sexta-feira, 17 de junho de 2011

Prédio histórico de Parobé será restaurado


O Museu Municipal de Parobé está fechado à visitação pública há duas semanas. O motivo são as obras de restauração previstas para a antiga construção que abriga o estabelecimento, situada no meio da praça 1º de Maio, no centro da cidade.


O prédio, inaugurado nos primeiros anos do século passado, foi sede da estação ferroviária em torno da qual se formou o núcleo populacional que daria origem a Parobé. Antes de servir às atuais finalidades, também funcionou como sub-prefeitura, Câmara de Vereadores e agência bancária. A criação oficial do museu ocorreu em 2002.


Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Lazer, que gerencia o espaço, o prédio vinha sofrendo constantes problemas de infiltrações e alagamentos. A causa principal é que, devido às sucessivas ampliações, a praça ao redor ficou num nível mais elevado do que a antiga construção, dificultando o escoamento da água, que acaba entrando no prédio.


Com isso, a única solução é fazer a restauração, que ainda não tem prazo de conclusão definido. A primeira providência, a fim de possibilitar os trabalhos, foi a retirada do acervo e sua guarda em local seguro.


Além do sistema de drenagem, a obra a ser executada com recursos próprios da Prefeitura irá contemplar a substituição do assoalho e também a recuperação e pintura das paredes que se encontram pixadas e riscadas devido ao vandalismo.

Nenhum comentário: