Programado para iniciar suas atividades na próxima semana, o Centro de Apoio ao Covid-19, estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde de Taquara, oferecerá diversos serviços de análise e encaminhamento de casos suspeitos do novo coronavírus. O novo espaço funcionará na Avenida Sebastião Amoretti, nº 3060, junto ao prédio da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Petry, o Centro de Apoio ao Covid-19 receberá pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBSs) e também pessoas da comunidade em geral de Taquara, que apresentem sintomas de gripe e queiram investigar sua condição de saúde.
O Centro de Apoio será composto por uma equipe formada por médicos e enfermeiros que, exclusivamente, atenderão casos suspeitos do novo coronavírus, realizando uma triagem e análise dos sintomas apresentados por cada um, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
— Após uma investigação minuciosa de nossa equipe, que avaliará a presença ou não de sintomas e critérios clínicos observados pelo Ministério da Saúde, como o histórico de contato, próximo ou domiciliar, nos últimos sete dias antes do aparecimento dos sintomas, o médico poderá realizar, se necessário, um teste rápido e também solicitar exames laboratoriais e orientar o paciente sobre formas de prevenção da doença em caso de diagnóstico positivo — explicou Petry.
Representando o prefeito Tito Livio Jaeger Filho, o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto, apresentou as instalações do Centro de Apoio ao Covid-19 para a coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Ana Maria Rodrigues, no último dia 4, durante sua passagem pela região do Vale do Paranhana.
— A Secretaria de Saúde já conta com uma equipe responsável por fazer a triagem dos casos suspeitos de coronavírus. O diferencial desse centro é que ele oferecerá também todo o apoio do início ao fim da investigação da doença, contando com profissionais treinados para investigar a presença do Covid-19 no município — reforça Hélio.
Enquanto conhecia o novo Centro de Apoio ao Covid-19 de Taquara, a coordenadora da 1ª CRS reforçou a importância dos investimentos realizados pelos prefeitos e secretários de saúde, principalmente na atenção básica em saúde de seus municípios.
— Eu sempre reforço a importância que a atenção básica teve e sempre terá, principalmente neste momento de pandemia, orientando sobre a prevenção do novo coronavírus e solucionando possíveis casos de agravos, direcionando os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade — comemora Ana Maria.
Em função da pandemia do novo coronavírus, o novo Centro de Apoio ao Covid-19 não terá uma cerimônia oficial de inauguração. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara é que os serviços passem a ser disponibilizados a comunidade a partir da próxima terça-feira (16).
Nenhum comentário:
Postar um comentário