terça-feira, 28 de junho de 2011

Administração de Parobé irá revitalizar praça central

Os moradores de Parobé irão dispor, dentro dos próximos meses, de um novo espaço em boas condições para o convívio e lazer. A Prefeitura irá revitalizar a Praça do Expedicionário, situada defronte à Câmara de Vereadores, na área central da cidade, devolvendo-a ao uso da comunidade.

Segundo a prefeita Gilda Maria Kirsch, o trabalho a ser executado irá reverter o aspecto de sujeira e escuridão que domina o logradouro público atualmente. “Queremos uma praça limpa, bem iluminada e com acessibilidade para a população em geral”, destaca.


Um novo processo licitatório foi marcado para a próxima semana, depois da anulação dos anteriores, a fim de contratar a empresa que fará os trabalhos, e a expectativa da prefeita é de que estes se iniciem ainda em julho. A Administração Municipal fará um investimento de R$ 280 mil no projeto, que contempla ajardinamento, passeios públicos e bancos para descanso, além da retirada de algumas árvores e troca da iluminação. As obras serão bancadas com recursos próprios e também preveem construção de calçadas na avenida João Mosmann Filho, que dá acesso à Prefeitura.


Conforme Gilda Kirsch, a previsão é de que os serviços levem um máximo de quatro meses, o que permitirá a entrega do espaço remodelado à comunidade antes do final do ano. “Uma praça tem que ser bem cuidada e aconchegante, para que as pessoas se sintam bem ao freqüentá-la”, destaca a chefe do Executivo, que declara seu gosto particular por esses espaços públicos.


Ela observa que Parobé se notabiliza pela beleza da Praça 1º de Maio e o mesmo deverá valer para o local a ser reformado. “Também para que as pessoas de fora levem uma imagem positiva, pois uma praça diz o que é uma cidade”, preconiza.

COPA DE FUTSAL MASCULINO – DESPORTO/CLASSE “A” BEBIDAS 2011

A Secretaria Municipal de Desporto de Parobé está organizando a Copa de Futsal “ Desporto/Classe A Bebidas”. O evento que conta com a parceria da Classe "A" Bebidas.

Poderão participar da competição os usuários do Ginásio Municipal e equipes convidadas. As inscrições estão abertas no Ginásio Municipal.

Os Jogos acontecerão nos dias 23 e 30 de julho e seis de agosto, no Ginásio Municipal. O valor da taxa de inscrição é R$ 100 e cada equipe poderá inscrever até 12 atletas, com idade mínima de 15 anos. Está prevista a participação de 12 a 16 equipes.

Premiação:

O Campeão leva um Troféu e 45 latas de cerveja. O Vice-Campeão: Ganha um Troféu e 35 latas de cerveja; O 3º Lugar, ganha um Troféu e 25 latas de cerveja; o 4º Lugar um Troféu e 15 Ceva/Latas o Goleador ganha um Medalhão e o Goleiro Menos Vazado também leva um Medalhão. As equipes deverão entregar as fichas de inscrição e pagar a taxa até o dia 13 de julho.

Sábado é Dia D da Campanha de vacinação Tríplice Viral

Será neste sábado, dois de junho, a dia D para a Campanha de vacinação contra triplice viral (sarampo,caxumba e rubéola), em Parobé.

Para isso a Secretaria Municipal de Saúde lembra a toda a comunidade parobeense para que levem seus filhos para receber a vacina que será para

crianças na idade de um a seis anos 11 meses e 29 dias. Deverão receber a vacina todas as crianças dessa idade que não fizeram a vacina dia 18 do mês de junho e quem nunca recebeu a vacina conta essas doenças. O atendimento será das 8 às 12h e das 13 às 17 horas nos Postos Pra - mamãe, no Centro e nas unidades de Saúde nos bairros, Cohab; Vila Nova; Jardim, na Escola Getúlio Dornelles Vargas; Laranjeiras; Santa Cristina e Morro da Pedra.

"Traga seu filho para ser vacinado" Munido da Carteira de Vacinação".

Descentralização das atividades da Secretaria do Desporto

Com o intuito de aproximar-se da comunidade e dar mais opções esportivas ao público, a Secretaria Municipal de Desporto de Parobé está descentralizando as atividades, colocando núcleos nos bairros do município, “para podermos atender uma parcela maior da nossa população, sem que estes tenham que se deslocar até o centro da cidade para desenvolver algum tipo de atividade esportiva” destacou o secretário João Ademir da Silva. O projeto Piloto será na Sede da Associação de Moradores do bairro Laranjeiras onde serão realizadas as Escolinhas de Areia e o projeto Mexa-se e Ganhe. Os trabalhos poderão se estender para outros bairros, dependendo da demanda.

As Escolinhas de Futebol de Areia (Iniciação Desportiva)

Acontecerão nas terças e quintas-feiras (tarde), a partir das 13h15min e as quartas e sextas-feiras (manhã), a partir das 9 horas.

As atividades serão nas categorias, Mamadeira; Fraldinha; Pré-Mirim; Mirim; Infantil e Juvenil: nas modalidades masculino e feminino.

A outra atividade que será realizada no local é o Projeto Mexa-se e Ganhe (vida, força, equilíbrio, flexibilidade, saúde, socialização, qualidade de vida).

Ele será desenvolvido nas quartas e sextas-feiras a partir das 8 horas.

O público alvo são pessoas de ambos os sexos, com idade superior a 30 anos.

Informações e inscrições, para ambas as modalidades estão disponíveis no Ginásio Municipal Décio Francisco da Costa das 8 às 11h e das 13 às 17 horas. Ou pelo Fone: 3953-1016. Também poderão ter informações na sede da Associação de Moradores, nos dias de atividades esportivas naquele local. Todos os trabalhos terão o acompanhamento de profissionais de educação física. As inscrições são gratuitas.

Frio aumenta em 40% demanda da Saúde em Parobé

As baixas temperaturas dos últimos dias têm provocado um aumento de cerca de 40% no número de pacientes que procuram atendimento no Centro Municipal de Saúde de Parobé. O dado é da Secretaria Municipal da Saúde, informando que boa parte dos casos se refere a doenças respiratórias, que acometem pessoas de todas as faixas etárias, e problemas cardíacos, estes tendo maior incidência na população idosa.

A média de atendimentos no plantão médico mantido pela Prefeitura vinha sendo de 350 usuários/dia, entretanto este número inflou consideravelmente nas duas últimas semanas. Para a secretária Andréa Eismann, não há dúvida de que o fenômeno decorre dos rigores climáticos, marcados pela combinação de umidade e frio. A conseqüência, segundo ela, é que o posto central vem registrando superlotação de pacientes, quadro que não é muito diferente nas unidades dos bairros e interior. “Da mesma forma, aumentaram as consultas no plantão médico noturno e as internações no hospital São Francisco de Assis”, acentuou.

Andréa Eismann pede que, além de redobrar os cuidados, a população procure os serviços de saúde somente nos casos necessários a fim de não tumultuar ainda mais o atendimento. “Solicitamos também que evitem trazer junto crianças que não estejam doentes para que não corram o risco de contrair algum tipo de vírus que possa estar concentrado nesses locais”, alertou.

Gilda representa a mulher na diretoria da Famurs

A prefeita de Parobé faz a representação feminina na nova diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. Gilda Maria Kirsch foi reconduzida ao cargo de secretária da entidade durante cerimônia ocorrida no final da tarde e início da noite da última terça-feira, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.


O ato de posse se deu durante o 31º Congresso de Municípios, que transcorre até esta quarta-feira sob o tema “Agricultura: o crescimento sustentável e a relevância econômica”. O novo presidente da Famurs é o prefeito de São Borja, Mariovane Gottfried Weis, que substitui Vilmar Perin Zanchin, de Marau.

A prefeita de Parobé foi secretária da gestão que se encerrou e permanecerá na função até junho de 2012. A posse foi prestigiada pelo vice-governador Beto Grill, representando o governador Tarso Genro; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, e pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, além de vários secretários estaduais e municipais de Porto Alegre e ainda autoridades ligadas ao Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual.


A Famurs congrega todos os 496 municípios gaúchos, e entre as metas da nova diretoria está o aumento dos investimentos do governo estadual na saúde pública.


Conforme anunciado pelo presidente Mariovane Weis, a entidade ainda lutará pela aprovação da emenda 29, que prevê a aplicação de mais recursos no mesmo setor, e também pela redistribuição dos royalties da exploração de petróleo na camada pré-sal.

Idosos realizam festa Junina muito animada

Uma festa junina prá lá de animada foi a que aconteceu dia 16 de junho no barracão São Roque no bairro 3L em Parobé em que reuniu os grupos de idosos que fazem parte dos hipertensos e diabéticos. Durante o evento aconteceu à tradicional cerimônia do Casamento Caipira, danças da quadrilha, músicas tradicionais juninas, pipoca, pinhão, bolo, cuca, quentão, entre outras guloseimas, misturadas com muita alegria e animação, fizeram parte desse encontro.

Esses grupos são atendidos pela secretaria de Saúde de Parobé uma vez por semana nos Postos de Saúde dos bairros Laranjeiras, Cohab, Jardim, Vila Nova, Santa Cristina e Morro da Pedra, são cinco grupos de idosos, com cerca de 140 pessoas ao todo, que recebem exames de glicose e de pressão arterial, fazem exercícios físicos, ginástica, participam de palestras e troca de experiências, orientação na alimentação e cuidados com a saúde. “Eles são atendidos com muito carinho e com isso levantando a autoestima deles, trazendo mais alegria em suas vidas “ destaca a secretária de Saúde Andréa Eismann.

Também participou do encontro a vice-prefeita Nelsi Lázaro que parabenizou a equipe da secretaria de Saúde pelo trabalho que estão realizando “Aqui vimos à alegria das pessoas, isso é qualidade de vida, essa convivência harmoniosa entre os grupos, traz alegria e satisfação para todos” destaca.

Os trabalhos são coordenados pela enfermeira Maria Lúcia Lampert.

“A confraternização aconteceu em comemoração a São João, e com esta integração, trazemos uma melhor qualidade de vida, através desta alegria que eles sentem por participarem desses eventos com animação, isso é saúde”, destaca.

Participaram do casamento caipira, a noiva Selma Gatarman de 80 anos que disse estava muito contente por participar de um momento tão alegre. “Me sinto feliz por poder viver esse monto de alegria com meus amigos” disse.

Já o Noivo João Alves de Borba, de 63 anos declarou que era um momento emocionante e alegre por poder participar da festa.

Festa Junina no Peti de Parobé

Na ultima segunda-feira, 20, aconteceu uma grande festa junina para as crianças que participam do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Parobé. A criançada participou de várias atividades, regada de quadrilha, bolos, doces, pipoca pinhão, danças e muita diversão.

Ângela Pandolfo Rambo, secretária de Assistência Social, juntamente com sua equipe de trabalho, organizou os festejos que contou com a presença, das crianças e suas mães, lotando salão do projeto Peti em Santa Cristina. Os participantes deram o tom principal do evento, onde esbanjaram animação e participaram de diversas atividades. O evento foi em parceria com a secretaria de Habitação, que na oportunidade fez um sorteio de 14 pares de calçados doados pela Ortopé.

Participaram do evento, a secretária e o diretor de Assistência Social, Ângela Pandolfo Ramo e Luis Carlos da Silva, respectivamente, o diretor e a coordenadora de Habitação, Euclides Ribeiro Pinto e Josiane Cristina da Rosa, respectivamente, professores, assistentes sociais entre outras autoridades.

Em Parobé passam de 100 as crianças que são atendidas no Peti, nos turnos manhã e tarde, com alimentação, almoço, lanches e recebem o transporte. Participam de oficinas de capoeira, artesanato, dança, música, educação física, entre outras atividades.

A gestora social do município, Ângela Pandolfo comemora a grande participação das crianças, e ressalta que o sucesso dá-se em face da forma como se procede o atendimento, que é feito com muito carinho pelos monitores e pelos jovens que ali freqüentam. “Na busca de integrar e confraternizar as crianças o projeto vem cumprindo um grande papel social, com reforço escolar, alimentar, e conseqüentemente promovendo uma melhor qualidade de vida para todos” destacou.

Para Lenir Fátima Rassler, mãe de um alino, é muito importante o Peti, “meu filho adora estar aqui, pelo carinho com que é tratado. Estamos muito contentes com o atendimento” enfatiza.

Escolas Municipais de Parobé participam do projeto " Leitura por toda parte"


A Secretária de Educação, Máris Assis disponibilizou nesta terça - feira para os diretores da rede muni cipal de ensino o acervo literário que intensifica a leitura, dando mais subsídios desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, vindo a fortalecer o projeto "Leitura por toda parte".

Celebração junina no largo da Prefeitura de Parobé

O show da dupla Laluna & Vinícius, na noite de domingo, encerrou a Festa de São João promovida pela Administração Municipal de Parobé. Junto com a apresentação do grupo catarinense Nativos, na noite anterior, formou os dois momentos de maior concentração de público na promoção realizada no último final de semana.

Os fãs e admiradores ocuparam toda a frente do palco instalado no largo da Prefeitura, cantando e dançando junto com os cantores paulistas. Além das músicas do repertório particular, Laluna e Vinícius interpretaram sucessos de autoria própria que ficaram conhecidos nas vozes de outras duplas, como Zezé di Camargo e Luciano (A ferro e fogo) e Bruno e Marrone (Que pescar que nada).

A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer é de que cerca de 5 mil pessoas passaram pelo evento nos dias de programação. Mesmo com vários momentos de chuva, os visitantes tiveram seu abrigo garantido por uma estrutura de tendas que ocupou todo o entorno do prédio da Prefeitura. Os custos de organização contaram com o patrocínio de uma verba do Ministério do Turismo.

No sábado, as principais atrações foram as apresentações feitas por estudantes da rede municipal, entre as quais o casamento na roça, e o grupo Nativos, que realizou show na parte da noite. Artistas locais igualmente subiram ao palco, assim como a banda Ébanos. No domingo, também apresentaram-se as bandas Encanto e Festerê.

Além do sentido cultural e festivo, a iniciativa da Prefeitura teve um cunho beneficente, com a exploração de espaços de vendas em prol de entidades locais. Foi o caso do CTG Sangue Nativo, que ficou com a praça de alimentação, oferecendo produtos típicos das festas juninas, como pinhão, pipoca e quentão. O artesanato do município também teve a oportunidade de mostrar seu trabalho através da Casa do Artesão e da Associação de Artesãos de Parobé.

A secretária de Cultura, Candida Schuck, disse que ficou satisfeita com o comparecimento de público, considerando o prazo exíguo para organização e divulgação do evento. “Superou as nossas expectativas”, assegurou.

Legendas das fotos:

(775) Dupla Laluna & Vinícius cantou sucessos do estilo sertanejo universitário

Jovem parobeense ganha patrocínio para estudar na Ásia

Uma jovem de 16 anos, moradora de Parobé, está se preparando para viajar à Hong Kong, na Ásia, onde ficará estudando por dois anos com o patrocínio de uma organização internacional. Amanda Duarte Gomes tem 16 anos e reside na área central da cidade junto com a mãe, Elizabete Duarte, que é funcionária da Farmácia Popular do município.

Ex-aluna do colégio Artuíno Arsand e atualmente cursando o ensino médio na escola Engenheiro Parobé, a adolescente garimpava na internet bolsas de estudos no exterior quando deparou com o site da UWC – United World College. Segundo a própria Amanda, trata-se de um movimento que seleciona estudantes de todo o mundo para projetos de intercâmbio, com o objetivo de promover a paz e a compreensão entre os povos.

Porém, até alcançar o objetivo, ela teve que passar por várias etapas. Depois de enviar seus dados pela internet, foi convidada a fazer uma prova escrita em Porto Alegre, o que ocorreu em dezembro passado. O teste exigia, principalmente, noções em língua portuguesa, lógica, matemática e conhecimentos gerais, além de uma redação sobre um tema atual.

Selecionada, a garota foi chamada para uma entrevista com um psicólogo em São Paulo e posteriormente teve que retornar ao mesmo estado para um final de semana de convívio com outras pessoas que também participarão do projeto. Acabou sendo uma das escolhidas e com destino definido para a Hong Kong, uma ilha que tem sua soberania administrativa vinculada à República Popular da China.


Amanda tem viagem prevista para setembro próximo e deverá ficar na Ásia por dois anos. Lá, irá concluir o ensino médio, estudando a própria língua-mãe e também outros idiomas, como o inglês e o mandarim. Segundo ela e a mãe, a UWC bancará as passagens aéreas, moradia, alimentação e livros.


Os gastos pessoais, parte do material escolar e também as viagens que queira fazer ficarão por conta própria.

A parobeense sabe de antemão que a experiência no estrangeiro deverá ser um divisor de águas em sua vida, já que seus projetos incluem viver num centro maior e seguir carreira na área de cinema. Ela deixa claro, porém, que, seja onde estiver, pretende sempre continuar colaborando com Parobé, a cidade em que vive desde pequena. “Gosto daqui, principalmente pelos amigos que tenho”, finaliza.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Iniciou a Campanha do Agasalho 2011 em Parobé



Com o tema “Entre nessa você também! Doe um Agasalho e faça o bem”, teve início dia 13 de junho a Campanha do Agasalho 2011 no município de Parobé. Esse ano o evento está sendo organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas), Lions Clube, Associação dos Artesões, Casa do Artesão e grupos dos bairros, Cáritas da Igreja Católica, Comunidade Voz de Alerta, com apoio da Prefeitura de Parobé através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

As doações de agasalhos poderão ser entregues na Comunidade Voz de Alerta na Rua Rio Negro, 51 ao lado do prédio do antigo Calçados Simpatia e na Secretaria de Assistência Social, no período da tarde, até o dia 20 de julho. Segundo informações dos organizadores, a campanha seguirá até dia 30 julho.

As prioridades são roupas de inverno como, agasalhos, casacos, calças, camisetas de manga comprida e roupas para crianças. A distribuição das doações e as confecções dos acolchoados serão na comunidade Voz de Alerta, que dispõe um espaço próprio para os usuários fazerem os reparos nas peças bem como a confecção de acolchoados.

Voluntários podem procurar a Secretaria de Assistência Social ou comparecer na comunidade Voz de Alerta.

“A Prefeitura de Parobé esta dando todo o apoio para a realização da Campanha, participe você doe o que realmente poderá servir para o próximo. Entre nessa você também, doe um agasalho e faça o bem”, é o convite da secretária de Assistência Social, Angela Pondolfo Rambo.

Mais produtos agrícolas na alimentação escolar


O crescimento do número de alunos nas escolas e consequentemente no consumo da alimentação escolar levaram as secretarias de Educação e de Agricultura de Parobé a reunirem-se com os produtores rurais para apresentar uma projeção da quantidade de alimentos que serão necessários para o próximo ano. Este ano os produtos fornecidos pelos agricultores foram 28 itens, o que segundo Aline Weber, passará para 40 em 2012.

A reunião aconteceu no Auditório da secretaria, dia 9 de junho, às 18 horas, e contou com a presença da vice-prefeita, Nelsi Lázaro, do secretário de Agricultura, Roberto Santana Júnior, da secretária de Educação, Máris Assis, da coordenadora da Alimentação Escolar, Aline Weber, do presidente da Associação dos Produtores Rurais e Piscicultores, Marcos Jatzkowski Santos, e produtores rurais e de representante da Emater.

O objetivo da reunião foi de mostrar a necessidade de aumento da produção e a demonstração de como está sendo conduzida a alimentação de forma adequada e saudável para todos os alunos do município da Educação Infantil, Fundamental, Médio e EJA;

Máris Assis destacou a organização da equipe de trabalho com os parceiros que são, a Secretaria de Agricultura, Conselho Municipal da Merenda Escolar, Emater e Associação dos Produtores Rurais para realizar o melhor na alimentação dos alunos. Segundo ela foi entregue uma relação dos produtos que serão consumidos e calcula um aumento de 10%¨no consumo para o próximo ano. “São dez mil refeições por dia e a nossa projeção é que haverá um acrescimo no número de alunos participando da alimentação escolar”, lembrou.

Os produtores se manifestaram de forma alegre e contente com a possibilidade de poderem produzir mais e terem a garantia da comercialização da sua produção.

A vice-prefeita Nelsi destacou a importância de poder consumir o que é produzido no município. “Vocês são muito importantes para nós pelo trabalho que realizam em nosso município” elogiou a vice Nelsi.

O secretário Roberto Santana Júnior conduziu a reunião e fez menção das obras que serão realizadas e dos equipamentos que foram comprados para a agricultura, um trator e uma caminhonete, entre outros. Ele também anunciou a criação da Feira Itinerante de produtores rurais, que vai ser implementado nos bairros, Cohab, Planaza, Laranjeiras e Jardim. “Uma vez por semana os produtores estarão expondo seus produtos para as comunidades desses bairros” destacou Santana.

Jovem parobeense ganha patrocínio para estudar na Ásia


Uma jovem de 16 anos, moradora de Parobé, está se preparando para viajar à Hong Kong, na Ásia, onde ficará estudando por dois anos com o patrocínio de uma organização internacional. Amanda Duarte Gomes tem 16 anos e reside na área central da cidade junto com a mãe, Elizabete Duarte, que é funcionária da Farmácia Popular do município.


Ex-aluna do colégio Artuíno Arsand e atualmente cursando o ensino médio na escola Engenheiro Parobé, a adolescente garimpava na internet bolsas de estudos no exterior quando deparou com o site da UWC – United World College. Segundo a própria Amanda, trata-se de um movimento que seleciona estudantes de todo o mundo para projetos de intercâmbio, com o objetivo de promover a paz e a compreensão entre os povos.


Porém, até alcançar o objetivo, ela teve que passar por várias etapas. Depois de enviar seus dados pela internet, foi convidada a fazer uma prova escrita em Porto Alegre, o que ocorreu em dezembro passado. O teste exigia, principalmente, noções em língua portuguesa, lógica, matemática e conhecimentos gerais, além de uma redação sobre um tema atual.

Selecionada, a garota foi chamada para uma entrevista com um psicólogo em São Paulo e posteriormente teve que retornar ao mesmo estado para um final de semana de convívio com outras pessoas que também participarão do projeto. Acabou sendo uma das escolhidas e com destino definido para a Hong Kong, uma ilha que tem sua soberania administrativa vinculada à República Popular da China.


Amanda tem viagem prevista para setembro próximo e deverá ficar na Ásia por dois anos. Lá, irá concluir o ensino médio, estudando a própria língua-mãe e também outros idiomas, como o inglês e o mandarim. Segundo ela e a mãe, a UWC bancará as passagens aéreas, moradia, alimentação e livros. Os gastos pessoais, parte do material escolar e também as viagens que queira fazer ficarão por conta própria.


A parobeense sabe de antemão que a experiência no estrangeiro deverá ser um divisor de águas em sua vida, já que seus projetos incluem viver num centro maior e seguir carreira na área de cinema. Ela deixa claro, porém, que, seja onde estiver, pretende sempre continuar colaborando com Parobé, a cidade em que vive desde pequena. “Gosto daqui, principalmente pelos amigos que tenho”, finaliza.

Fim de semana tem São João no largo da Prefeitura de Parobé



A instalação de um conjunto de tendas, a partir da última segunda-feira, começou a conferir o clima junino ao largo da Prefeitura de Parobé. Neste final de semana, o local será palco de uma grande festa de São João, que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, com patrocínio do Ministério de Turismo.


As estruturas cobertas servirão para abrigar as atrações do evento, garantindo o conforto do público, independentemente das condições climáticas. A programação será aberta na tarde do sábado, às 14 horas, quando escolas da rede municipal farão diversas apresentações juninas, incluindo a encenação do casamento na roça, a dança da quadrilha e outros números. Também haverá participação de artistas sertanejos locais e da banda Ébanos. À noite, a atração será o grupo catarinense Nativos, que fará show a partir das 21 horas.


No domingo, a festa recomeçará às 14 horas com animação a cargo das bandas Encanto e Festerê. O show de encerramento será às 20 horas com a dupla paulista Laluna & Vinícius.

Durante toda a programação, estará em funcionamento uma praça de alimentação que disponibilizará aos visitantes produtos típicos da época, como pipoca, quentão e pinhão. Também haverá venda de artigos de artesanato e a tradicional tenda de pescaria, entre outras atrações.


Segundo a secretária de Cultura, Candida Schuck, como se trata de um evento dirigido a todas as idades, a expectativa é de que um grande público freqüente o entorno da Prefeitura de Parobé durante o final de semana. “É uma novidade na programação junina da região, por isso esperamos não só os visitantes locais, mas também das cidades vizinhas”, afirma. O acesso será gratuito.

Prédio histórico de Parobé será restaurado


O Museu Municipal de Parobé está fechado à visitação pública há duas semanas. O motivo são as obras de restauração previstas para a antiga construção que abriga o estabelecimento, situada no meio da praça 1º de Maio, no centro da cidade.


O prédio, inaugurado nos primeiros anos do século passado, foi sede da estação ferroviária em torno da qual se formou o núcleo populacional que daria origem a Parobé. Antes de servir às atuais finalidades, também funcionou como sub-prefeitura, Câmara de Vereadores e agência bancária. A criação oficial do museu ocorreu em 2002.


Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Lazer, que gerencia o espaço, o prédio vinha sofrendo constantes problemas de infiltrações e alagamentos. A causa principal é que, devido às sucessivas ampliações, a praça ao redor ficou num nível mais elevado do que a antiga construção, dificultando o escoamento da água, que acaba entrando no prédio.


Com isso, a única solução é fazer a restauração, que ainda não tem prazo de conclusão definido. A primeira providência, a fim de possibilitar os trabalhos, foi a retirada do acervo e sua guarda em local seguro.


Além do sistema de drenagem, a obra a ser executada com recursos próprios da Prefeitura irá contemplar a substituição do assoalho e também a recuperação e pintura das paredes que se encontram pixadas e riscadas devido ao vandalismo.

Secretária de Educação apresenta planta de nova escola no bairro Planaza


A secretária de Educação do município de Parobé, Máris Assis, apresentou a planta da nova Escola Municipal Leopoldo Frederico Willers do bairro Planaza. O anuncio ocorreu em reunião com pais, alunos e professores realizada dia 13 de junho no barracão católico daquela comunidade.

Segundo Máris, a nova escola terá 1.200 metros quadrados, dois pisos e contará com 13 salas de aula, elevador, além das salas para a parte administrativa, refeitório e cozinha. Também contará com pracinha para as crianças do 1º ano. O custo da obra deverá chagar a R$ 1 Milhão.

Segundo a previsão da secretária, a nova unidade escolar deverá ser inaugurada em fevereiro do próximo ano. O educandário será construído em dois terrenos que foram adquiridos recentemente pela Administração Municipal, ao lado do atual prédio. A unidade escolar atende atualmente 436 alunos distribuídos entre o 1º ano e a 8ª série do Ensino Fundamental e que precisa urgentemente de uma nova escola para atender a demanda.

“O investimento em educação tem sido uma das principais preocupações do Governo Municipal, pois queremos oportunizar a toda a comunidade, escolas com qualidade para que os seus filhos possam estudar com conforto e tranquilidade”, diz a secretária de Máris Assis. Ela também destacou a importância da participação da comunidade nos eventos e projetos que beneficiam seu bairro. “Vamos construir a obra, mas necessitamos que vocês nos ajudem a cuidar do patrimônio público” enfatizou.

Parobé oferece curso de plantas em vasos


A Prefeitura de Parobé, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural do Vale do Paranhana e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar, está com inscrições abertas para o curso de plantas em vasos.

As aulas práticas e teóricas vão ocorrer no Horto Municipal nos dia 11 e 12 de julho, a partir da 9h30 e as inscrições são grátis e deverão ser feitas na sede da Secretaria que está localizada na Rua vera Cruz, ao lado do Ginásio Municipal, ou pelo fone: 3953 1103. São 12 vagas.

Segundo os organizadores o objetivo do curso é facilitar a aprendizagem das técnicas utilizadas na produção de plantas de vasos como o cultivo de bromélias, gerânios, orquídeas, gérberas e diversas outras variedades, observando substrato, propagação, plantio, adubação, irrigação, tratos culturais, clima e lumi

Sábado é dia D da Campanha de Vacinação em Parobé


A Secretaria Municipal de Saúde de Parobé, através da vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, comunica a todos os moradores do município que, sábado, 18 de junho é o dia "D" da campanha de vacinação contra a póliomelite e tríplice viral. Para tanto, salienta a importância dos pais levarem seus filhos aos postos de saúde do município, munidos de carteira de vacina para serem imunizados.

Haverá atendimento nos seguintes locais:

Posto Prá-Mamãe; Praça 1º de Maio; Prefeitura; e nos bairros, Jardim; Cohab; Laranjeiras; Vila Nova; Santa Cristina do Pinhal; Morro da Pedra e Residencial Azaléia, na associação de Moradores. O atendimento vai das 8 às 17 horas e serão vacinadas crianças de zero a quatro anos 11meses e 29 dias;

Já a vacina tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) será em crianças de Um a Seis anos 11 meses e 29 dias.

“Vá até o posto de saúde mais próximo de sua casa e leve seu filho para ser vacinado” é a orientação de Marili bitencourt, Coordenadora da vigilância epidemiológica.

Ligação a Santa Cristina ganha camada final de asfalto



Com olhares que denotavam um misto de incredulidade e satisfação, moradores de Santa Cristina presenciaram nesta segunda-feira a concretização de um sonho que muitos nem esperavam ver realizado. A empreiteira Pavicom iniciou a colocação dos primeiros metros da camada final de asfalto na via que ligará a sede do histórico distrito de Parobé à ERS-020.

A prefeita Gilda Kirsch, acompanhada de assessores, fez questão de acompanhar pessoalmente o movimento de máquinas e operários, assim como outras autoridades municipais, entre os quais o presidente da Câmara de Vereadores, Altair Machado (Ika), e o colega Jorge Silva.

A previsão da empresa responsável era concluir ainda nesta terça o asfaltamento dos primeiros 700 metros do trecho. Paralelamente, seguem os serviços de colocação da base e cordões em outros 1.500 metros, com previsão de término da obra para dentro de um mês, se o tempo colaborar.

Ao verificar os trabalhos, a prefeita Gilda Kirsch informou que a ligação asfáltica também será dotada de um passeio público e de outras melhorias. “É mais uma promessa de campanha que estamos cumprindo e que representará uma nova oportunidade de desenvolvimento para esta antiga localidade do nosso município”, acentuou a chefe do Executivo parobeense. Ela acrescentou que agora luta para conseguir o asfaltamento na outra ponta da sede distrital, ligando Santa Cristina à área urbana de Parobé.

Prefeitura de Parobé dá atenção a cemitérios antigos



Durante visita ao distrito de Santa Cristina, na tarde desta segunda-feira, a prefeita de Parobé, Gilda Kirsch, vistoriou dois antigos cemitérios daquela localidade, que, segundo as informações, possuem mais de um século de existência. Em ambos, podem ser encontrados túmulos remanescentes das primeiras famílias de colonizadores que habitaram a região.

No primeiro campo santo, situado na sede distrital, a Administração Municipal realizou recentemente um trabalho de melhoria, através da sub-prefeitura local. Foi construída uma rampa de acesso, substituindo uma velha escadaria que se encontrava desgastada pela ação do tempo e das intempéries. Além disso, foi providenciada uma nova canalização para facilitar o escoamento da água das chuvas. A realização do serviço contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Acompanhada do sub-prefeito Paulo Antônio da Silva e do funcionário Adolfo Silmar de Oliveira, Gilda Kirsch também esteve no cemitério de Morro do Pinhal. O local se defronta com o esgotamento do espaço físico, uma vez que, além das famílias próximas, é utilizado por moradores da área urbana para a realização de sepultamentos. Ao constatar a situação que se está criando, a chefe do Executivo anunciou o estudo de alternativas para resolver o problema, entre as quais cogita a constituição de um ossário para desocupação de túmulos abandonados

Vice-prefeita participa de audiência sobre agroindústrias


A vice-prefeita Nelsi Lázaro representou Parobé em audiência pública ocorrida na manhã da última sexta-feira na Faccat, em Taquara, para debater nova legislação que visa a beneficiar as agroindústrias familiares. O encontro contou com a participação do deputado estadual Edegar Pretto, que é autor de projeto de lei (PL 66/2011) em tramitação na Assembleia Legislativa, dispondo sobre a criação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Também participaram o deputado João Ervino Fischer (Fixinha) e representantes de dez municípios situados no Vale do Paranhana e Vale do Sinos.

A integrantes do Executivo parobeense sugeriu que a associação regional de municípios (Ampara) faça uma moção de apoio ao projeto de lei, a exemplo do que ocorreu por parte dos presentes à audiência. Segundo Nelsi Lázaro, a proposta interessa a Parobé, pois possibilitará que os produtos locais da agricultura familiar sejam comercializados para além das fronteiras do município, o que é não é permitido pela atual legislação em vigor.

Encontros intensificam os últimos detalhes para Conferência do Suas


O Sistema Único de Assistência Social (Suas) de Parobé está realizando reuniões, às sextas-feiras, com entidades para tratar de temas importantes para serem apresentados na Conferência Municipal da entidade que vai acontecer em 27 de julho.

São quatro encontros que tratam de assuntos como: Fortalecimento da participação e do controle social; centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil; Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistênciais; Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas. As próximas reuniões acontecerão na Casa do Artesão nos dias 17 e 24 de junho.

O Tema da Conferência este ano é “Consolidar o Suas e Valorizar seus trabalhadores”. O público convidado para participar do evento municipal são entidades de Assistência Social, organizações de usuários, trabalhadores da área, órgãos gestores das demais políticas (INSS, SUS),Câmara de vereadores, Ministério Público, Poder Judiciário, famílias cadastradas na Cadúnico e participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo a secretária de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo, o processo de discussão abrange os três segmentos que representam a sociedade civil nos espaços do controle social que são os trabalhadores, as entidades e os usuários.

Estudantes assumem mais de 250 compromissos ambientais



A fim de reduzir os 18 sacos de lixo produzidos diariamente para apenas 10 unidades, os alunos de uma escola de Parobé deverão tomar várias medidas. Entre elas, a seleção e reciclagem de papel, a compostagem de material orgânico e uma campanha interna para aumentar o consumo de merenda escolar, o que evitará a produção de resíduos descartáveis. Já em outra os estudantes resolveram adotar o bosque pertencente ao educandário a fim de garantir a preservação da área e evitar a sua utilização para futuras construções.

Essas foram algumas das ações que os adolescentes e jovens parobeenses se prontificaram a colocar em prática até o final deste ano, todas com metas e cronogramas pré-definidos, alem de contarem com dotação orçamentária específica. Os compromissos foram assumidos no V Fórum Estudantil de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, realizado no último dia 8, na Sociedade Cultural e Recreativa Parobé. O evento organizado pelas secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente reuniu 448 alunos de escolas da cidade e zona rural, todos integrantes das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas)

Ao se pronunciarem na abertura, os secretários Máris Assis e Alexandro de Oliveira destacaram a necessidade de ações concretas em prol do meio ambiente. “Só a gente saber o que precisa ser feito não adianta mais. Agora é preciso multiplicar o que aprendemos e, sobretudo, colocá-lo em prática”, enfatizou o segundo.

Na sequência, representantes das Comvidas apresentaram os resultados de um diagnóstico realizado nas escolas e comunidades, identificando três problemas ambientais urgentes que deverão ser atacados ainda neste ano. Para cada um deles foram elencadas três ações, resultando num total de 252, as quais contarão com o suporte do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor unitário de R$ 400,00, para serem implementadas. “Se for necessário um recurso maior, as escolas buscarão o restante junto aos círculos de pais e mestres e outras fontes”, explica a coordenadora do Departamento de Educação Ambiental (DAE), Sabrina Santos do Amaral.

Além dos compromissos assumidos, os participantes do Fórum tiveram oportunidade de participar de uma série de oficinas com temática ambiental, algumas das quais também resultaram em gestos concretos. Foi o caso de um grupo de alunos que plantou mudas de árvores junto ao arroio Funil, como compensação pelo volume de carbono produzido no próprio evento.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Parobeenses participam de Pré-Conferência Estadual de Esporte e Lazer



Dois representantes da Secretaria de Desporto de Parobé participaram da Pré- Conferência de Esporte e Lazer dia 9 de junho na UNISINOS, em Novo Hamburgo.

Estiveram no encontro representando o Deposto de Parobé, o professor de educação física, Luiz Eduardo Mallmann e o servido público, Lanir Gularte, evento que contou com a presença de Kalil Sehbe, secretário estadual de Esporte e Lazer.

O professor Luiz Eduardo, em seu pronunciamento destacou as atividades esportivas que estão sendo realizadas em Parobé e os projetos que irão acontecer entre eles às escolinhas de futsal, futebol de campo, projeto mexa-se, futebol de areia e as futuras instalações da Vila Olímpica, entre outras atividades esportivas.

Objetivo Geral da pré-conferência foi o de Promover a Conferência Estadual de Esporte e Lazer que vai acontecer em Porto Alegre nos dias 20 e 21 de agosto, em local ainda não definido, evento este, que vai contar com a participação de representantes de Parobé.

O Público Participante foi representante das secretarias municipais e estaduais; Prefeituras; Federações, Clubes, Associações, Ligas e Academias; Fundações, Entidades Assistenciais, ONGs, OSCIPs; Sistema "S";Conselhos e entidades representativas;Rede de Ensino pública e privada e População em geral.

Oficinas de Informática na Biblioteca de Parobé

A Biblioteca Municipal Érico Veríssimo de Parobé está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de Introdução à Informática e de Internet. As pessoas interessadas deverão inscrever-se até o dia 22 de junho, na Rua Fernando Saft, 285, Centro, de segunda a quinta-feira durante o horário comercial. O início do aprendizado será dia 27 de junho.

Serão 30 vagas para alunos a partir de 12 anos. As aulas acontecerão nas segundas e terças-feiras no período da tarde e nas quartas-feiras no turno da manhã. As oficinas terão uma carga horária de 10 horas.

Maiores informações pelo telefone: 51 3953-1154.

As informações são de Rosângela Borges Ramos, coordenadora do Departamento Cultural Educacional da SMEd .