Poucos dias depois de ter sido atingida por um violento vendaval, Parobé voltou a sofrer transtornos e prejuízos decorrentes do clima. As fortes chuvas que caíram no final da semana passada causaram alagamentos em vários bairros da cidade e também no interior do município.
Na madrugada do Sábado de Aleluia, o Rio Paranhana transbordou e invadiu pontos dos bairros Mariana, 15 de Junho e Paraíso, além do Residencial Solar. Cerca de 100 famílias ficaram desalojadas e 20 tiveram que se abrigar em casas de parentes. A Defesa Civil, com auxílio de várias secretarias municipais, entrou em ação para socorrer os flagelados. A operação contou com apoio dos bombeiros e de empresas de rafting de Três Coroas, que cederam botes para o transporte das pessoas e de seus pertences.
A ação do rio também se refletiu junto à ponte na divisa com Taquara, onde as águas voltaram a corroer as barrancas, derrubando árvores marginais. Por medida de precaução, o trânsito no local chegou a ser interditado por algumas horas no sábado. No mesmo dia, porém, as águas baixaram, e a maioria das vítimas pôde voltar para suas casas.
A forte chuva ainda provocou o transbordamento de um arroio no loteamento São João, em Santa Cristina, onde cerca de duas dezenas de famílias tiveram que abandonar suas residências e foram abrigadas numa igreja da localidade. No começo da semana, foi a vez do Rio dos Sinos invadir áreas rurais e a prainha do distrito, entrando em uma moradia.
Além de retirá-las dos locais de risco, a Administração Municipal vem socorrendo as famílias atingidas pelas intempéries com fornecimento de materiais como lonas, telhas, colchões e cestas básicas. A cidade, que está em situação de emergência desde o começo da semana passada, espera o aporte de recursos estaduais e federais para ampliar o atendimento e reparar os estragos sofridos. Preventivamente, a Secretaria Municipal de Obras providenciou, no começo da semana, um reforço nas cabeceiras da ponte que faz a ligação com Taquara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário