a Campanha, além dos próprios empregados, a empresa conta com vários parceiros todos os anos. Desta vez, representantes dos grupos e entidades que estão entre os principais colaboradores da ação foram homenageados durante o lançamento do selo comemorativo do Papai Noel dos Correios.
O primeiro a obliterar a peça filatélica foi o empregado aposentado dos Correios Francisco Emir Teixeira Ferreira, que sempre colaborou em diversas etapas da Campanha e continua participando como voluntário mesmo depois de ter saído da empresa. Já a segunda homenageada, a professora Ana Karina Rios, do Instituto de Educação Infantil Pé de Moleque, é uma das educadoras que se destacam pela dedicação com que auxiliam as crianças na elaboração das cartinhas para o Papai Noel.
A importância da comunidade de padrinhos da Campanha também foi ressaltada através da presença da funcionária do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Luciane Ribeiro Martins — só no ano passado, ela e os colegas do Hospital adotaram cerca de 1,3 mil cartinhas. O capitão Klaizer Cleverson de Lima também participou da cerimônia representando o Exército, que é parceiro dos Correios há mais de 10 anos, disponibilizando equipes para auxiliar no cadastramento das cartinhas, no atendimento aos padrinhos e no tratamento operacional dos presentes.
Encerrando a celebração, o Coro EnCanTo, composto por empregados dos Correios, valeu-se de música para lembrar a principal mensagem da Campanha: “você Noel, um gesto lindo e é você quem tira esses sonhos do papel”.
O evento desta manhã marcou o início do período de adoção das cartinhas em Porto Alegre e em 86 cidades do interior do estado. Mais de 43 mil cartinhas endereçadas ao Papai Noel já estão disponíveis em 91 unidades dos Correios no Rio Grande do Sul. Quem quiser contribuir com a Campanha tem até o dia 6 de dezembro para participar (exclusivamente no Espaço Cultural Correios Porto Alegre, a Campanha segue até o sábado, dia 7).
Em 2019, a maior ação de responsabilidade social dos Correios está completando 30 anos. Ao longo dessas três décadas, foram mais de 6 milhões de cartinhas atendidas em todo o Brasil. Somente no Rio Grande do Sul, foram apadrinhadas cerca de 46 mil cartas no ano passado.
A Campanha surgiu a partir da iniciativa de alguns empregados que, sensibilizados com as cartinhas postadas para o Bom Velhinho nas vésperas de Natal, resolveram adotar os pedidos por conta própria e começaram a enviar presentes às crianças. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios. Atualmente, essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender aos pedidos de presentes de milhares de crianças todos os anos.
“Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém?”

FUNCIONAMENTO
Na etapa inicial da Campanha, a empresa recebe cartinhas de instituições cadastradas e escolas da rede pública que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social — os Correios mantêm parceria com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP. As cartinhas são lidas e registradas pela empresa, para então serem disponibilizadas ao público nos pontos de adoção de cada cidade.
Nesses locais, os interessados em contribuir com a Campanha leem as cartinhas, selecionam os pedidos que desejam adotar e depois entregam os presentes. Vale destacar que o presente deve ser embrulhado em papel pardo e é fundamental que o pacote contenha o número da carta legível. É através deste número que os Correios identificam o destinatário de cada objeto e conseguem fazer a entrega corretamente. No caso de ser mais de um presente para uma mesma carta, deve-se fazer um único pacote. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.
PONTOS DE ADOÇÃO
Nas 86 cidades do interior que realizam a Campanha neste ano, as cartinhas podem ser lidas nas agências centrais dos Correios. No Vale do Paranhana as agências ficam em Parobé, Três Coroas e Taquara.

Detentos do Presídio de Taquara fazem bonecas, bolas e carrinhos para doação

Em atividade de incentivo aos detentos do Presídio Estadual de Taquara, os apenados fabricaram brinquedos para serem doados a crianças no Natal. São jogos, bonecas, bolas e carrinhos feitos com materiais doados e que serão destinados aos filhos de apenados e também outras crianças do município.
Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a fabricação de brinquedos iniciou-se em função da festa de Natal realizada anualmente para os filhos de apenados. Neste ano, ela ocorrerá no dia 7 de dezembro, quando também haverá atividades para alegrar as crianças. Além disso, os apenados que são pais darão brinquedos aos seus filhos.
Neste ano as doações foram insuficientes, então a direção e a equipe técnica sugeriram que os próprios apenados fabricassem os presentes. A comunidade doou retalhos, linhas, palitos e outros materiais de artesanato que possibilitaram a produção.
— Realizamos uma campanha para arrecadar materiais, para eles iniciarem o trabalho. Com o sucesso da campanha, os apenados, inclusive os que não são pais, começaram a fabricar brinquedos — conta a psicóloga da Susepe Kameni Rolin, que coordena o projeto.
Duas artesãs auxiliaram, ensinando os presos a confeccionar os produtos.
Alguns brinquedos serão doados para crianças carentes da cidade. A diretora do presídio, Mara Pimentel, ressalta a importância dessa iniciativa na conscientização dos presos.
— Além de atender à necessidade de cada pai dar ao seu filho um brinquedo, a ação ajudou a humanizar os apenados — explica.
Ela destaca ainda que foi significativa a adesão deles na iniciativa, inclusive de aqueles que não são pais.
— Eles têm nos dado um retorno muito positivo, estão engajados para produzir. Os apenados se sensibilizaram quando falamos na possibilidade de levar uma alegria a crianças menos favorecidas — afirma.

Três-coroenses faturam 15 medalhas em campeonato de xadrez

Três Coroas sediou no sábado (23) a quinta etapa do XI Campeonato de Xadrez do Vale do Paranhana. A competição ocorreu na Escola Municipal Cândido Rondon e reuniu mais de 200 enxadristas, além de pais, professores e a comunidade local.
Para não decepcionar a torcida em casa, os três-coroenses conquistaram 15 medalhas.
Conforme a coordenadora do Projeto Xadrez na Escola, Maria Ieda Soares, que também esteve à frente do evento, o resultado é fruto do crescimento do esporte no município.
— Participo há nove anos desse campeonato e percebo que o número de praticantes está aumentando. O incentivo dos pais contribui para isso. Muitos desses pais já foram nossos alunos e também jogam xadrez — disse Ieda.
O prefeito Orlando Teixeira prestigiou o evento e destacou a importância do esporte.
— Esse esporte exige atenção e decisões inteligentes. Na vida profissional não é muito diferente. O xadrez ajuda a preparar esses jovens para o futuro — falou Orlando.
O Xadrez na Escola abriu recentemente uma turma para adultos. Os encontros são realizados sempre nas terças-feiras, das 19h às 20h, na Escola Municipal Balduíno Robinson.

Definidos os classificados para a fase eliminatória do Municipal de Parobé

Neste domingo (24), foram realizadas as partidas da última rodada da fase classificatória válidas pelo Campeonato Municipal de Parobé 2019. Foram 25 gols marcados em seis partidas disputadas nos campos do Guarani e do Grêmio Parobé.
No Veterano, Ouro Verde e Atlético do Vale encerraram a primeira fase na liderança. Barcelona e Vila Nova também garantiram a vaga na Semifinal. Já no Sub-18, a equipe dos Guris do 7 está classificada para a grande final da categoria, enquanto União da Vila e amigos do Sítio disputam a semifinal.
Por fim, a rodada da principal categoria, a Série A, foi marcada pela classificação suada do atual campeão, Juventus, como terceiro colocado no grupo B. Por outro lado, USP e Atlético do Vale se juntaram ao 7 de Setembro como melhores equipes da fase inicial. Esportivo, Guarani e Ouro Verde garantiram a segunda posição dos seus grupos e também avançaram, além do Zeppelin, melhor terceira colocada dos grupos A e C.
RESULTADOS DE DOMINGO
Veterano
Chave A – Vila Nova 3 a 1 Stop Lanches
Chave A – Ouro Verde 3 a 0 Esportivo
Sub-18
Amigos do Sítio 3 a 4 Os Guris do 7
Série A
Chave A – Barcelona do Funil 0 a 1 Esportivo
Chave B – Ouro Verde 4 a 1 Juventus
Chave B – Atlético do Vale 4 a 1 Villareal

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Espetáculo ‘Cada um cuida do seu nariz’ se despede dos palcos em dezembro

O Grupo Teatral In Love estará apresentando pela última vez o espetáculo ‘Cada um cuida do seu nariz’. Após dois anos em cartaz, a peça encerrará em Três Coroas o seu ciclo de apresentações.
A atividade ocorrerá no dia 8 de dezembro, às 16h, no Centro de Cultura Remitto René Haack. O espetáculo é indicado para crianças a partir de 10 anos de idade.
Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente a R$ 15,00 com os artistas do grupo, na Secretaria de Educação e Cultura e na Cafeteria Maria Boneca. No local eles custarão R$ 20,00. Crianças de qualquer idade pagam o mesmo valor.
Após a peça a banda Naye fará uma apresentação e também haverá comercialização de lanches da Maria Boneca.
O evento é uma realização da Prefeitura de Três Coroas.

TCE-RS suspende concessão do uso de bens móveis e imóveis pelo hospital em Taquara

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) determinou a suspensão da concorrência pública que permitiria o uso de bens móveis e imóveis pelo Hospital Bom Jesus (HBJ), em Taquara, para atendimento prioritariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O serviço seria firmado com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) por meio de contrato administrativo de permissão de uso.
Após a emissão da medida cautelar, o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho foi intimado para cumprir a decisão. De acordo com o órgão, o prefeito poderá apresentar esclarecimentos.
O relator do caso, o conselheiro do TCE-RS Alexandre Postal, determinou a suspensão da licitação na fase em que se encontra, até que o mérito seja analisado pelo órgão.
A casa de saúde taquarense, que tem como gestora a Associação Silvio Scopel, vem atravessando um período de crise nos últimos anos. No caso mais recente, em 30 de outubro, os serviços chegaram a ser suspensos por problemas no repasse de verbas do Estado e Prefeitura de Taquara.
IRREGULARIDADES
Segundo Postal, após análise técnica foi constatado que o Termo de Referência não constitui planilha de custos com a demonstração dos valores dos serviços a serem prestados. Além disso, há inconsistências quanto ao regime de pactuação, ora tratado como “permissão”, ora como “concessão”, assim como a ausência de informações detalhadas quanto à pactuação a ser futuramente realizada com Estado e Município.
Desta forma, as irregularidades, além de atentarem contra o previsto na lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações), comprometem a apresentação de propostas, a identificação exata da adequação do preço e o controle sobre a execução dos serviços. A ausência de informações quanto à pactuação entre Município e Estado pode, inclusive, comprometer a continuidade dos serviços licitados.
O relatório também destaca outras inconformidades: desproporcionalidade da multa prevista para o caso de não entrega de documentação na fase de licitação; ausência de caracterização de objeto de natureza intelectual, o que desautoriza a utilização do tipo melhor técnica e preço; excessiva e imotivada pontuação técnica; e ausência de evidências técnicas que justifiquem os índices e quantitativos contábeis exigidos para qualificação econômico-financeira dos licitantes.

Matrículas e rematrículas da rede municipal de Riozinho podem ser feitas até dia 10

Até o dia 10 de dezembro, pais ou responsáveis podem fazer a rematrícula de seus filhos na rede municipal de ensino de Riozinho.
Para isso, devem procurar uma das nove escolas (são duas de educação infantil e sete de ensino fundamental) levando o CPF do aluno e do responsável, carteira de vacinação, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
— Nas escolas de educação infantil e na Castro Alves é possível fazer a matrícula ou a rematrícula das 7h15 às 17h, uma vez que essas instituições não fecham ao meio dia. Já na Padre Manoel de Nóbrega, o horário é das 7h15 às 11h15, e das 13h às 17h. Nas demais escolas, as matrículas podem ser feitas das 13h às 17h — define a secretária de Educação, Vânia Kirsch.
Quem perder o período de matrícula ou rematrícula terá que esperar a segunda fase, que acontecerá de 3 a 12 de fevereiro de 2020.
INVESTIMENTOS
— Meu vice-prefeito Diogo Pretto e eu, assim como toda equipe da Secretaria de Educação, temos o compromisso
de seguir melhorando as condições de ensino em Riozinho. Este ano, mais uma vez vamos investir mais de 25% dos recursos em Educação — define o prefeito Valério José Esquinatti.

Parobé poderá registrar ocorrências em Taquara em breve

Em audiência (foto) agendada pelo deputado estadual Issur Koch (PP) na tarde desta quarta-feira (21), o secretário de Segurança Pública e vice-governador Ranolfo Vieira comprometeu-se em autorizar que Parobé volte a registrar ocorrências na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Taquara e não mais na DPPA de Novo Hamburgo, como acontece atualmente.
A solicitação foi apresentada pelo secretário de Segurança, Defesa Civil, Cidadania e Mobilidade Urbana de Parobé, Carlos Freitas, que estava acompanhado na audiência pelo vereador Jorge Luiz Graminha (Jorginho), pelo coordenador de Defesa Civil Leno da Guarani, e o líder comunitário Douglas Santos.
— Toda vez que temos um flagrante, precisamos deslocar viatura, efetivo, preso e a vítima até Novo Hamburgo, rodando 40 quilômetros, quando poderíamos nos deslocar apenas seis quilômetros — destacou Freitas.
Ranolfo recebeu a reivindicação e na hora determinou que seja oficiada a Delegacia de Taquara sobre a alteração.
— Embora sejam de regiões diferentes, não faz sentido esse deslocamento que acaba trazendo prejuízos ao Estado e, principalmente, transtornos à comunidade — sublinhou.
DELEGADO
Outra solicitação apresentada pela comitiva foi a designação de um delegado titular para a Delegacia de Parobé.
— Há cerca de seis meses estamos sem delegado, causando uma série de transtornos para a área de Segurança. Compreendemos as dificuldades do Estado, mas pedimos ao secretário que analise essa situação com carinho — definiu Freitas.

Unidas, indústrias calçadistas de Três Coroas participam de feira em Gramado

Fortalecendo a identidade das indústrias, o projeto Três Coroas Shoes se destacou dentro da 9º edição da Zero Grau, uma das feiras mais badaladas da região serrana, que aconteceu entre 18 e 20 de novembro, no Serra Park, em Gramado.
O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Tiago Scariot, acompanhado pela diretora de Turismo, Grasiela Huff, visitaram o estande no segundo dia de feira. Na ocasião, puderam ouvir depoimentos de empresários do setor calçadista da região.
O espaço Três Coroas Shoes chamou atenção pela quantidade de indústrias presentes. Neste ano, a prefeitura do município injetou R$ 43,6 mil no Sindicato da Indústria de Calçados e Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), como forma de incentivo aos empresários locais. Desta forma, 12 indústrias decidiram levar suas marcas para compor o espaço de 374 m², com produtos genuinamente três-coroenses.
O executivo do SICTC, Juliano Mapelli, falou que desde 2015 as indústrias participam da feira, e que agregá-las trouxe uma experiência positiva, pois permite que as participantes, se façam presentes em feiras de outros estados e países.
— A parceria entre sindicato e prefeitura gerou mais oportunidades aos donos de indústria, pois, ao invés de eles fazerem uma seleção para participar de determinadas feiras, agora podem participar de várias em um mesmo ano, até mesmo em outros estados e países. Nossa intenção é ampliar este número. Este ano, tivemos um número maior de participantes, por isso, entendemos que quanto mais empresas integradas, mais marcas e opções de produtos diferentes podemos oferecer. Nosso espaço se tornou mais atrativo para lojistas, isso acaba fortalecendo ainda mais o nome do município — explica.
O estande Três Coroas Shoes faz parte da feira Zero Grau de Gramado desde 2015. O projeto representa a união das empresas calçadistas do município, reconhecidas no mercado nacional por seus diferenciais de moda, qualidade e sustentabilidade.
Fabiana Spohr, dona de indústria em Três Coroas, falou que participar do estande coletivo foi mais rentável para todos.
— Agregar indústrias facilitou, trazendo um retorno positivo para o coletivo. Ações conjuntas garantem bom retorno para todos. E o melhor disso tudo é que temos oportunidade de participar de mais feiras durante o ano. Antes, precisávamos escolher entre participar de uma ou de outra. Em conjunto, conseguimos estar em todas e consequentemente, vendemos mais — disse.
Algumas empresas participaram pela primeira vez da feira. Oito indústrias investiram em seu próprio estande de forma separada. Dentro da feira, o valor do metro quadrado estava avaliado em média R$ 450. Um ponto positivo, é que cada indústria três-coroense participante do coletivo, economizou cerca de 35% a 40% com o incentivo.