A comunidade de Parobé já pode realizar o recadastramento biométrico(foto) na Câmara de Vereadores. Nesta semana iniciaram as atividades do posto itinerante do Cartório Eleitoral no município, que atenderá a população no plenário até o mês de abril.
A iniciativa partiu do Poder Legislativo, que através do presidente, Enio Terra (PTB), solicitou ainda no final do ano passado a instalação do serviço na cidade. Na ocasião, não havia servidores disponíveis para dar início ao atendimento.
— Nós realizamos um evento ainda em 2017, com o objetivo de facilitar o acesso da população para fazer o recadastramento biométrico. Mas na oportunidade somente foram atendidas as pessoas prioritárias. Devido à grande demanda de pessoas que tem dificuldade em se locomover até o município vizinho, nós procuramos o gerente do Cartório Eleitoral para instalar um posto de atendimento no município — explica o chefe do Legislativo.
Além disso, o presidente comenta que a partir da visita para a biometria, a população acaba conhecendo o local e criando uma importante aproximação entre a comunidade e a Câmara de Vereadores.
— Muitas pessoas nunca estiveram na Câmara. Muitos nem sabem quem são seus representantes. Esta atividade também ajudará a trazer as pessoas para que conheçam o prédio administrativo e, assim, possam estar mais próximas do Poder Legislativo — salienta.
A partir de uma parceria feita com o Poder Executivo Municipal, quatro servidores foram cedidos para suprir a demanda necessária. Durante todo o período em que o serviço estará disponível, a coordenação do atendimento será feita por Cristiane Beier Heidemann, agente administrativa da Prefeitura Municipal, que recebeu o treinamento para compreender as técnicas determinadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
— Num primeiro momento nós tivemos dificuldade em iniciar as atividades por não haver servidores. Colocamos então esta necessidade ao presidente da Câmara e ao prefeito, que viabilizaram funcionários para desenvolver este trabalho de forma itinerante — comenta o gerente do cartório, Rafael carvalho Roggia.
O tempo de atendimento para cada pessoa dura em média 15 minutos. Por dia devem ser atendidas 48 pessoas, divididas entre grupo prioritário (idosos, gestantes, cadeirantes, pessoas com deficiência) e público em geral.
Moradores como Juraci Ribeiro da Silva, 53 anos, do bairro Vila Feliz, acreditam que é importante manter o título atualizado para participar das eleições.
— Nós precisamos escolher bons representantes e para isso, esta é a ferramenta principal — enfatizou.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para fazer o recadastramento é necessário ter em mãos o documento de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. Apesar do atendimento itinerante, a comunidade também pode realizar o recadastramento na sede do Cartório Eleitoral, em Taquara. Neste atendimento itinerante, não é possível solicitar o primeiro título de eleitor ou realizar transferência de domicílio.
INFORMAÇÕES E HORÁRIOS
O serviço esta disponível no horário de funcionamento da Câmara de Vereadores, de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, e nas sextas-feiras, das 07h às 13 horas. O agendamento pode ser feito pela internet, no site www.tre.jus.br. Também foi disponibilizado um servidor na recepção do prédio, que realiza o agendamento para aqueles que tem dificuldade de acesso à internet. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3543-1632.
Para fazer o Recadastramento Biométrico
Documentos: RG, CPF, Título e Comprovante de Residência.
Horário: de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30; sexta-feira, das 07h às 13 horas
Atendimento: por agendamento que pode ser feito no site www.tre-rs.jus.br ou retirando fichas no local (sujeito a indisponibilidade)
Mais informações: (51) 3543-1632
Importante: Neste atendimento itinerante, não é possível solicitar o primeiro título de eleitor ou realizar transferência de domicílio
Horário: de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30; sexta-feira, das 07h às 13 horas
Atendimento: por agendamento que pode ser feito no site www.tre-rs.jus.br ou retirando fichas no local (sujeito a indisponibilidade)
Mais informações: (51) 3543-1632
Importante: Neste atendimento itinerante, não é possível solicitar o primeiro título de eleitor ou realizar transferência de domicílio
Nenhum comentário:
Postar um comentário