quarta-feira, 11 de julho de 2012

Parobé realizou o VI Fórum Regional Estudantil de Meio Ambiente



O 6º Fórum Regional Estudantil de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola teve uma intensa programação em Parobé, evento realizado no dia 6 de junho. O Tema foi: Vamos cuidar do Brasil com Escolas sustentáveis.

O DTG Querência Azaleia  esteve lotado por mais de 450 alunos que participaram do evento. Durante a abertura a coordenadora do CEEAP, Sabrina Amaral fez um relato dos fóruns anteriores, relembrando fatos que marcaram na história desse evento. A ênfase do Fórum foi à agenda 21 escolar e todas as suas atividades e também voltados para os cuidados ambientais e a Rio+20.


Os alunos de escolas da região realizaram diversas oficinas, como de Educomunicação; Carta da Terra; Produção de Hortaliças; Estação de Tratamento da Água; Ioga Ambiental; Coruja de Papelão: Reaproveite e crie; Guerrilha Verde; Colcha de Recados para a Rio+20; Divulgando o Dia D: Guerrilha contra a Dengue; Temos muito a dizer; Fazendo o nosso papel; Vídeo – Diálogos Intergeracionais.

Participaram do evento, o secretário de Meio Ambiente, Alexandro de Oliveira,  a coordenadora de Educação  Ambiental, Sabrina Amaral, a Coordenadora Geral do Setor Pedagógico da SMEd, Fabricia Benemberger Machado de Oliveira, diretores de escolas, entre outras autoridades.

Fabricia Bonemberger disse que esse era um momento de trocas e aprendizagem e que o Fórum veio para acrescentar cada vez mais os conhecimentos e a consciência do trabalho que está sendo realizado nas escolas. ”É um trabalho de relevância e que faz a diferença que até já virou notícia nacional. Parabéns a todos vocês pela realização desse trabalho que busca conscientizar a todos da importância que é a preservação do meio ambiente”, disse.

O secretário Alex destacou os trabalhos das escolas, parabenizou as professoras que desenvolvem esse projeto com os alunos e as diretoras por darem o suporte para a realização desse trabalho. Ele aconselhou os alunos a serem os porta-vozes dessas atividades, levando esse exemplo para as suas casas e para a sua comunidade. Destacou a melhora significativa nas questões ambientais, como no uso racional da água, reciclagem de resíduos, produção de canteiros e obras. “A semana do meio ambiente vem para despertar a consciência de cada um com relação aos cuidados que todos devem ter com o meio ambiente. Para que possamos olhar um pouco para nossa casa, nossa rua, nosso bairro, cidade. E assim por diante, para vermos o que estamos fazendo por nós mesmos” enfatizou Alexandro.

O Fórum do meio Ambiente, foi o encerramento da Semana do meio Ambiente e foi uma realização da secretaria Municipal de Meio Ambiente em Parceria com a secretaria de Educação.

Nenhum comentário: