As oito mil e quinhentas refeições servidas diariamente aos alunos dão uma ideia do grande volume de alimentos e de recursos financeiros que a merenda escolar faz circular na rede municipal de ensino de Parobé. Conforme a secretária municipal de Educação, Máris Assis, o setor implica um investimento anual aproximado de R$ 1 milhão, somando os repasses do Governo Federal e a participação da Prefeitura. Do total aplicado, R$ 130 mil vão diretamente para a agricultura familiar do município, que fornece uma série de itens colocados na mesa dos estudantes, como hortaliças, frutas, mel, massa caseira, melado, schmier e cuca.
Os produtos fresquinhos e sem agrotóxicos, vindos diretamente das propriedades interioranas, propiciam maior qualidade à alimentação servida às crianças e adolescentes. “Os últimos oito anos estão sendo perfeitos para nós. Antes, a gente chegava na escola e nem sabia o cardápio que seria preparado. Hoje, ouvimos elogios todos os dias, tanto dos alunos quanto dos pais, pela qualidade dos alimentos. É muito bom trabalhar assim!”, testemunha a merendeira Marilva Damin de Freitas.
A profissional é uma das integrantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que assessora a Secretaria Municipal de Educação no gerenciamento do setor, reunindo representantes dos funcionários, pais de alunos e da sociedade civil.
Nas escolas de educação infantil, os estudantes recebem quatro refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. No ensino fundamental, é servida uma refeição por turno. Em várias educandários, houve investimentos na revitalização das cozinhas, garantindo maior comodidade no preparo e armazenagem dos alimentos. As escolas recentemente beneficiadas pela iniciativa foram a Pe. Afonso Kist, Marieta Melita da Silva, Maria Francisca da Silva, Noemy Fay dos Santos, Maltus Krummenauer, Ana Maria Fay dos Santos e Ursinho Encantado, além do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado, o Cmaee. Os projetos da Administração Municipal, todavia, são de levar a melhoria para toda a rede municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário