Nesta terça-feira (28), uma Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Taquara prestou homenagem aos 40 anos do Lar Padilha. A proposição foi do presidente do Legislativo, vereador Guido Mario Prass Filho.
Durante a solenidade (foto), três ex-acolhidos pelo Lar Padilha, há anos atrás, deram seu depoimento do que o Lar representou em suas vidas. Francieli Brizolla, Vitor Hugo França e Gabriel França representaram as mais de 4 mil crianças e adolescentes atendidos pelo Lar ao longo de quatro décadas de história, emocionando aos presentes com suas histórias de superação.
O Lar Padilha foi criado em abril de 1978, por iniciativa do Pastor Sebaldo Nornberg, fundador da Associação Beneficente Evangélica Floresta Imperial (Abefi), mantenedora do Lar Padilha até hoje.
Atualmente, a instituição, além de acolher e proteger em regime de abrigo, também realiza oficinas lúdicas terapêuticas, tais como acompanhamento escolar, artístico, cultural e esportivo. O público atendido são crianças a partir de zero ano de idade e adolescentes até os 18 anos incompletos.
ACOLHIMENTO
Hoje o Lar Padilha atende cerca de 100 crianças e adolescentes. Embora haja casos de orfandade, a maioria deles vem de famílias desestruturadas, seja pelas drogas, pela violência, pela miséria ou pela negligência. Praticamente todos tem histórico de abusos, maus-tratos, violência sexual ou abandono absoluto.
O Lar mantém sua sede na localidade de Padilha, interior de Taquara, onde têm três casas, uma para as crianças de 5 a 12 anos e outras duas para os adolescentes, onde os meninos ficam em uma delas e as meninas n’outra.
Também mantém o Centro de Defesa e Proteção Social Lar Padilha, que está situado no centro de Taquara e atende crianças de zero a 11 anos de idade, além de disponibilizar uma República para o acolhimento de adolescentes acima de 18 anos, até que consigam manterem-se sozinhos.
PROJETO CONTEMPLADO PELO CRIANÇA ESPERANÇA
Recentemente, teve dois importantes projetos aprovados: um deles junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedica) e o outro junto à Criança Esperança, apoiado pela Rede Globo e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Toda esta estrutura faz com que o Lar Padilha seja referência no segmento de abrigos em nível estadual.
PRESENÇAS
Estiveram presentes na solenidade os vereadores Guido Mario Prass Filho, Sandra Schaeffer, Monica Facio, Luis Felipe Luz Lehnen, Telmo Vieira e Carmem Kirsch, representando o Executivo Taquarense, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, o secretário de Educação, Edmar de Holanda, o diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos, presidente do Lions Clube de Taquara, Marli Suzin, representando da Associação dos Contabilistas do Vale do Paranhana (Acon), Paulo da Silva Luz, os conselheiros tutelares Vanderlei Kollet, Jonathan Almeida funcionários, monitores, professores, crianças e adolescentes abrigados no Lar Padilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário