Uma jovem de 16 anos, moradora de Parobé, está se preparando para viajar à Hong Kong, na Ásia, onde ficará estudando por dois anos com o patrocínio de uma organização internacional. Amanda Duarte Gomes tem 16 anos e reside na área central da cidade junto com a mãe, Elizabete Duarte, que é funcionária da Farmácia Popular do município.
Ex-aluna do colégio Artuíno Arsand e atualmente cursando o ensino médio na escola Engenheiro Parobé, a adolescente garimpava na internet bolsas de estudos no exterior quando deparou com o site da UWC – United World College. Segundo a própria Amanda, trata-se de um movimento que seleciona estudantes de todo o mundo para projetos de intercâmbio, com o objetivo de promover a paz e a compreensão entre os povos.
Porém, até alcançar o objetivo, ela teve que passar por várias etapas. Depois de enviar seus dados pela internet, foi convidada a fazer uma prova escrita em Porto Alegre, o que ocorreu em dezembro passado. O teste exigia, principalmente, noções em língua portuguesa, lógica, matemática e conhecimentos gerais, além de uma redação sobre um tema atual.
Selecionada, a garota foi chamada para uma entrevista com um psicólogo em São Paulo e posteriormente teve que retornar ao mesmo estado para um final de semana de convívio com outras pessoas que também participarão do projeto. Acabou sendo uma das escolhidas e com destino definido para a Hong Kong, uma ilha que tem sua soberania administrativa vinculada à República Popular da China.
Amanda tem viagem prevista para setembro próximo e deverá ficar na Ásia por dois anos. Lá, irá concluir o ensino médio, estudando a própria língua-mãe e também outros idiomas, como o inglês e o mandarim. Segundo ela e a mãe, a UWC bancará as passagens aéreas, moradia, alimentação e livros. Os gastos pessoais, parte do material escolar e também as viagens que queira fazer ficarão por conta própria.
A parobeense sabe de antemão que a experiência no estrangeiro deverá ser um divisor de águas em sua vida, já que seus projetos incluem viver num centro maior e seguir carreira na área de cinema. Ela deixa claro, porém, que, seja onde estiver, pretende sempre continuar colaborando com Parobé, a cidade em que vive desde pequena. “Gosto daqui, principalmente pelos amigos que tenho”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário