terça-feira, 24 de julho de 2012

Parobé Sediou o III Encontro Regional de Defesa Civil



Um evento que mobilizou o Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, aconteceu em Parobé dia 6 de julho, quando ocorreu o III Encontro Regional de Defesa Civil, na Sociedade Cultural e Recreativa de Parobé. Participaram representantes dos municípios de Taquara, Rolante, Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Caraá e São Francisco de Paula quando debateram a temática “Riscos e Desastres – O Papel da Imprensa na Prevenção e Mitigação dos Efeitos dos Eventos Extremos”.

Na parte da manhã Sabrina Amaral, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Parobé, apresentou um vídeo realizado por alunos da COM-VIDAS da Escola Ana Maria Fay dos Santos, que participou da Rio+20, quando apresentaram um projeto para proteger as árvores existentes no pátio da escola. No decorrer do dia foram apresentadas as palestras: “Redes de comunicação social regionais e sua contribuição nas atividades de Defesa Civil”, com Arcelino Johan, da Rádio Amizade FM; “O papel da mídia imprensa na prevenção dos desastres e na minimização dos seus efeitos”, com a representante da CEPED, Sarah Cartagena; “A Defesa Civil e a Imprensa”, com a assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Fabiane Pickrusch Costa e a palestra “O papel do comunicador por ocasião dos grandes desastres”, com o jornalista Lasier Martins.

Em seu pronunciamento a prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch, destacou a evolução que aconteceu nos últimos anos quanto a Defesa Civil. “Hoje as coisas estão muito mais ágeis e a mobilização da sociedade, dos meios de comunicação e entidades, tem contribuído para o crescimento da defesa civil que definiu metas e métodos de trabalho, não só nos momentos críticos, mas também na prevenção das catástrofes”, disse.



O coordenador Voluntário Regional da Defesa Civil, Cláudio Silva Rocha, apresentou vários dados sobre a geografia da região mostrando que a defesa civil está atenta às modificações climáticas e já conhecendo as áreas mais vulneráveis da região. “Estamos no caminho certo, com a realização de cursos, reuniões e avaliações, com o apoio das coordenadorias das cidades que nos passam os dados para serem avaliados”, disse.

Para o jornalista Lasier Martins nesta época de globalização investir em Defesa Civil é um avanço dos municípios. “Eu nunca havia pensado em Defesa Civil, no âmbito que deveria pensar, mas hoje venho a pensar mais sobre o assunto, reforçando a importância de valorizar a prevenção. Esta região, por exemplo, está muito bem organizada e dificilmente será surpreendida com os infortúnios naturais. Cabe a nós comunicadores divulgar este trabalho”, destacou.


Durante o evento foram entregues medalhas de Defesa Civil a 24 pessoas que se destacaram no âmbito da Defesa Civil Regional e aos coordenadores de Defesa Civil o manual “Política Regional de Proteção e Defesa Civil”.
Receberam as medalhas a:
Prefeita de Parobé, Gilda Maria Kirsch;  Vice-prefeita de Parobé, Nelsi Lázaro; Prefeito Municipal de Taquara, Délcio Hugentobler;  Coordenador da Defesa Civil de Três Coroas, Augusto Dreher;  Coordenador da REDEC Metropolitana, Tenente Coronel Alexandre Teixeira; Sub Chefe da Casa Militar RGS, Coronel Oscar Luis Moiano; Coordenador voluntário Oficina Regional, Coronel Cláudio Silva da Rocha; Comandante dos Bombeiros de Parobé, Sargento Glaiton Contreira; Bombeiro Parobé, Sargento José Luiz dos Santos;  Bombeiro da 2ª Seção de Combate a Incêndio de Taquara, Sargento Waldemar David Pereira Dias; Ex- coordenadora da Defesa Civil de Parobé, Jussara Barreto; Secretário de Meio Ambiente de Parobé, Alexandro de Oliveira; Soldado da Brigada Militar de Parobé, Clóvis Moscon; Soldado BM Parobé, Franco Marcelo; Agente de Defesa Civil de Taquara, Francine Fischer; Coordenador da Defesa Civil de Igrejinha, Alessandra Azambuja;  Coordenador da Defesa Civil de Rolante, Leandro Gottschalk;  Coordenador da Defesa Civil de Riozinho, Sérgio Koch; Coordenador da Defesa Civil de São Francisco de Paula, Sérgio Bosquetti; Coordenador da Defesa Civil de Caraá, Antonio Augusto Borges; Agente de Defesa Civil de Taquara; Júlio Marcos da Silva Correa; Ex - coordenadora da Defesa Civil de Taquara, Elena Weber; Coordenador da Defesa Civil de Parobé, Abel Barcelos e Agente voluntário da Defesa Civil de São Francisco de Paula, Fábio Magalhães.

Nenhum comentário: