quinta-feira, 26 de maio de 2011

Enfrentamento à Violência sexual de crianças e adolescentes foi tema de campanha em Parobé




A Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) realizou campanha referente ao Dia Municipal 16, Estadual 17, Nacional 18 de maio, de Enfrentamento ao Abuso, Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.

A abertura da campanha foi dia 14 junto com a Ação Social realizada na praça 1º de Maio e teve diversas atividades até o dia 23 do mesmo mês. O evento contou com a presença de autoridades, alunos das escolas do município e representantes da sociedade, quando se buscou uma grande mobilização contra a violência sexual. No decorrer da programação foi realizada uma ampla divulgação da campanha com faixas, panfletagens em empresas, ruas, semáforos e para a população em geral foram entregues material educativo, como folders e cartilha com orientação da Campanha.

A programação contou ainda com a Capacitação para Educadores e Profissionais que atuam na área relacionada ao público de criança e adolescente que teve como público alvo os educadores, conselheiros tutelares e profissionais que atuam nessa área.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a secretária e o diretor de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo e Luis Carlos da Silva, respectivamente; a coordenadora do Creas, Cláudia de Cristo; a segunda promotora de Justiça da Comarca Judicial de Parobé,


Luziharin Caroline Tramontina; e representando o executivo, a diretora de Administração Seloí Maciel, entre outras autoridades. A programação contou com dois palestrantes, o sociólogo, Alceu Streher Escobar e a assistente social, Ana Patrícia Barbosa. O Tema das palestras foi Combate a Violência Sexual.

Luziharin ressaltou a importância do encontro e a luta para combater a violência contra crianças e adolescentes. “Temos leis contra essa prática e o Ministério Público se coloca a disposição para esse enfrentamento” ressaltou.

De acordo com Angela, secretária de Assistência Social, a campanha teve o objetivo de alertar sobre a violência contra crianças e adolescentes. “Queremos sensibilizar e conscientizar a comunidade que a violência deve ser denunciada. A campanha também serve como um alerta para os pais, que devem ficar atentos e sempre proteger seus filhos”, comenta.

Seloí Maciel destacou a importância da discussão de assuntos que afetam as crianças no Brasil, ”precisamos encontrar um meio eficaz para combater a violência que afeta tantas famílias” destacou.

O encerramento das atividades aconteceu dia 23, no DTG Querência Azaléia, quando ocorreram, durante todo o dia, apresentações teatrais para crianças e adolescentes, com o Grupo Duetos e Produções, de Erechim, RS.

Nenhum comentário: