A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual (RTA) nas tarifas da RGE. Para os clientes do grupo B1 (residenciais), o percentual de reajuste médio é de 5,22%, e para os consumidores ligados à alta tensão (indústrias e grandes comércios), o reajuste médio é de 6,24%.
A data de aniversário do reajuste da concessionária é 19 de junho, mas as novas tarifas serão aplicadas apenas a partir de 1º de julho, seguindo as medidas aprovadas recentemente por conta da pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com a nota à imprensa enviada pela RGE, que atende milhões de consumidores nos municípios da região, neste ano os principais fatores que levaram a esse resultado foram o aumento dos custos não gerenciáveis pela distribuidora, tais como aumento do custo de geração de energia por conta da expressiva alta do dólar e dos custos de transmissão por conta da incorporação de novas instalações a serviço dos consumidores.
Cortes de energia
Nesta semana, a Aneel decidiu ainda que os cortes no fornecimento de energia por falta de pagamento continuarão suspensos até 31 de julho. Os cortes foram proibidos em 24 de março, por 90 dias, até 23 de junho. A prorrogação da medida foi uma solicitação dos secretários estaduais de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário