Cerca de 2000 educadores dos municípios de Taquara, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante e Três Coroas participaram, na segunda-feira, 30, no Centro de Eventos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) da capacitação Formação sobre Avaliação, ministrada por uma das mais renomadas especialistas em avaliação de aprendizagem do país, professora Jussara Hoffmann. Durante a tarde, o evento reuniu professores que atuam do quarto ao nono ano, e, durante o turno da noite, foram recebidos docentes da alfabetização e da educação infantil.
Além de marcar o início do segundo semestre letivo nos educandários do Vale do Paranhana, o evento faz parte das ações desenvolvidas pelo Prêmio Professor Inovador que objetiva a valorização do trabalho dos professores e o desenvolvimento de práticas pedagógicas. O Prêmio, que vem desde 2009 acontecendo nos municípios, é um incentivo a escolas públicas e privadas pela inovação pedagógica nas diversas etapas da educação básica.
Jussara Hoffmann, em seu diálogo com os professores, observa a importância de educar. “Não podemos prejudicar nossos alunos. Temos que ser educadores, formadores de pessoas e não dadores de aula. O nosso papel é exigir comprometimento, evolução, responsabilidade. Nenhum aluno é igual ao outro, não podemos nos basear em números, mas na aprendizagem. A escola quer alunos diferentes? Então por que faz as mesmas perguntas e iguais a todos? A maior riqueza são as nossas diferenças”, afirma a Jussara.
Participando do evento, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, lembra a força e o potencial educacional da região, especialmente em Taquara. “Somos um polo educacional e este destaque deve ser reforçado diariamente, por isso estamos aqui, intensificando este fator, agradecendo a vocês pelo empenho e dedicação. Só pela educação vamos desenvolver e colocar este país pra frente”, reitera o vice-prefeito.
O diretor-geral da Faccat, Delmar Henrique Backes, destacou que um dos principais desafios a serem superados pelos professores é a integração da família à escola. “A família tem que participar mais do trabalho do professor para que a educação, como um todo, seja uma reflexão compartilhada entre pais e educadores, para que saibam o que se passa na escola e vice-versa, que estejam por dentro das dificuldades financeiras passadas nas instituições. E mesmo assim, com dificuldades, é necessário que façamos o nosso melhor em prol de uma educação de qualidade”, menciona Backes.
O secretário de Educação, Cultura e Esportes de Taquara, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, também participou do encontro, bem como representantes das secretarias de Educação dos municípios do Vale do Paranhana. O encontro contou com apresentação da peça teatral “A Jornada da Estrela”, com alunos e educadores do Centro Municipal de Atividades Educacionais Aprender (CEMAE), mantido pela Prefeitura de Igrejinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário