Os fenômenos climáticos das últimas semanas, com vendavais, enchentes e deslizamentos em cidades da região, tem colocado a Defesa Civil sob os holofotes. Cada vez mais, as comunidades precisam se organizar frente à intensificação dos eventos, que, além dos prejuízos materiais, têm causado a perda de vidas humanas.
Nesta quarta-feira, representantes da Defesa Civil do Vale do Paranhana, Alto Sinos e Região das Hortênsias estiveram reunidos em Parobé para discutir formas de ação. Foi o segundo módulo da IV Oficina de Planejamento que visa à estruturação do Plano Regional de Defesa Civil. O principal objetivo, desta vez, foi socializar os conhecimentos obtidos a partir do I Seminário Internacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres, ocorrido em meados do mês em Brasília, com a participação de representantes regionais.
O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Parobé contou com a presença do prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler, de três vice-prefeitos – Nelsi Lázaro (da cidade anfitriã), Vanderlei Petry (Igrejinha) e Luiz Presente (Caraá) – e do coordenador regional da Defesa Civil, major Alexandre Teixeira Santos. Os trabalhos foram dirigidos pelo advogado e vereador taquarense Cláudio Rocha, que integra a Defesa Civil da sua cidade.
A prefeita parobeense, Gilda Kirsch, prestigiou o encerramento das atividades, quando apresentou a proposta de formação de fundos municipais de Defesa Civil e de um consórcio regional, via Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), também direcionado ao setor. A medida seria uma alternativa para reunir recursos que poderiam ser utilizados de forma imediata no socorro às vítimas de catástrofes ambientais. “Infelizmente, da forma como está, há muito burocracia para obtenção de ajuda estadual e federal, tanto é verdade que, nós aqui em Parobé, ainda estamos esperando a liberação dos auxílios referentes à enchente ocorrida no final de 2010”, ilustra a vice-prefeita Nelsi Lázaro, integrante do conselho comunitário da Defesa Civil.
Além das cidades que tiveram mandatários presentes ao encontro desta semana, também estiveram presentes representantes de Rolante, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Dois Irmãos.
A próxima oficina será dia 11 de Maio, em Três Coroas, e terá como temática a organização de abrigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário