A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Fay dos Santos, de Parobé, recebeu, dia 25 de maio, a equipe de filmagem do Ministério da Educação (MEC), para gravar os resultados da Agenda 21 da escola, idealizada e colocada em prática por alunos , professores e comunidade que compõem a COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) na escola.
Segundo Sabrina Amaral, facilitadora da Agenda 21 escolar em Parobé, o MEC selecionou cinco escolas, uma de cada região do país, e a escola Ana Maria que representa a Região Sul, foi selecionada devido ao seu engajamento na construção e manutenção de ações cotidianas que garantem a sustentabilidade dentro do espaço escolar. A ação destaque foi na preservação de um espaço de mata nativa pertencente a escola e que estava prestes a ceder o espaço à necessidade de novas salas de aula O projeto visa garantir a permanência do espaço verde existente na escola, o qual recebeu o nome de Bosque da Alegria. A COM-VIDA se mobilizou, construiu estratégias, negociou e conseguiu que as salas de aula fossem construídas em outro espaço, preservando assim a mata que tantos benefícios traz para a escola.
As professoras, Estela Silva Gheno e Beatriz Serine acompanharam todas as ações do grupo, desde a construção de um diagnóstico socioambiental, passando pela metodologia de construção de projetos coletivos chamada Oficina de Futuro, onde a comunidade escolar pôde identificar os entreves para a escola sustentável e montar sua árvore dos sonhos.
As filmagens incluíram as ações já desenvolvidas e mostraram também um pouco do cotidiano da escola para a construção de sua sustentabilidade. O Vídeo se chamará COM-VÍDEO, será traduzido para oito idiomas e fará parte do kit entregue pelo Brasil para as delegações dos países que se farão presentes na Rio+20. Ainda está previsto seu lançamento oficial neste domingo, no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário