Técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul iniciaram na última sexta-feira a instalação da estação meteorológica de Parobé, que fará parte de um sistema de duas dezenas de unidades espalhadas pela região, destinadas a fazer diversas medições relacionadas ao clima. A estrutura tem como base um dos pilares da antiga rede ferroviária na passagem sobre o rio Paranhana, junto à divisa com Taquara.
A prefeita Gilda Kirsch e a vice Nelsi Lázaro recepcionaram pela manhã os técnicos Rodrigo Loureiro e Gabriel Münchow, do Centro Estadual de Pesquisa em Sensoreamento Remoto e Meteorologia (CEPSRM), do Laboratório de Meteorologia e Qualidade do Ar da Ufrgs. O trabalho deles foi acompanhado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Abel Barcellos da Silva, mas teve que ser interrompido à tarde por causa do maui tempo. “Devemos concluir ainda nesta semana para que a estação meteorológica entre imediatamente em operação”, anuncia Abel.
Conforme os técnicos da Ufrgs, no primeiro momento, a estrutura apenas medirá os índices de precipitação pluviométrica, mas em breve também receberá sensores de temperatura, umidade e radiação solar, o que permitirá transmitir dados técnicos mais completos sobre o comportamento climático. “Com o passar do tempo, surgirá uma série histórica que permitirá fazer projeções e instituir medidas preventivas à ocorrência de enchentes e outros fenômenos”, destaca o coordenador parobeense da Defesa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário