segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Campeonato de Xadrez do Vale do Paranhana bate recorde de participantes

O Campeonato de Xadrez do Vale do Paranhana, que já virou tradição na região, chegou a sua décima edição batendo recorde de participantes. Pela primeira vez, o número passou de 400 inscritos já na primeira etapa, que ocorreu no sábado (11), na Escola Municipal Getúlio Dornelles Vargas, em Parobé.
Ao todo, foram 411 inscritos na competição de abertura. O campeonato terá cinco etapas, uma em cada município do Paranhana. Participam alunos de Parobé, Igrejinha, Rolante, Taquara e de Três Coroas.
— Nosso maior objetivo é a integração entre os estudantes, mas também incentivar a prática do xadrez, que gera muitos benefícios — destaca um dos organizadores, Antônio Carlos Duarte de Souza.
A próxima etapa será no dia 1º de setembro, em Igrejinha. O grande encerramento será no dia 5 de dezembro, na sede das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), que é uma das apoiadoras da competição.
ENXADRISTAS CONFIANTES
Ansioso, mas confiante, o estudante Raphael de Lima Santos, de 13 anos, da Escola Municipal João Darcy Rheinheimer, de Igrejinha, conta que se preparou desde o começo do ano para participar da competição.
— Eu morava em Capinzal, em Santa Catarina, mas há dois anos me mudei para Igrejinha, onde foi que comecei a jogar xadrez na escola. No começo achava que eu era ruim, daí desisti, mas depois comecei de novo e fui treinando, praticando e agora me senti bem preparado para participar desta competição — conta o jovem enxadrista.
Quem também estava apreensiva para iniciar as jogadas era a pequena enxadrista de apenas 7 anos, a estudante Júlia Lima, que ao lado de seu pai, Sérgio Lima, 54 (foto abaixo), aguardava o começo da competição.
— Eu jogo muito com minhas colegas da escola. Gosto muito — conta Júlia, que representa a Escola Municipal Águas Brancas, de Três Coroas.
Lima, orgulhoso da filha, ressalta que ela já coleciona medalhas.
— O xadrez é muito bom. Ela já ganhou algumas medalhas desde que começou a participar de competições, aos 6 anos — revela, salientando ainda que o xadrez ajuda no aprendizado.
AS CATEGORIAS
De acordo com a comissão organizadora do Campeonato, as categorias adotadas para esta competição são as seguintes: sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, ocorrendo nos naipes masculino e feminino separados, nas categorias sub-16 e categoria livre, jogando juntos. A premiação com medalhas é do 1º ao 5º lugar.
Mais informações: xadrezparanha@gmail.com ou aqui.

Nenhum comentário: